O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escudero, Camila
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Palanch, Wagner, Vieira, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212288
Resumo: Este artigo relata aspectos metodológicos do processo de reestruturação da plataforma YouTube Edu, a partir da análise de mais de mil novos vídeos, em uma interface entre educação e comunicação. Busca-se compreender: (1) formas de produção de conteúdo; (2) características dos sujeitos produtores; e (3) circulação e oferta de conteúdo educativo em ambiente digital. De abordagem qualiquantitativa, a técnica de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. Os resultados mostram que não há um modelo único de produção de conteúdo educativo para plataformas digitais no Brasil, e seus usos seguem critérios de circulação, princípios colaborativos e formatação estabelecidos pela plataforma. Foram evidenciados progressos relacionados a aspectos de diversidade, gênero e inclusão e formação acadêmica do professor, e necessidades de avanço em questões de exclusão social e protagonismo do estudante.
id USP-71_a6f5d5561d23cf8a32d21dff8d340a07
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/212288
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023)Uso social das mídiasEducaçãoYouTubeConteúdo digitalVídeosThe social use of mediaEducationYouTubeDigital contentVideosEste artigo relata aspectos metodológicos do processo de reestruturação da plataforma YouTube Edu, a partir da análise de mais de mil novos vídeos, em uma interface entre educação e comunicação. Busca-se compreender: (1) formas de produção de conteúdo; (2) características dos sujeitos produtores; e (3) circulação e oferta de conteúdo educativo em ambiente digital. De abordagem qualiquantitativa, a técnica de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. Os resultados mostram que não há um modelo único de produção de conteúdo educativo para plataformas digitais no Brasil, e seus usos seguem critérios de circulação, princípios colaborativos e formatação estabelecidos pela plataforma. Foram evidenciados progressos relacionados a aspectos de diversidade, gênero e inclusão e formação acadêmica do professor, e necessidades de avanço em questões de exclusão social e protagonismo do estudante.This article reports methodological aspects of the restructuring process of the YouTube Edu platform, from analyzing more than a thousand new videos, in an interface between Education and Communication. The aim is to understand: (1) forms of content production; (2) characteristics of the producing subjects; and (3) circulation and offer of educational content in a digital environment. With a quantitative and qualitative approach, the research technique used was action research. The results show no single model for producing educational content for digital platforms in Brazil, and its uses follow circulation criteria, collaborative principles, and formatting established by the platform. Progress related to aspects of diversity, gender and inclusion, and the academic training of teachers were highlighted, alongside a need for progress on issues of social exclusion and the protagonism of the student.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/21228810.11606/issn.2316-9125.v28i2p33-48Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 33-48Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 33-48Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 33-482316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212288/201880https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212288/202629Copyright (c) 2023 Camila Escudero, Wagner Palanch, Aline Vieirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEscudero, CamilaPalanch, WagnerVieira, Aline2024-01-23T14:14:42Zoai:revistas.usp.br:article/212288Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T14:14:42Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023)
title O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023)
spellingShingle O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023)
Escudero, Camila
Uso social das mídias
Educação
YouTube
Conteúdo digital
Vídeos
The social use of media
Education
YouTube
Digital content
Videos
title_short O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023)
title_full O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023)
title_fullStr O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023)
title_full_unstemmed O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023)
title_sort O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023)
author Escudero, Camila
author_facet Escudero, Camila
Palanch, Wagner
Vieira, Aline
author_role author
author2 Palanch, Wagner
Vieira, Aline
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escudero, Camila
Palanch, Wagner
Vieira, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Uso social das mídias
Educação
YouTube
Conteúdo digital
Vídeos
The social use of media
Education
YouTube
Digital content
Videos
topic Uso social das mídias
Educação
YouTube
Conteúdo digital
Vídeos
The social use of media
Education
YouTube
Digital content
Videos
description Este artigo relata aspectos metodológicos do processo de reestruturação da plataforma YouTube Edu, a partir da análise de mais de mil novos vídeos, em uma interface entre educação e comunicação. Busca-se compreender: (1) formas de produção de conteúdo; (2) características dos sujeitos produtores; e (3) circulação e oferta de conteúdo educativo em ambiente digital. De abordagem qualiquantitativa, a técnica de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. Os resultados mostram que não há um modelo único de produção de conteúdo educativo para plataformas digitais no Brasil, e seus usos seguem critérios de circulação, princípios colaborativos e formatação estabelecidos pela plataforma. Foram evidenciados progressos relacionados a aspectos de diversidade, gênero e inclusão e formação acadêmica do professor, e necessidades de avanço em questões de exclusão social e protagonismo do estudante.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212288
10.11606/issn.2316-9125.v28i2p33-48
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212288
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v28i2p33-48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212288/201880
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212288/202629
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Camila Escudero, Wagner Palanch, Aline Vieira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Camila Escudero, Wagner Palanch, Aline Vieira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 33-48
Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 33-48
Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 33-48
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087072804864