O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212288 |
Resumo: | Este artigo relata aspectos metodológicos do processo de reestruturação da plataforma YouTube Edu, a partir da análise de mais de mil novos vídeos, em uma interface entre educação e comunicação. Busca-se compreender: (1) formas de produção de conteúdo; (2) características dos sujeitos produtores; e (3) circulação e oferta de conteúdo educativo em ambiente digital. De abordagem qualiquantitativa, a técnica de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. Os resultados mostram que não há um modelo único de produção de conteúdo educativo para plataformas digitais no Brasil, e seus usos seguem critérios de circulação, princípios colaborativos e formatação estabelecidos pela plataforma. Foram evidenciados progressos relacionados a aspectos de diversidade, gênero e inclusão e formação acadêmica do professor, e necessidades de avanço em questões de exclusão social e protagonismo do estudante. |
id |
USP-71_a6f5d5561d23cf8a32d21dff8d340a07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/212288 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023)Uso social das mídiasEducaçãoYouTubeConteúdo digitalVídeosThe social use of mediaEducationYouTubeDigital contentVideosEste artigo relata aspectos metodológicos do processo de reestruturação da plataforma YouTube Edu, a partir da análise de mais de mil novos vídeos, em uma interface entre educação e comunicação. Busca-se compreender: (1) formas de produção de conteúdo; (2) características dos sujeitos produtores; e (3) circulação e oferta de conteúdo educativo em ambiente digital. De abordagem qualiquantitativa, a técnica de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. Os resultados mostram que não há um modelo único de produção de conteúdo educativo para plataformas digitais no Brasil, e seus usos seguem critérios de circulação, princípios colaborativos e formatação estabelecidos pela plataforma. Foram evidenciados progressos relacionados a aspectos de diversidade, gênero e inclusão e formação acadêmica do professor, e necessidades de avanço em questões de exclusão social e protagonismo do estudante.This article reports methodological aspects of the restructuring process of the YouTube Edu platform, from analyzing more than a thousand new videos, in an interface between Education and Communication. The aim is to understand: (1) forms of content production; (2) characteristics of the producing subjects; and (3) circulation and offer of educational content in a digital environment. With a quantitative and qualitative approach, the research technique used was action research. The results show no single model for producing educational content for digital platforms in Brazil, and its uses follow circulation criteria, collaborative principles, and formatting established by the platform. Progress related to aspects of diversity, gender and inclusion, and the academic training of teachers were highlighted, alongside a need for progress on issues of social exclusion and the protagonism of the student.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/21228810.11606/issn.2316-9125.v28i2p33-48Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 33-48Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 33-48Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 33-482316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212288/201880https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212288/202629Copyright (c) 2023 Camila Escudero, Wagner Palanch, Aline Vieirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEscudero, CamilaPalanch, WagnerVieira, Aline2024-01-23T14:14:42Zoai:revistas.usp.br:article/212288Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T14:14:42Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023) |
title |
O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023) |
spellingShingle |
O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023) Escudero, Camila Uso social das mídias Educação YouTube Conteúdo digital Vídeos The social use of media Education YouTube Digital content Videos |
title_short |
O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023) |
title_full |
O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023) |
title_fullStr |
O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023) |
title_full_unstemmed |
O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023) |
title_sort |
O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023) |
author |
Escudero, Camila |
author_facet |
Escudero, Camila Palanch, Wagner Vieira, Aline |
author_role |
author |
author2 |
Palanch, Wagner Vieira, Aline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escudero, Camila Palanch, Wagner Vieira, Aline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Uso social das mídias Educação YouTube Conteúdo digital Vídeos The social use of media Education YouTube Digital content Videos |
topic |
Uso social das mídias Educação YouTube Conteúdo digital Vídeos The social use of media Education YouTube Digital content Videos |
description |
Este artigo relata aspectos metodológicos do processo de reestruturação da plataforma YouTube Edu, a partir da análise de mais de mil novos vídeos, em uma interface entre educação e comunicação. Busca-se compreender: (1) formas de produção de conteúdo; (2) características dos sujeitos produtores; e (3) circulação e oferta de conteúdo educativo em ambiente digital. De abordagem qualiquantitativa, a técnica de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. Os resultados mostram que não há um modelo único de produção de conteúdo educativo para plataformas digitais no Brasil, e seus usos seguem critérios de circulação, princípios colaborativos e formatação estabelecidos pela plataforma. Foram evidenciados progressos relacionados a aspectos de diversidade, gênero e inclusão e formação acadêmica do professor, e necessidades de avanço em questões de exclusão social e protagonismo do estudante. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212288 10.11606/issn.2316-9125.v28i2p33-48 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212288 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v28i2p33-48 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212288/201880 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212288/202629 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Camila Escudero, Wagner Palanch, Aline Vieira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Camila Escudero, Wagner Palanch, Aline Vieira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 33-48 Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 33-48 Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 33-48 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047087072804864 |