Os embates discursivos entre divulgação científica e fake news
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263781 |
Resumo: | O presente estudo tem como tema a problemática expansão da desinformação e a importância da tradução da ciência sobre a COVID-19 no espaço do Twitter. Neste trabalho, foi realizada a identificação de fake news e de estratégias utilizadas para a proliferação de discursos negacionistas e para a interdição de discursos científicos a partir da análise em um espaço de difusão de mídia social – Twitter – observando três das principais vozes da divulgação científica brasileira na plataforma em questão. Assim, foi possível visualizar a potência dessas informações errôneas em produzir questionamento social e descrédito em relação à própria ciência, além de deixar nítido como a política da verdade está conectada com o momento histórico em que se vive e como essa política é assumida pelas instituições, que tornam as verdades desejadas por elas um estatuto da verdade vigente. Para compreender os efeitos da desinformação sobre o coronavírus na rede social citada, também foi feita a diferenciação entre informação, conhecimento e saber, já que os dois últimos são determinados pelo que é possível de se construir no período histórico em que se vive, estando à mercê das práticas discursivas atuais. |
id |
UFRGS-2_d35b0664f4397c687026aef8272b1dae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263781 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Bárbara Tauffner deLoguercio, Rochele de Quadros2023-08-19T03:31:04Z2021http://hdl.handle.net/10183/263781001126593O presente estudo tem como tema a problemática expansão da desinformação e a importância da tradução da ciência sobre a COVID-19 no espaço do Twitter. Neste trabalho, foi realizada a identificação de fake news e de estratégias utilizadas para a proliferação de discursos negacionistas e para a interdição de discursos científicos a partir da análise em um espaço de difusão de mídia social – Twitter – observando três das principais vozes da divulgação científica brasileira na plataforma em questão. Assim, foi possível visualizar a potência dessas informações errôneas em produzir questionamento social e descrédito em relação à própria ciência, além de deixar nítido como a política da verdade está conectada com o momento histórico em que se vive e como essa política é assumida pelas instituições, que tornam as verdades desejadas por elas um estatuto da verdade vigente. Para compreender os efeitos da desinformação sobre o coronavírus na rede social citada, também foi feita a diferenciação entre informação, conhecimento e saber, já que os dois últimos são determinados pelo que é possível de se construir no período histórico em que se vive, estando à mercê das práticas discursivas atuais.This study is centered on the problematic expansion of misinformation and on the importance of translating the COVID-19 science on Twitter. In the present study, we identified the fake news and the strategies that are used for spreading denialism and interdicting scientific speech. The analysis was conducted on a social media broadcasting space – Twitter – by observing three of the main voices of Brazilian scientific divulgation in Brazil. Thus, it was possible to measure the power of the aforementioned erroneous information in prompting social questioning and discredit towards science itself. Furthermore, such analysis highlighted how the policy of truth is connected to the current historical moment and how institutions assume this policy, making their desired truths a statute for the prevailing truth. In order to understand the effects of coronavirus misinformation on Twitter, we assume a differentiation between information, knowledge, and lore, since the last two are determined by the possible constructs in the current historical period, being at the mercy of current discursive practices.application/pdfporNegacionismoTwitterFake newsDivulgação científicaCOVID KitDenialismTwitterFake newsScientific divulgationOs embates discursivos entre divulgação científica e fake newsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2021Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126593.pdf.txt001126593.pdf.txtExtracted Texttext/plain98591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263781/2/001126593.pdf.txtf7f0ed561fbe9ff1c1f5bff0a99eb906MD52ORIGINAL001126593.pdfTexto completoapplication/pdf803115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263781/1/001126593.pdfca0370ad5c689abaa626604f23da6ad5MD5110183/2637812023-08-20 03:40:58.139268oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263781Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-20T06:40:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os embates discursivos entre divulgação científica e fake news |
title |
Os embates discursivos entre divulgação científica e fake news |
spellingShingle |
Os embates discursivos entre divulgação científica e fake news Souza, Bárbara Tauffner de Negacionismo Fake news Divulgação científica COVID Kit Denialism Fake news Scientific divulgation |
title_short |
Os embates discursivos entre divulgação científica e fake news |
title_full |
Os embates discursivos entre divulgação científica e fake news |
title_fullStr |
Os embates discursivos entre divulgação científica e fake news |
title_full_unstemmed |
Os embates discursivos entre divulgação científica e fake news |
title_sort |
Os embates discursivos entre divulgação científica e fake news |
author |
Souza, Bárbara Tauffner de |
author_facet |
Souza, Bárbara Tauffner de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Bárbara Tauffner de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Loguercio, Rochele de Quadros |
contributor_str_mv |
Loguercio, Rochele de Quadros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negacionismo Fake news Divulgação científica |
topic |
Negacionismo Fake news Divulgação científica COVID Kit Denialism Fake news Scientific divulgation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
COVID Kit Denialism Fake news Scientific divulgation |
description |
O presente estudo tem como tema a problemática expansão da desinformação e a importância da tradução da ciência sobre a COVID-19 no espaço do Twitter. Neste trabalho, foi realizada a identificação de fake news e de estratégias utilizadas para a proliferação de discursos negacionistas e para a interdição de discursos científicos a partir da análise em um espaço de difusão de mídia social – Twitter – observando três das principais vozes da divulgação científica brasileira na plataforma em questão. Assim, foi possível visualizar a potência dessas informações errôneas em produzir questionamento social e descrédito em relação à própria ciência, além de deixar nítido como a política da verdade está conectada com o momento histórico em que se vive e como essa política é assumida pelas instituições, que tornam as verdades desejadas por elas um estatuto da verdade vigente. Para compreender os efeitos da desinformação sobre o coronavírus na rede social citada, também foi feita a diferenciação entre informação, conhecimento e saber, já que os dois últimos são determinados pelo que é possível de se construir no período histórico em que se vive, estando à mercê das práticas discursivas atuais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-19T03:31:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263781 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126593 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263781 |
identifier_str_mv |
001126593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263781/2/001126593.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263781/1/001126593.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f7f0ed561fbe9ff1c1f5bff0a99eb906 ca0370ad5c689abaa626604f23da6ad5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447347359907840 |