Estratégias de comunicação nas redes sociais : caso Melissa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37486 |
Resumo: | Este trabalho estuda a estratégia de comunicação da marca Melissa. Seu objetivo principal é entender de que forma a marca migrou para as mídias sociais online e passou a utilizar as comunidades da marca criadas espontaneamente pelas consumidoras como uma ferramenta de comunicação. Para isto, apresenta os principais conceitos inerentes à era da tecnologia e da informação, que explicam a relação dos consumidores com as mídias sociais. Também, traça um panorama do marketing até a sua concepção atual como Marketing 3.0 para identificar a presença desta atividade online na estratégia de comunicação da Melissa, e, ainda, é apresentado o histórico da Melissa e a evolução das ferramentas de comunicação usadas na estratégia da marca ao longo dos anos. Por fim, evidencia-se o uso das mídias sociais na estratégia de comunicação da Melissa, através da análise de conteúdo do blog Look Melissa, e demonstra-se a eficácia da Melissa no uso das comunidades online de consumidoras. |
id |
UFRGS-2_d3685ea74a7eb0fa9d9548812e3209ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37486 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Abdula, FarhaKowarick, Adriana Coelho Borges2012-03-14T01:20:35Z2011http://hdl.handle.net/10183/37486000820346Este trabalho estuda a estratégia de comunicação da marca Melissa. Seu objetivo principal é entender de que forma a marca migrou para as mídias sociais online e passou a utilizar as comunidades da marca criadas espontaneamente pelas consumidoras como uma ferramenta de comunicação. Para isto, apresenta os principais conceitos inerentes à era da tecnologia e da informação, que explicam a relação dos consumidores com as mídias sociais. Também, traça um panorama do marketing até a sua concepção atual como Marketing 3.0 para identificar a presença desta atividade online na estratégia de comunicação da Melissa, e, ainda, é apresentado o histórico da Melissa e a evolução das ferramentas de comunicação usadas na estratégia da marca ao longo dos anos. Por fim, evidencia-se o uso das mídias sociais na estratégia de comunicação da Melissa, através da análise de conteúdo do blog Look Melissa, e demonstra-se a eficácia da Melissa no uso das comunidades online de consumidoras.This work studies the communication strategy of the brand Melissa. Its main objective is to understand how the brand has moved to online social media, and started to use the brand communities created spontaneously by consumers as a communication tool. The work presents the main concepts related to the age of technology and information that explain the relationship of consumers with social media. Also provides an overview of marketing to its current conception as Marketing 3.0 to identify the presence of this online activity on Melissa’s communication strategy, and also presents the historical evolution of Melissa, and the communication tools used in their brand strategy over the years. Finally, it shows the use of social media in the communication strategy of Melissa, by analyzing Look Melissa blog content, and demonstrates the effectiveness of Melissa in the use of online communities of consumers.application/pdfporRedes sociaisEstratégia de comunicaçãoSocial mediaMarketing 3.0LovemarkMelissaEstratégias de comunicação nas redes sociais : caso Melissainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000820346.pdf.txt000820346.pdf.txtExtracted Texttext/plain109860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37486/2/000820346.pdf.txtb89454858cbccafde58f6b9b3ee598aaMD52ORIGINAL000820346.pdf000820346.pdfTexto completoapplication/pdf1721957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37486/1/000820346.pdf1972561dbf25278e75230b00b56779c2MD51THUMBNAIL000820346.pdf.jpg000820346.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37486/3/000820346.pdf.jpg7feec9f00befe2eb98d76f0c7703e37eMD5310183/374862018-10-10 07:59:22.597oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37486Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:59:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de comunicação nas redes sociais : caso Melissa |
title |
Estratégias de comunicação nas redes sociais : caso Melissa |
spellingShingle |
Estratégias de comunicação nas redes sociais : caso Melissa Abdula, Farha Redes sociais Estratégia de comunicação Social media Marketing 3.0 Lovemark Melissa |
title_short |
Estratégias de comunicação nas redes sociais : caso Melissa |
title_full |
Estratégias de comunicação nas redes sociais : caso Melissa |
title_fullStr |
Estratégias de comunicação nas redes sociais : caso Melissa |
title_full_unstemmed |
Estratégias de comunicação nas redes sociais : caso Melissa |
title_sort |
Estratégias de comunicação nas redes sociais : caso Melissa |
author |
Abdula, Farha |
author_facet |
Abdula, Farha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abdula, Farha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
contributor_str_mv |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Estratégia de comunicação |
topic |
Redes sociais Estratégia de comunicação Social media Marketing 3.0 Lovemark Melissa |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social media Marketing 3.0 Lovemark Melissa |
description |
Este trabalho estuda a estratégia de comunicação da marca Melissa. Seu objetivo principal é entender de que forma a marca migrou para as mídias sociais online e passou a utilizar as comunidades da marca criadas espontaneamente pelas consumidoras como uma ferramenta de comunicação. Para isto, apresenta os principais conceitos inerentes à era da tecnologia e da informação, que explicam a relação dos consumidores com as mídias sociais. Também, traça um panorama do marketing até a sua concepção atual como Marketing 3.0 para identificar a presença desta atividade online na estratégia de comunicação da Melissa, e, ainda, é apresentado o histórico da Melissa e a evolução das ferramentas de comunicação usadas na estratégia da marca ao longo dos anos. Por fim, evidencia-se o uso das mídias sociais na estratégia de comunicação da Melissa, através da análise de conteúdo do blog Look Melissa, e demonstra-se a eficácia da Melissa no uso das comunidades online de consumidoras. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-14T01:20:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37486 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000820346 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37486 |
identifier_str_mv |
000820346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37486/2/000820346.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37486/1/000820346.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37486/3/000820346.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b89454858cbccafde58f6b9b3ee598aa 1972561dbf25278e75230b00b56779c2 7feec9f00befe2eb98d76f0c7703e37e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224423020167168 |