Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16571 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão tem como objetivo identificar e determinar a importância dos fatores que influenciam na decisão de compra de medicamentos isentos de prescrição médica. Visando atingir tal objetivo, foi realizado um estudo exploratório de caráter qualitativo, com a finalidade de identificar os atributos relacionados à compra de medicamentos. O estudo exploratório foi implementado através de entrevistas em profundidade com 12 indivíduos pertencentes à Classe B, moradores da cidade de Porto Alegre. Utilizou-se amostragem não probabilística do tipo amostragem por conveniência. Os principais atributos identificados foram preço, qualidade e marca. Através da análise realizada, pode-se concluir que a maioria das pessoas considera mais importante na hora da escolha de medicamentos isentos de prescrição o preço, principalmente por se tratar de um tipo de medicamento que é usado para moléstias leves. Com relação à marca, se observou que também é um atributo importante. É mais considerada quando o medicamento é utilizado freqüentemente, embora para alguns consumidores a marca seja um atributo sempre avaliado. A qualidade é um atributo importante para a maioria dos entrevistados, principalmente por se tratar de produtos relacionados à saúde, porém, sendo de difícil avaliação pelos consumidores, a qualidade acaba sendo avaliada por outros atributos, como a marca, o fabricante e até mesmo pela embalagem. |
id |
UFRGS-2_d40b4bbb1e28514c0d031c67ce2c68eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16571 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Amaral, Sabrina MartinsNonohay, Marcelo Guedes de2009-07-30T04:16:13Z2008http://hdl.handle.net/10183/16571000685385Este trabalho de conclusão tem como objetivo identificar e determinar a importância dos fatores que influenciam na decisão de compra de medicamentos isentos de prescrição médica. Visando atingir tal objetivo, foi realizado um estudo exploratório de caráter qualitativo, com a finalidade de identificar os atributos relacionados à compra de medicamentos. O estudo exploratório foi implementado através de entrevistas em profundidade com 12 indivíduos pertencentes à Classe B, moradores da cidade de Porto Alegre. Utilizou-se amostragem não probabilística do tipo amostragem por conveniência. Os principais atributos identificados foram preço, qualidade e marca. Através da análise realizada, pode-se concluir que a maioria das pessoas considera mais importante na hora da escolha de medicamentos isentos de prescrição o preço, principalmente por se tratar de um tipo de medicamento que é usado para moléstias leves. Com relação à marca, se observou que também é um atributo importante. É mais considerada quando o medicamento é utilizado freqüentemente, embora para alguns consumidores a marca seja um atributo sempre avaliado. A qualidade é um atributo importante para a maioria dos entrevistados, principalmente por se tratar de produtos relacionados à saúde, porém, sendo de difícil avaliação pelos consumidores, a qualidade acaba sendo avaliada por outros atributos, como a marca, o fabricante e até mesmo pela embalagem.application/pdfporMarketing : Empresa industrialFatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescriçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Marketinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000685385.pdf000685385.pdfTexto completoapplication/pdf172369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16571/1/000685385.pdf9cb4c310b9577d46c9b88e52414f1059MD51TEXT000685385.pdf.txt000685385.pdf.txtExtracted Texttext/plain114179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16571/2/000685385.pdf.txt38c93fffae580d8903d79f2987be1a1bMD52THUMBNAIL000685385.pdf.jpg000685385.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16571/3/000685385.pdf.jpg17cef7bad0ccfb8faf68b3605d860eaeMD5310183/165712018-10-16 09:02:44.44oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16571Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:02:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição |
title |
Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição |
spellingShingle |
Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição Amaral, Sabrina Martins Marketing : Empresa industrial |
title_short |
Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição |
title_full |
Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição |
title_fullStr |
Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição |
title_full_unstemmed |
Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição |
title_sort |
Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição |
author |
Amaral, Sabrina Martins |
author_facet |
Amaral, Sabrina Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Sabrina Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nonohay, Marcelo Guedes de |
contributor_str_mv |
Nonohay, Marcelo Guedes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing : Empresa industrial |
topic |
Marketing : Empresa industrial |
description |
Este trabalho de conclusão tem como objetivo identificar e determinar a importância dos fatores que influenciam na decisão de compra de medicamentos isentos de prescrição médica. Visando atingir tal objetivo, foi realizado um estudo exploratório de caráter qualitativo, com a finalidade de identificar os atributos relacionados à compra de medicamentos. O estudo exploratório foi implementado através de entrevistas em profundidade com 12 indivíduos pertencentes à Classe B, moradores da cidade de Porto Alegre. Utilizou-se amostragem não probabilística do tipo amostragem por conveniência. Os principais atributos identificados foram preço, qualidade e marca. Através da análise realizada, pode-se concluir que a maioria das pessoas considera mais importante na hora da escolha de medicamentos isentos de prescrição o preço, principalmente por se tratar de um tipo de medicamento que é usado para moléstias leves. Com relação à marca, se observou que também é um atributo importante. É mais considerada quando o medicamento é utilizado freqüentemente, embora para alguns consumidores a marca seja um atributo sempre avaliado. A qualidade é um atributo importante para a maioria dos entrevistados, principalmente por se tratar de produtos relacionados à saúde, porém, sendo de difícil avaliação pelos consumidores, a qualidade acaba sendo avaliada por outros atributos, como a marca, o fabricante e até mesmo pela embalagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-07-30T04:16:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16571 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000685385 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16571 |
identifier_str_mv |
000685385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16571/1/000685385.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16571/2/000685385.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16571/3/000685385.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9cb4c310b9577d46c9b88e52414f1059 38c93fffae580d8903d79f2987be1a1b 17cef7bad0ccfb8faf68b3605d860eae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224386272821248 |