Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Sabrina Martins
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16571
Resumo: Este trabalho de conclusão tem como objetivo identificar e determinar a importância dos fatores que influenciam na decisão de compra de medicamentos isentos de prescrição médica. Visando atingir tal objetivo, foi realizado um estudo exploratório de caráter qualitativo, com a finalidade de identificar os atributos relacionados à compra de medicamentos. O estudo exploratório foi implementado através de entrevistas em profundidade com 12 indivíduos pertencentes à Classe B, moradores da cidade de Porto Alegre. Utilizou-se amostragem não probabilística do tipo amostragem por conveniência. Os principais atributos identificados foram preço, qualidade e marca. Através da análise realizada, pode-se concluir que a maioria das pessoas considera mais importante na hora da escolha de medicamentos isentos de prescrição o preço, principalmente por se tratar de um tipo de medicamento que é usado para moléstias leves. Com relação à marca, se observou que também é um atributo importante. É mais considerada quando o medicamento é utilizado freqüentemente, embora para alguns consumidores a marca seja um atributo sempre avaliado. A qualidade é um atributo importante para a maioria dos entrevistados, principalmente por se tratar de produtos relacionados à saúde, porém, sendo de difícil avaliação pelos consumidores, a qualidade acaba sendo avaliada por outros atributos, como a marca, o fabricante e até mesmo pela embalagem.
id UFRGS-2_d40b4bbb1e28514c0d031c67ce2c68eb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16571
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Amaral, Sabrina MartinsNonohay, Marcelo Guedes de2009-07-30T04:16:13Z2008http://hdl.handle.net/10183/16571000685385Este trabalho de conclusão tem como objetivo identificar e determinar a importância dos fatores que influenciam na decisão de compra de medicamentos isentos de prescrição médica. Visando atingir tal objetivo, foi realizado um estudo exploratório de caráter qualitativo, com a finalidade de identificar os atributos relacionados à compra de medicamentos. O estudo exploratório foi implementado através de entrevistas em profundidade com 12 indivíduos pertencentes à Classe B, moradores da cidade de Porto Alegre. Utilizou-se amostragem não probabilística do tipo amostragem por conveniência. Os principais atributos identificados foram preço, qualidade e marca. Através da análise realizada, pode-se concluir que a maioria das pessoas considera mais importante na hora da escolha de medicamentos isentos de prescrição o preço, principalmente por se tratar de um tipo de medicamento que é usado para moléstias leves. Com relação à marca, se observou que também é um atributo importante. É mais considerada quando o medicamento é utilizado freqüentemente, embora para alguns consumidores a marca seja um atributo sempre avaliado. A qualidade é um atributo importante para a maioria dos entrevistados, principalmente por se tratar de produtos relacionados à saúde, porém, sendo de difícil avaliação pelos consumidores, a qualidade acaba sendo avaliada por outros atributos, como a marca, o fabricante e até mesmo pela embalagem.application/pdfporMarketing : Empresa industrialFatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescriçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Marketinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000685385.pdf000685385.pdfTexto completoapplication/pdf172369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16571/1/000685385.pdf9cb4c310b9577d46c9b88e52414f1059MD51TEXT000685385.pdf.txt000685385.pdf.txtExtracted Texttext/plain114179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16571/2/000685385.pdf.txt38c93fffae580d8903d79f2987be1a1bMD52THUMBNAIL000685385.pdf.jpg000685385.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16571/3/000685385.pdf.jpg17cef7bad0ccfb8faf68b3605d860eaeMD5310183/165712018-10-16 09:02:44.44oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16571Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:02:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição
title Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição
spellingShingle Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição
Amaral, Sabrina Martins
Marketing : Empresa industrial
title_short Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição
title_full Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição
title_fullStr Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição
title_full_unstemmed Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição
title_sort Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição
author Amaral, Sabrina Martins
author_facet Amaral, Sabrina Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Sabrina Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nonohay, Marcelo Guedes de
contributor_str_mv Nonohay, Marcelo Guedes de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing : Empresa industrial
topic Marketing : Empresa industrial
description Este trabalho de conclusão tem como objetivo identificar e determinar a importância dos fatores que influenciam na decisão de compra de medicamentos isentos de prescrição médica. Visando atingir tal objetivo, foi realizado um estudo exploratório de caráter qualitativo, com a finalidade de identificar os atributos relacionados à compra de medicamentos. O estudo exploratório foi implementado através de entrevistas em profundidade com 12 indivíduos pertencentes à Classe B, moradores da cidade de Porto Alegre. Utilizou-se amostragem não probabilística do tipo amostragem por conveniência. Os principais atributos identificados foram preço, qualidade e marca. Através da análise realizada, pode-se concluir que a maioria das pessoas considera mais importante na hora da escolha de medicamentos isentos de prescrição o preço, principalmente por se tratar de um tipo de medicamento que é usado para moléstias leves. Com relação à marca, se observou que também é um atributo importante. É mais considerada quando o medicamento é utilizado freqüentemente, embora para alguns consumidores a marca seja um atributo sempre avaliado. A qualidade é um atributo importante para a maioria dos entrevistados, principalmente por se tratar de produtos relacionados à saúde, porém, sendo de difícil avaliação pelos consumidores, a qualidade acaba sendo avaliada por outros atributos, como a marca, o fabricante e até mesmo pela embalagem.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-07-30T04:16:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16571
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000685385
url http://hdl.handle.net/10183/16571
identifier_str_mv 000685385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16571/1/000685385.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16571/2/000685385.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16571/3/000685385.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9cb4c310b9577d46c9b88e52414f1059
38c93fffae580d8903d79f2987be1a1b
17cef7bad0ccfb8faf68b3605d860eae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224386272821248