Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265753 |
Resumo: | A aprendizagem na Educação a Distância deve ocorrer de forma a engajar os estudantes proporcionando protagonismo na construção do conhecimento, para isso os professores podem inserir as Metodologias Ativas. Nesse sentido, os educadores precisam se sentir preparados e conhecer quais métodos e ferramentas podem ser mais eficazes no perfil da sua turma. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar as Metodologias Ativas mais utilizadas no contexto on-line, da Educação a Distância ou do ensino remoto. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura é encontrada uma série de Metodologias Ativas que já foram aplicadas no contexto a distância. Foram registradas 2053 publicações. Depois da aplicação dos critérios, ficaram 97 estudos e, após a leitura parcial dos trabalhos, 30 foram selecionados para auxiliar na resposta da questão de pesquisa. Assim, as metodologias que se mostram mais proeminentes para a educação a distância são: Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos, Estudo de caso, Peer Instruction, Jigsaw e Gamificação. Além disso, os estudos analisados apontam diversas ferramentas para facilitar a praticabilidade das metodologias, por isso é proposto um quadro guia com as Metodologias Ativas, as ferramentas utilizadas e seus objetivos, para que professores tenham acesso, auxiliando na execução da aula. |
id |
UFRGS-2_d4388d12a50b97ad4fb88cbf42526b77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265753 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Miranda, Kennya Ferreira SilvaMachado, Letícia Sophia RochaBehar, Patrícia Alejandra2023-10-07T03:43:00Z20232447-8733http://hdl.handle.net/10183/265753001177498A aprendizagem na Educação a Distância deve ocorrer de forma a engajar os estudantes proporcionando protagonismo na construção do conhecimento, para isso os professores podem inserir as Metodologias Ativas. Nesse sentido, os educadores precisam se sentir preparados e conhecer quais métodos e ferramentas podem ser mais eficazes no perfil da sua turma. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar as Metodologias Ativas mais utilizadas no contexto on-line, da Educação a Distância ou do ensino remoto. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura é encontrada uma série de Metodologias Ativas que já foram aplicadas no contexto a distância. Foram registradas 2053 publicações. Depois da aplicação dos critérios, ficaram 97 estudos e, após a leitura parcial dos trabalhos, 30 foram selecionados para auxiliar na resposta da questão de pesquisa. Assim, as metodologias que se mostram mais proeminentes para a educação a distância são: Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos, Estudo de caso, Peer Instruction, Jigsaw e Gamificação. Além disso, os estudos analisados apontam diversas ferramentas para facilitar a praticabilidade das metodologias, por isso é proposto um quadro guia com as Metodologias Ativas, as ferramentas utilizadas e seus objetivos, para que professores tenham acesso, auxiliando na execução da aula.Learning in Distance Education must occur in order to engage students bringing protagonism in knowledge construction, for this purpose, teachers may use the Active Methodologies. In this way, educators need to feel more prepared besides knowing which methods and tools can be most effective in your class profile. That way, this article aims to present the Active Methodologies most used in context of online teaching, in Distance Education or in remote classes. Through a Systematic Literature Review, a series of Active Methodologies that have already been applied in the context of distance education are found. It was registered 2053 publications. After applying the criteria there were 97 studies and, after partial reading, 30 works were selected to help answer the research question. In this way the methodologies that turn up as the more relevant for distance education are: Problem-Based Learning, Project-Based Learning, Game-Based Learning, Case Study, Peer Instruction, Jigsaw and Gamification. In addition, the analyzed studies point to several tools to ease the practicality of the methodologies. For this reason, it is proposed a guide framework with the Active Methodologies, the tools used and their objective so that teachers can have access, what can help in the realization of the class.application/pdfporRevista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. Londrina, PR. Vol. 24, n. 2 (2023), p. 197-204Ensino a distânciaEnsino superiorMetodologia do ensinoActive learningDigital toolsHigher educationMetodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literaturaActive methodologies in distance education : a systematic literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177498.pdf.txt001177498.pdf.txtExtracted Texttext/plain37127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265753/2/001177498.pdf.txtc4707e357d941fad45d98a2be7e36576MD52ORIGINAL001177498.pdfTexto completoapplication/pdf923185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265753/1/001177498.pdfd572d97757bb121b9e3d02af686cdb87MD5110183/2657532024-01-27 06:00:54.078457oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265753Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:00:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Active methodologies in distance education : a systematic literature review |
title |
Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura |
spellingShingle |
Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura Miranda, Kennya Ferreira Silva Ensino a distância Ensino superior Metodologia do ensino Active learning Digital tools Higher education |
title_short |
Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura |
title_full |
Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura |
title_fullStr |
Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura |
title_sort |
Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura |
author |
Miranda, Kennya Ferreira Silva |
author_facet |
Miranda, Kennya Ferreira Silva Machado, Letícia Sophia Rocha Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Letícia Sophia Rocha Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Kennya Ferreira Silva Machado, Letícia Sophia Rocha Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Ensino superior Metodologia do ensino |
topic |
Ensino a distância Ensino superior Metodologia do ensino Active learning Digital tools Higher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Active learning Digital tools Higher education |
description |
A aprendizagem na Educação a Distância deve ocorrer de forma a engajar os estudantes proporcionando protagonismo na construção do conhecimento, para isso os professores podem inserir as Metodologias Ativas. Nesse sentido, os educadores precisam se sentir preparados e conhecer quais métodos e ferramentas podem ser mais eficazes no perfil da sua turma. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar as Metodologias Ativas mais utilizadas no contexto on-line, da Educação a Distância ou do ensino remoto. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura é encontrada uma série de Metodologias Ativas que já foram aplicadas no contexto a distância. Foram registradas 2053 publicações. Depois da aplicação dos critérios, ficaram 97 estudos e, após a leitura parcial dos trabalhos, 30 foram selecionados para auxiliar na resposta da questão de pesquisa. Assim, as metodologias que se mostram mais proeminentes para a educação a distância são: Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos, Estudo de caso, Peer Instruction, Jigsaw e Gamificação. Além disso, os estudos analisados apontam diversas ferramentas para facilitar a praticabilidade das metodologias, por isso é proposto um quadro guia com as Metodologias Ativas, as ferramentas utilizadas e seus objetivos, para que professores tenham acesso, auxiliando na execução da aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-07T03:43:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265753 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2447-8733 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001177498 |
identifier_str_mv |
2447-8733 001177498 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. Londrina, PR. Vol. 24, n. 2 (2023), p. 197-204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265753/2/001177498.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265753/1/001177498.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c4707e357d941fad45d98a2be7e36576 d572d97757bb121b9e3d02af686cdb87 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225100975931392 |