Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Kennya Ferreira Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Machado, Letícia Sophia Rocha, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265753
Resumo: A aprendizagem na Educação a Distância deve ocorrer de forma a engajar os estudantes proporcionando protagonismo na construção do conhecimento, para isso os professores podem inserir as Metodologias Ativas. Nesse sentido, os educadores precisam se sentir preparados e conhecer quais métodos e ferramentas podem ser mais eficazes no perfil da sua turma. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar as Metodologias Ativas mais utilizadas no contexto on-line, da Educação a Distância ou do ensino remoto. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura é encontrada uma série de Metodologias Ativas que já foram aplicadas no contexto a distância. Foram registradas 2053 publicações. Depois da aplicação dos critérios, ficaram 97 estudos e, após a leitura parcial dos trabalhos, 30 foram selecionados para auxiliar na resposta da questão de pesquisa. Assim, as metodologias que se mostram mais proeminentes para a educação a distância são: Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos, Estudo de caso, Peer Instruction, Jigsaw e Gamificação. Além disso, os estudos analisados apontam diversas ferramentas para facilitar a praticabilidade das metodologias, por isso é proposto um quadro guia com as Metodologias Ativas, as ferramentas utilizadas e seus objetivos, para que professores tenham acesso, auxiliando na execução da aula.
id UFRGS-2_d4388d12a50b97ad4fb88cbf42526b77
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265753
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Miranda, Kennya Ferreira SilvaMachado, Letícia Sophia RochaBehar, Patrícia Alejandra2023-10-07T03:43:00Z20232447-8733http://hdl.handle.net/10183/265753001177498A aprendizagem na Educação a Distância deve ocorrer de forma a engajar os estudantes proporcionando protagonismo na construção do conhecimento, para isso os professores podem inserir as Metodologias Ativas. Nesse sentido, os educadores precisam se sentir preparados e conhecer quais métodos e ferramentas podem ser mais eficazes no perfil da sua turma. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar as Metodologias Ativas mais utilizadas no contexto on-line, da Educação a Distância ou do ensino remoto. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura é encontrada uma série de Metodologias Ativas que já foram aplicadas no contexto a distância. Foram registradas 2053 publicações. Depois da aplicação dos critérios, ficaram 97 estudos e, após a leitura parcial dos trabalhos, 30 foram selecionados para auxiliar na resposta da questão de pesquisa. Assim, as metodologias que se mostram mais proeminentes para a educação a distância são: Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos, Estudo de caso, Peer Instruction, Jigsaw e Gamificação. Além disso, os estudos analisados apontam diversas ferramentas para facilitar a praticabilidade das metodologias, por isso é proposto um quadro guia com as Metodologias Ativas, as ferramentas utilizadas e seus objetivos, para que professores tenham acesso, auxiliando na execução da aula.Learning in Distance Education must occur in order to engage students bringing protagonism in knowledge construction, for this purpose, teachers may use the Active Methodologies. In this way, educators need to feel more prepared besides knowing which methods and tools can be most effective in your class profile. That way, this article aims to present the Active Methodologies most used in context of online teaching, in Distance Education or in remote classes. Through a Systematic Literature Review, a series of Active Methodologies that have already been applied in the context of distance education are found. It was registered 2053 publications. After applying the criteria there were 97 studies and, after partial reading, 30 works were selected to help answer the research question. In this way the methodologies that turn up as the more relevant for distance education are: Problem-Based Learning, Project-Based Learning, Game-Based Learning, Case Study, Peer Instruction, Jigsaw and Gamification. In addition, the analyzed studies point to several tools to ease the practicality of the methodologies. For this reason, it is proposed a guide framework with the Active Methodologies, the tools used and their objective so that teachers can have access, what can help in the realization of the class.application/pdfporRevista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. Londrina, PR. Vol. 24, n. 2 (2023), p. 197-204Ensino a distânciaEnsino superiorMetodologia do ensinoActive learningDigital toolsHigher educationMetodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literaturaActive methodologies in distance education : a systematic literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177498.pdf.txt001177498.pdf.txtExtracted Texttext/plain37127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265753/2/001177498.pdf.txtc4707e357d941fad45d98a2be7e36576MD52ORIGINAL001177498.pdfTexto completoapplication/pdf923185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265753/1/001177498.pdfd572d97757bb121b9e3d02af686cdb87MD5110183/2657532024-01-27 06:00:54.078457oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265753Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:00:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Active methodologies in distance education : a systematic literature review
title Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura
Miranda, Kennya Ferreira Silva
Ensino a distância
Ensino superior
Metodologia do ensino
Active learning
Digital tools
Higher education
title_short Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura
title_full Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura
title_sort Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura
author Miranda, Kennya Ferreira Silva
author_facet Miranda, Kennya Ferreira Silva
Machado, Letícia Sophia Rocha
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Machado, Letícia Sophia Rocha
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Kennya Ferreira Silva
Machado, Letícia Sophia Rocha
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ensino superior
Metodologia do ensino
topic Ensino a distância
Ensino superior
Metodologia do ensino
Active learning
Digital tools
Higher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Active learning
Digital tools
Higher education
description A aprendizagem na Educação a Distância deve ocorrer de forma a engajar os estudantes proporcionando protagonismo na construção do conhecimento, para isso os professores podem inserir as Metodologias Ativas. Nesse sentido, os educadores precisam se sentir preparados e conhecer quais métodos e ferramentas podem ser mais eficazes no perfil da sua turma. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar as Metodologias Ativas mais utilizadas no contexto on-line, da Educação a Distância ou do ensino remoto. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura é encontrada uma série de Metodologias Ativas que já foram aplicadas no contexto a distância. Foram registradas 2053 publicações. Depois da aplicação dos critérios, ficaram 97 estudos e, após a leitura parcial dos trabalhos, 30 foram selecionados para auxiliar na resposta da questão de pesquisa. Assim, as metodologias que se mostram mais proeminentes para a educação a distância são: Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos, Estudo de caso, Peer Instruction, Jigsaw e Gamificação. Além disso, os estudos analisados apontam diversas ferramentas para facilitar a praticabilidade das metodologias, por isso é proposto um quadro guia com as Metodologias Ativas, as ferramentas utilizadas e seus objetivos, para que professores tenham acesso, auxiliando na execução da aula.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-07T03:43:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265753
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-8733
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001177498
identifier_str_mv 2447-8733
001177498
url http://hdl.handle.net/10183/265753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. Londrina, PR. Vol. 24, n. 2 (2023), p. 197-204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265753/2/001177498.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265753/1/001177498.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c4707e357d941fad45d98a2be7e36576
d572d97757bb121b9e3d02af686cdb87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225100975931392