Representações publicitárias : persuasão, naturalização e disputa pelo hegemônico entre a economia e a cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nathália dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Piedras, Elisa Reinhardt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188067
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar as contribuições da questão das representações para a pesquisa em publicidade no contexto brasileiro contemporâneo. Na discussão teórica realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica, retomamos as perspectivas das representações desenvolvidas por Moscovici, Goffman e Hall, para articulá-las aos estudos da publicidade. Ilustramos o debate sobre possibilidades de operacionalização analítica das representações publicitárias destacando as contribuições de pesquisadores como Rocha, Gastaldo e Iribure. Entre os traços comuns das pesquisas que tecem o diálogo das representações com a publicidade, identificamos a discussão sobre as dinâmicas de manutenção ou transformação de representações hegemônicas e sua vinculação às diferentes práticas, contextos e grupos sociais que o processo comunicativo publicitário aproxima.
id UFRGS-2_d52a435f1ec2c2896e9c2c052df44713
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188067
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Nathália dos SantosPiedras, Elisa Reinhardt2019-01-23T02:37:26Z20181677-907Xhttp://hdl.handle.net/10183/188067001086429Este artigo tem o objetivo de apresentar as contribuições da questão das representações para a pesquisa em publicidade no contexto brasileiro contemporâneo. Na discussão teórica realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica, retomamos as perspectivas das representações desenvolvidas por Moscovici, Goffman e Hall, para articulá-las aos estudos da publicidade. Ilustramos o debate sobre possibilidades de operacionalização analítica das representações publicitárias destacando as contribuições de pesquisadores como Rocha, Gastaldo e Iribure. Entre os traços comuns das pesquisas que tecem o diálogo das representações com a publicidade, identificamos a discussão sobre as dinâmicas de manutenção ou transformação de representações hegemônicas e sua vinculação às diferentes práticas, contextos e grupos sociais que o processo comunicativo publicitário aproxima.This paper aims to present the contributions of the discussion on representations to advertising’s research in contemporary brazilian context. As the theoretical scope, defined from a bibliographic research, we resume the concepts on representations in the perspective of Moscovici, Goffman and Hall, articulated with studies on advertising. We illustrate the debate about possibilities of analytical operationalization of advertising representations highlighting the contributions of researchers such as Rocha, Gastaldo and Iribure. Among the common features of the researches, we identify the discussion about the dynamics of maintenance or transformation of hegemonic representations and its articulation to different practices, contexts and social groups that the communicative process of advertising approaches.Este artículo tiene como objetivo presentar las contribuciones de la cuestión de la representación a la investigación de la publicidad en el contexto contemporáneo de Brasil. En la discusión teórica realizada a partir de una búsqueda en la literatura, reanudamos las perspectivas de las representaciones elaboradas por Moscovici, Goffman y Hall, para articularlas a los estudios de publicidad. Se ilustra el debate sobre las posibilidades de operacionalización de análisis de las representaciones publicitarias destacando las contribuciones de los investigadores como Rocha, Gastaldo y Iribure. Entre los rasgos comunes de las investigaciones, identificamos la discusión sobre las dinámicas de mantenimiento o transformación de las representaciones hegemónicas y su relación con las diferentes prácticas, contextos y grupos sociales que se acerca el proceso de comunicación publicitaria.application/pdfporÂnimus : revista interamericana de comunicação midiática. Santa Maria, RS. Vol. 17, n. 35 (2018), p. 92-109Publicidade : Aspectos teóricosPropaganda : Aspectos teóricosAdvertisingRepresentationsTheoretical perspectivesPublicidad y propagandaRepresentacionesPerspectivas teóricasRepresentações publicitárias : persuasão, naturalização e disputa pelo hegemônico entre a economia e a culturaAdvertising representations : persuasion, naturalization and dispute for the hegemonic between economy and cultureRepresentación publicitaria : persuasión, naturalización y disputa por lo hegemonico entre la economía y la culturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086429.pdf.txt001086429.pdf.txtExtracted Texttext/plain50260http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188067/2/001086429.pdf.txtdf95cd27e4d2e2e9e2784552f30d7560MD52ORIGINAL001086429.pdfTexto completoapplication/pdf519565http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188067/1/001086429.pdf93c476710a77b8f44946fbe06356968aMD5110183/1880672019-01-24 02:33:37.599757oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188067Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-24T04:33:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações publicitárias : persuasão, naturalização e disputa pelo hegemônico entre a economia e a cultura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Advertising representations : persuasion, naturalization and dispute for the hegemonic between economy and culture
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Representación publicitaria : persuasión, naturalización y disputa por lo hegemonico entre la economía y la cultura
title Representações publicitárias : persuasão, naturalização e disputa pelo hegemônico entre a economia e a cultura
spellingShingle Representações publicitárias : persuasão, naturalização e disputa pelo hegemônico entre a economia e a cultura
Silva, Nathália dos Santos
Publicidade : Aspectos teóricos
Propaganda : Aspectos teóricos
Advertising
Representations
Theoretical perspectives
Publicidad y propaganda
Representaciones
Perspectivas teóricas
title_short Representações publicitárias : persuasão, naturalização e disputa pelo hegemônico entre a economia e a cultura
title_full Representações publicitárias : persuasão, naturalização e disputa pelo hegemônico entre a economia e a cultura
title_fullStr Representações publicitárias : persuasão, naturalização e disputa pelo hegemônico entre a economia e a cultura
title_full_unstemmed Representações publicitárias : persuasão, naturalização e disputa pelo hegemônico entre a economia e a cultura
title_sort Representações publicitárias : persuasão, naturalização e disputa pelo hegemônico entre a economia e a cultura
author Silva, Nathália dos Santos
author_facet Silva, Nathália dos Santos
Piedras, Elisa Reinhardt
author_role author
author2 Piedras, Elisa Reinhardt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nathália dos Santos
Piedras, Elisa Reinhardt
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade : Aspectos teóricos
Propaganda : Aspectos teóricos
topic Publicidade : Aspectos teóricos
Propaganda : Aspectos teóricos
Advertising
Representations
Theoretical perspectives
Publicidad y propaganda
Representaciones
Perspectivas teóricas
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
Representations
Theoretical perspectives
dc.subject.spa.fl_str_mv Publicidad y propaganda
Representaciones
Perspectivas teóricas
description Este artigo tem o objetivo de apresentar as contribuições da questão das representações para a pesquisa em publicidade no contexto brasileiro contemporâneo. Na discussão teórica realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica, retomamos as perspectivas das representações desenvolvidas por Moscovici, Goffman e Hall, para articulá-las aos estudos da publicidade. Ilustramos o debate sobre possibilidades de operacionalização analítica das representações publicitárias destacando as contribuições de pesquisadores como Rocha, Gastaldo e Iribure. Entre os traços comuns das pesquisas que tecem o diálogo das representações com a publicidade, identificamos a discussão sobre as dinâmicas de manutenção ou transformação de representações hegemônicas e sua vinculação às diferentes práticas, contextos e grupos sociais que o processo comunicativo publicitário aproxima.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-23T02:37:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188067
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-907X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001086429
identifier_str_mv 1677-907X
001086429
url http://hdl.handle.net/10183/188067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ânimus : revista interamericana de comunicação midiática. Santa Maria, RS. Vol. 17, n. 35 (2018), p. 92-109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188067/2/001086429.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188067/1/001086429.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df95cd27e4d2e2e9e2784552f30d7560
93c476710a77b8f44946fbe06356968a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224960819068928