Acionamentos teóricos sobre publicidade e propaganda nas teses e dissertações brasileiras: indícios férteis em um campo marginal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piedras, Elisa Reinhardt
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Invernizzi, Monique Machado, Wottrich, Laura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249690
Resumo: No campo da Comunicação, a pesquisa sobre publicidade e propaganda possui um desenvolvimento tardio e, nesse processo, o papel da teoria é central visto que ela configura, tensiona e caracteriza o objeto de conhecimento. Nesta investigação, o objetivo O objetivo da pesquisa é identificar, nas teses e dissertações sobre publicidade e propaganda apresentadas nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação brasileiros em 2019, as principais abordagens teóricas adotadas e a forma pela qual as teorias específicas da comunicação persuasiva são acionadas nos estudos. Discute-se o campo científico da Comunicação, a historicidade das pesquisas na área e os principais conceitos e perspectivas para refletir a publicidade atual. A metodologia da pesquisa é descritiva, de caráter quali-quantitativo, combinando técnicas de pesquisa bibliográfica e análise documental. O corpus é composto por pesquisas brasileiras. recentes sobre publicidade e propaganda, mapeadas entre as teses e dissertações produzidas nos 47 programas de pós-graduação em comunicação no Brasil, em 2019 (dados disponíveis na produção da pesquisa, em 2020). Os resultados apontam a escassez de pesquisas sobre o tema, contemplado em apenas 40 das 766 teses e dissertações concluídas naquele ano no campo da Comunicação. Apesar desse caráter incipiente, observa-se em uma significativa parte dos trabalhos uma preocupação com a instância teórica da pesquisa, seja propondo-se a operacionalizar e aprimorar conceitos já existentes, ou ainda propondo novas noções. Além da natural apropriação de conceitos de áreas circundantes, destaca-se a circulação intensa de conceitos específicos sobre publicidade e propaganda, desenvolvidos recentemente por pesquisadores brasileiros da área, oportunizando o frutífero avanço do campo como espaço de produção coletiva do conhecimento.
id UFRGS-2_e2a6811ddaf18ee34a9e6cb3a3035bfc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249690
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Piedras, Elisa ReinhardtInvernizzi, Monique MachadoWottrich, Laura2022-10-04T05:01:29Z20211518-6113http://hdl.handle.net/10183/249690001150572No campo da Comunicação, a pesquisa sobre publicidade e propaganda possui um desenvolvimento tardio e, nesse processo, o papel da teoria é central visto que ela configura, tensiona e caracteriza o objeto de conhecimento. Nesta investigação, o objetivo O objetivo da pesquisa é identificar, nas teses e dissertações sobre publicidade e propaganda apresentadas nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação brasileiros em 2019, as principais abordagens teóricas adotadas e a forma pela qual as teorias específicas da comunicação persuasiva são acionadas nos estudos. Discute-se o campo científico da Comunicação, a historicidade das pesquisas na área e os principais conceitos e perspectivas para refletir a publicidade atual. A metodologia da pesquisa é descritiva, de caráter quali-quantitativo, combinando técnicas de pesquisa bibliográfica e análise documental. O corpus é composto por pesquisas brasileiras. recentes sobre publicidade e propaganda, mapeadas entre as teses e dissertações produzidas nos 47 programas de pós-graduação em comunicação no Brasil, em 2019 (dados disponíveis na produção da pesquisa, em 2020). Os resultados apontam a escassez de pesquisas sobre o tema, contemplado em apenas 40 das 766 teses e dissertações concluídas naquele ano no campo da Comunicação. Apesar desse caráter incipiente, observa-se em uma significativa parte dos trabalhos uma preocupação com a instância teórica da pesquisa, seja propondo-se a operacionalizar e aprimorar conceitos já existentes, ou ainda propondo novas noções. Além da natural apropriação de conceitos de áreas circundantes, destaca-se a circulação intensa de conceitos específicos sobre publicidade e propaganda, desenvolvidos recentemente por pesquisadores brasileiros da área, oportunizando o frutífero avanço do campo como espaço de produção coletiva do conhecimento.In the Communication field, research on advertising and propaganda has a late development. The theory’s role is central to this process, as a practice that shapes, stresses and characterize advertising as an object of knowledge. In this investigation, the objective is to identify, in thesis and dissertations about advertising and propaganda presented in the graduate programs in Communication in Brazil in 2019, the main theoretical approaches adopted and the way that persuasive Communication’ specific theories are driven in the studies. The discussion goes by the scientific field of Communication, the historicity of the research and the main concepts and perspectives to reflect current advertising. The research methodology is descriptive, of a qualitative and quantitative nature, with a combination of bibliographic research and documentary analysis. The sources onsist of recent Brazilian research of advertising and propaganda, mapped between the theses and dissertations produced in the 47 graduate programs in Communication in Brazil, in 2019 (data available in the production of the research, in 2020). The results indicate the lack of researches about the subject, covered in only 40 of the 766 theses and dissertations concluded that year in the Communication’s field. Despite this incipient character, a significant part of the research shows a concern with the theoretical instance, whether proposing to operationalize and improve already existing concepts, or even proposing new notions. In addition to the natural appropriation of concepts from other areas, the intense circulation of specific concepts about advertising and propaganda, recently developed by Brazilian researchers in the area, highlights the fruitful advancement of the field as a space for the collective production of knowledge.application/pdfporRevista Fronteiras : estudos midiáticos. São Leopoldo. Vol. 23, n. 3 (set./dez. 2021), p. 65-76Pesquisa em comunicaçãoPublicidade : Aspectos teóricosPropaganda : Aspectos teóricosAdvertisingPropagandaTheoryAcionamentos teóricos sobre publicidade e propaganda nas teses e dissertações brasileiras: indícios férteis em um campo marginalTheoretical drives about advertising and propaganda in brazilian thesis and dissertations: fertile signs of an underprivileged fieldinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150572.pdf.txt001150572.pdf.txtExtracted Texttext/plain55005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249690/2/001150572.pdf.txt9d80705eaa76eec0b640b8d9ee1d008eMD52ORIGINAL001150572.pdfTexto completoapplication/pdf1872466http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249690/1/001150572.pdffee1c62eea2cdc1cb632d0c676765e5bMD5110183/2496902022-10-05 04:52:50.884372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249690Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-05T07:52:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acionamentos teóricos sobre publicidade e propaganda nas teses e dissertações brasileiras: indícios férteis em um campo marginal
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Theoretical drives about advertising and propaganda in brazilian thesis and dissertations: fertile signs of an underprivileged field
title Acionamentos teóricos sobre publicidade e propaganda nas teses e dissertações brasileiras: indícios férteis em um campo marginal
spellingShingle Acionamentos teóricos sobre publicidade e propaganda nas teses e dissertações brasileiras: indícios férteis em um campo marginal
Piedras, Elisa Reinhardt
Pesquisa em comunicação
Publicidade : Aspectos teóricos
Propaganda : Aspectos teóricos
Advertising
Propaganda
Theory
title_short Acionamentos teóricos sobre publicidade e propaganda nas teses e dissertações brasileiras: indícios férteis em um campo marginal
title_full Acionamentos teóricos sobre publicidade e propaganda nas teses e dissertações brasileiras: indícios férteis em um campo marginal
title_fullStr Acionamentos teóricos sobre publicidade e propaganda nas teses e dissertações brasileiras: indícios férteis em um campo marginal
title_full_unstemmed Acionamentos teóricos sobre publicidade e propaganda nas teses e dissertações brasileiras: indícios férteis em um campo marginal
title_sort Acionamentos teóricos sobre publicidade e propaganda nas teses e dissertações brasileiras: indícios férteis em um campo marginal
author Piedras, Elisa Reinhardt
author_facet Piedras, Elisa Reinhardt
Invernizzi, Monique Machado
Wottrich, Laura
author_role author
author2 Invernizzi, Monique Machado
Wottrich, Laura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
Invernizzi, Monique Machado
Wottrich, Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em comunicação
Publicidade : Aspectos teóricos
Propaganda : Aspectos teóricos
topic Pesquisa em comunicação
Publicidade : Aspectos teóricos
Propaganda : Aspectos teóricos
Advertising
Propaganda
Theory
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
Propaganda
Theory
description No campo da Comunicação, a pesquisa sobre publicidade e propaganda possui um desenvolvimento tardio e, nesse processo, o papel da teoria é central visto que ela configura, tensiona e caracteriza o objeto de conhecimento. Nesta investigação, o objetivo O objetivo da pesquisa é identificar, nas teses e dissertações sobre publicidade e propaganda apresentadas nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação brasileiros em 2019, as principais abordagens teóricas adotadas e a forma pela qual as teorias específicas da comunicação persuasiva são acionadas nos estudos. Discute-se o campo científico da Comunicação, a historicidade das pesquisas na área e os principais conceitos e perspectivas para refletir a publicidade atual. A metodologia da pesquisa é descritiva, de caráter quali-quantitativo, combinando técnicas de pesquisa bibliográfica e análise documental. O corpus é composto por pesquisas brasileiras. recentes sobre publicidade e propaganda, mapeadas entre as teses e dissertações produzidas nos 47 programas de pós-graduação em comunicação no Brasil, em 2019 (dados disponíveis na produção da pesquisa, em 2020). Os resultados apontam a escassez de pesquisas sobre o tema, contemplado em apenas 40 das 766 teses e dissertações concluídas naquele ano no campo da Comunicação. Apesar desse caráter incipiente, observa-se em uma significativa parte dos trabalhos uma preocupação com a instância teórica da pesquisa, seja propondo-se a operacionalizar e aprimorar conceitos já existentes, ou ainda propondo novas noções. Além da natural apropriação de conceitos de áreas circundantes, destaca-se a circulação intensa de conceitos específicos sobre publicidade e propaganda, desenvolvidos recentemente por pesquisadores brasileiros da área, oportunizando o frutífero avanço do campo como espaço de produção coletiva do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-04T05:01:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249690
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-6113
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001150572
identifier_str_mv 1518-6113
001150572
url http://hdl.handle.net/10183/249690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Fronteiras : estudos midiáticos. São Leopoldo. Vol. 23, n. 3 (set./dez. 2021), p. 65-76
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249690/2/001150572.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249690/1/001150572.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d80705eaa76eec0b640b8d9ee1d008e
fee1c62eea2cdc1cb632d0c676765e5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225071115632640