A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigo, Érica Bastos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88872
Resumo: O presente trabalho possui como tema a curadoria de conteúdo inserida na estratégia de comunicação digital das organizações, guiado pelos seguintes questionamentos: qual é o panorama das organizações do setor imobiliário brasileiro inseridas no Pinterest? As organizações do setor imobiliário estão utilizando o Pinterest como um espaço para curadoria? O objetivo deste estudo é analisar a atuação das empresas do setor imobiliário brasileiro dentro desta ferramenta à luz do conceito da curadoria de conteúdo. Para tanto é apresentada a fundamentação teórica relacionada ao tema, buscando entender as especificidades da comunicação organizacional inserida nas mídias sociais, compreender o conceito de curadoria de conteúdo e como ela acontece no ambiente digital, descrever as funcionalidades oferecidas pelo Pinterest, para finalmente analisar como as empresas do setor imobiliário estão atuando dentro desta rede. A análise de conteúdo foi o percurso metodológico utilizado para fornecer o panorama proposto pelo objetivo do estudo. A análise dos dados permitiu que as organizações fossem divididas em categorias de acordo com o seu grau de comprometimento com a curadoria. Através destas categorias, verificou-se que a linguagem mercadológica ainda é um imperativo na comunicação dentro do Pinterest e ainda não há uma compreensão total do conceito de curadoria voltado para a construção de reputação positiva e capital social.
id UFRGS-2_d530688869ff1da7c3fd53d5d327f4db
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88872
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rigo, Érica BastosCarvalho, Helenice2014-03-25T01:50:15Z2013http://hdl.handle.net/10183/88872000912689O presente trabalho possui como tema a curadoria de conteúdo inserida na estratégia de comunicação digital das organizações, guiado pelos seguintes questionamentos: qual é o panorama das organizações do setor imobiliário brasileiro inseridas no Pinterest? As organizações do setor imobiliário estão utilizando o Pinterest como um espaço para curadoria? O objetivo deste estudo é analisar a atuação das empresas do setor imobiliário brasileiro dentro desta ferramenta à luz do conceito da curadoria de conteúdo. Para tanto é apresentada a fundamentação teórica relacionada ao tema, buscando entender as especificidades da comunicação organizacional inserida nas mídias sociais, compreender o conceito de curadoria de conteúdo e como ela acontece no ambiente digital, descrever as funcionalidades oferecidas pelo Pinterest, para finalmente analisar como as empresas do setor imobiliário estão atuando dentro desta rede. A análise de conteúdo foi o percurso metodológico utilizado para fornecer o panorama proposto pelo objetivo do estudo. A análise dos dados permitiu que as organizações fossem divididas em categorias de acordo com o seu grau de comprometimento com a curadoria. Através destas categorias, verificou-se que a linguagem mercadológica ainda é um imperativo na comunicação dentro do Pinterest e ainda não há uma compreensão total do conceito de curadoria voltado para a construção de reputação positiva e capital social.application/pdfporComunicação organizacionalComunicação digitalA organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterestinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912689.pdf000912689.pdfTexto completoapplication/pdf1862272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88872/1/000912689.pdf079243271c240804483de19aa41751e5MD51TEXT000912689.pdf.txt000912689.pdf.txtExtracted Texttext/plain259640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88872/2/000912689.pdf.txt6626895f59ee5f94fdd62761aa191725MD52THUMBNAIL000912689.pdf.jpg000912689.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88872/3/000912689.pdf.jpg4e1d01cedfc40fa88e958ede48ba793eMD5310183/888722018-10-18 08:56:52.865oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88872Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:56:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest
title A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest
spellingShingle A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest
Rigo, Érica Bastos
Comunicação organizacional
Comunicação digital
title_short A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest
title_full A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest
title_fullStr A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest
title_full_unstemmed A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest
title_sort A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest
author Rigo, Érica Bastos
author_facet Rigo, Érica Bastos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigo, Érica Bastos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Helenice
contributor_str_mv Carvalho, Helenice
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Comunicação digital
topic Comunicação organizacional
Comunicação digital
description O presente trabalho possui como tema a curadoria de conteúdo inserida na estratégia de comunicação digital das organizações, guiado pelos seguintes questionamentos: qual é o panorama das organizações do setor imobiliário brasileiro inseridas no Pinterest? As organizações do setor imobiliário estão utilizando o Pinterest como um espaço para curadoria? O objetivo deste estudo é analisar a atuação das empresas do setor imobiliário brasileiro dentro desta ferramenta à luz do conceito da curadoria de conteúdo. Para tanto é apresentada a fundamentação teórica relacionada ao tema, buscando entender as especificidades da comunicação organizacional inserida nas mídias sociais, compreender o conceito de curadoria de conteúdo e como ela acontece no ambiente digital, descrever as funcionalidades oferecidas pelo Pinterest, para finalmente analisar como as empresas do setor imobiliário estão atuando dentro desta rede. A análise de conteúdo foi o percurso metodológico utilizado para fornecer o panorama proposto pelo objetivo do estudo. A análise dos dados permitiu que as organizações fossem divididas em categorias de acordo com o seu grau de comprometimento com a curadoria. Através destas categorias, verificou-se que a linguagem mercadológica ainda é um imperativo na comunicação dentro do Pinterest e ainda não há uma compreensão total do conceito de curadoria voltado para a construção de reputação positiva e capital social.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-25T01:50:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88872
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912689
url http://hdl.handle.net/10183/88872
identifier_str_mv 000912689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88872/1/000912689.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88872/2/000912689.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88872/3/000912689.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 079243271c240804483de19aa41751e5
6626895f59ee5f94fdd62761aa191725
4e1d01cedfc40fa88e958ede48ba793e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224462037680128