A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88872 |
Resumo: | O presente trabalho possui como tema a curadoria de conteúdo inserida na estratégia de comunicação digital das organizações, guiado pelos seguintes questionamentos: qual é o panorama das organizações do setor imobiliário brasileiro inseridas no Pinterest? As organizações do setor imobiliário estão utilizando o Pinterest como um espaço para curadoria? O objetivo deste estudo é analisar a atuação das empresas do setor imobiliário brasileiro dentro desta ferramenta à luz do conceito da curadoria de conteúdo. Para tanto é apresentada a fundamentação teórica relacionada ao tema, buscando entender as especificidades da comunicação organizacional inserida nas mídias sociais, compreender o conceito de curadoria de conteúdo e como ela acontece no ambiente digital, descrever as funcionalidades oferecidas pelo Pinterest, para finalmente analisar como as empresas do setor imobiliário estão atuando dentro desta rede. A análise de conteúdo foi o percurso metodológico utilizado para fornecer o panorama proposto pelo objetivo do estudo. A análise dos dados permitiu que as organizações fossem divididas em categorias de acordo com o seu grau de comprometimento com a curadoria. Através destas categorias, verificou-se que a linguagem mercadológica ainda é um imperativo na comunicação dentro do Pinterest e ainda não há uma compreensão total do conceito de curadoria voltado para a construção de reputação positiva e capital social. |
id |
UFRGS-2_d530688869ff1da7c3fd53d5d327f4db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88872 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rigo, Érica BastosCarvalho, Helenice2014-03-25T01:50:15Z2013http://hdl.handle.net/10183/88872000912689O presente trabalho possui como tema a curadoria de conteúdo inserida na estratégia de comunicação digital das organizações, guiado pelos seguintes questionamentos: qual é o panorama das organizações do setor imobiliário brasileiro inseridas no Pinterest? As organizações do setor imobiliário estão utilizando o Pinterest como um espaço para curadoria? O objetivo deste estudo é analisar a atuação das empresas do setor imobiliário brasileiro dentro desta ferramenta à luz do conceito da curadoria de conteúdo. Para tanto é apresentada a fundamentação teórica relacionada ao tema, buscando entender as especificidades da comunicação organizacional inserida nas mídias sociais, compreender o conceito de curadoria de conteúdo e como ela acontece no ambiente digital, descrever as funcionalidades oferecidas pelo Pinterest, para finalmente analisar como as empresas do setor imobiliário estão atuando dentro desta rede. A análise de conteúdo foi o percurso metodológico utilizado para fornecer o panorama proposto pelo objetivo do estudo. A análise dos dados permitiu que as organizações fossem divididas em categorias de acordo com o seu grau de comprometimento com a curadoria. Através destas categorias, verificou-se que a linguagem mercadológica ainda é um imperativo na comunicação dentro do Pinterest e ainda não há uma compreensão total do conceito de curadoria voltado para a construção de reputação positiva e capital social.application/pdfporComunicação organizacionalComunicação digitalA organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterestinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912689.pdf000912689.pdfTexto completoapplication/pdf1862272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88872/1/000912689.pdf079243271c240804483de19aa41751e5MD51TEXT000912689.pdf.txt000912689.pdf.txtExtracted Texttext/plain259640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88872/2/000912689.pdf.txt6626895f59ee5f94fdd62761aa191725MD52THUMBNAIL000912689.pdf.jpg000912689.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88872/3/000912689.pdf.jpg4e1d01cedfc40fa88e958ede48ba793eMD5310183/888722018-10-18 08:56:52.865oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88872Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:56:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest |
title |
A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest |
spellingShingle |
A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest Rigo, Érica Bastos Comunicação organizacional Comunicação digital |
title_short |
A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest |
title_full |
A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest |
title_fullStr |
A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest |
title_full_unstemmed |
A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest |
title_sort |
A organização como curadora: o setor imobiliário brasileiro no Pinterest |
author |
Rigo, Érica Bastos |
author_facet |
Rigo, Érica Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rigo, Érica Bastos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Helenice |
contributor_str_mv |
Carvalho, Helenice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Comunicação digital |
topic |
Comunicação organizacional Comunicação digital |
description |
O presente trabalho possui como tema a curadoria de conteúdo inserida na estratégia de comunicação digital das organizações, guiado pelos seguintes questionamentos: qual é o panorama das organizações do setor imobiliário brasileiro inseridas no Pinterest? As organizações do setor imobiliário estão utilizando o Pinterest como um espaço para curadoria? O objetivo deste estudo é analisar a atuação das empresas do setor imobiliário brasileiro dentro desta ferramenta à luz do conceito da curadoria de conteúdo. Para tanto é apresentada a fundamentação teórica relacionada ao tema, buscando entender as especificidades da comunicação organizacional inserida nas mídias sociais, compreender o conceito de curadoria de conteúdo e como ela acontece no ambiente digital, descrever as funcionalidades oferecidas pelo Pinterest, para finalmente analisar como as empresas do setor imobiliário estão atuando dentro desta rede. A análise de conteúdo foi o percurso metodológico utilizado para fornecer o panorama proposto pelo objetivo do estudo. A análise dos dados permitiu que as organizações fossem divididas em categorias de acordo com o seu grau de comprometimento com a curadoria. Através destas categorias, verificou-se que a linguagem mercadológica ainda é um imperativo na comunicação dentro do Pinterest e ainda não há uma compreensão total do conceito de curadoria voltado para a construção de reputação positiva e capital social. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-25T01:50:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88872 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912689 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88872 |
identifier_str_mv |
000912689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88872/1/000912689.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88872/2/000912689.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88872/3/000912689.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
079243271c240804483de19aa41751e5 6626895f59ee5f94fdd62761aa191725 4e1d01cedfc40fa88e958ede48ba793e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224462037680128 |