Conhecimento tático declarativo em futebol : estudo comparativo dos níveis de conhecimento tático entre dois subgrupos de jogadores do futebol escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lucas Martins de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18867
Resumo: O conhecimento dos jogos é um parâmetro importante para o entendimento do jogo, possibilitando ao jogador, através de sua capacidade de decisão tática, comportar-se de maneira inteligente nas jogadas (GIACOMINI, 2007). Garganta (2002) considera de extrema importância o indivíduo saber se comportar bem taticamente na modalidade específica que pratica. Este conhecimento se dá de duas maneiras: de forma declarativa, no que diz respeito a saber o que fazer; de forma processual, saber como fazer (GRECO, 2006). Nota-se que há crianças e jovens de equipes escolares que treinam simultaneamente ao futebol outras modalidades esportivas em que há uma relação nos parâmetros táticos, o que pode contribuir ou não para um melhor desenvolvimento do conhecimento tático do jogo de futebol especificamente. A partir disto, emergiu o problema desta pesquisa: Há diferença significativa no nível de conhecimento tático declarativo, em um time de jogadores com 11 e 12 anos de idade do futebol escolar (categoria sub-12), entre dois subgrupos deste grupo, um que treina somente o futebol e outro que treina também outro(s) esporte(s) coletivo(s)? O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de conhecimento tático declarativo em futebol entre estes dois subgrupos do time de futebol escolar do Colégio Militar de Porto Alegre, através do Teste de Conhecimento Tático Declarativo validado por Mangas (1999). Os sujeitos da amostra foram pareados (N= 8 sujeitos em cada subgrupo) e o teste não paramétrico de Mann Withney foi o instrumento utilizado para identificar se houve diferença estatisticamente significativa entre os subgrupos. Como resultado, não foi encontrado diferença estatisticamente significativa entre as amostras. A variável “tempo de prática” na modalidade específica futebol parece ter sido um fator relevante nos resultados obtidos. A maior experiência em anos no futebol pode ter influenciado em um melhor desempenho do subgrupo que treina somente futebol.
id UFRGS-2_d5d5a33bd47263bec7db73c56aaed857
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18867
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Lucas Martins deMonteiro, Alberto de Oliveira2010-03-25T04:15:11Z2009http://hdl.handle.net/10183/18867000732161O conhecimento dos jogos é um parâmetro importante para o entendimento do jogo, possibilitando ao jogador, através de sua capacidade de decisão tática, comportar-se de maneira inteligente nas jogadas (GIACOMINI, 2007). Garganta (2002) considera de extrema importância o indivíduo saber se comportar bem taticamente na modalidade específica que pratica. Este conhecimento se dá de duas maneiras: de forma declarativa, no que diz respeito a saber o que fazer; de forma processual, saber como fazer (GRECO, 2006). Nota-se que há crianças e jovens de equipes escolares que treinam simultaneamente ao futebol outras modalidades esportivas em que há uma relação nos parâmetros táticos, o que pode contribuir ou não para um melhor desenvolvimento do conhecimento tático do jogo de futebol especificamente. A partir disto, emergiu o problema desta pesquisa: Há diferença significativa no nível de conhecimento tático declarativo, em um time de jogadores com 11 e 12 anos de idade do futebol escolar (categoria sub-12), entre dois subgrupos deste grupo, um que treina somente o futebol e outro que treina também outro(s) esporte(s) coletivo(s)? O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de conhecimento tático declarativo em futebol entre estes dois subgrupos do time de futebol escolar do Colégio Militar de Porto Alegre, através do Teste de Conhecimento Tático Declarativo validado por Mangas (1999). Os sujeitos da amostra foram pareados (N= 8 sujeitos em cada subgrupo) e o teste não paramétrico de Mann Withney foi o instrumento utilizado para identificar se houve diferença estatisticamente significativa entre os subgrupos. Como resultado, não foi encontrado diferença estatisticamente significativa entre as amostras. A variável “tempo de prática” na modalidade específica futebol parece ter sido um fator relevante nos resultados obtidos. A maior experiência em anos no futebol pode ter influenciado em um melhor desempenho do subgrupo que treina somente futebol.Knowledge of games is an important parameter for understanding the game, allowing the player through its ability to tactical decision to behave intelligently rolls (Giacomini, 2007). Garganta (2002) is extremely important to know the individual well tactically behave in specific way they practice. This knowledge takes place in two ways: in a declarative manner, with regard to what to do, in a procedure, how to do (GRECO, 2006). Note that there are children and young staff with coaching football while other sports in that there is a tactical parameters, which may or may not contribute to a better development of tactical knowledge of the game of football specifically. From this emerged the problem of this research: There are significant differences in the level of tactical knowledge declaratively in a team of players aged 11 and 12 years old football school (Under-12) between two subgroups of this group, one that only football coaches and others who also trains other (s) sport (s) collective (s)? The objective of this study was to compare the levels of declarative knowledge in tactical game between these two subgroups of the football team's school Colegio Militar de Porto Alegre, through the Knowledge Test Tactical Declarative validated by Mangas (1999). The subjects were matched sample (N = 8 subjects in each subgroup) and the nonparametric Mann Withney was the instrument used to identify whether there was a statistically significant difference between subgroups. As a result, was not found statistically significant differences between the samples. The "practice time" in the specific form football seems to have been a factor in the results. The greatest experience in years in football might have influenced performance in a subgroup only coaching football.application/pdfporFutebolTreinamento esportivoSoccerTactical knowledge otherwiseSchoolConhecimento tático declarativo em futebol : estudo comparativo dos níveis de conhecimento tático entre dois subgrupos de jogadores do futebol escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000732161.pdf.txt000732161.pdf.txtExtracted Texttext/plain61452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18867/2/000732161.pdf.txtc282c0b63833bbef85bbb3e3a87eb864MD52ORIGINAL000732161.pdf000732161.pdfTexto completoapplication/pdf113829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18867/1/000732161.pdf55e868682958737b62a497346fc52cd8MD51THUMBNAIL000732161.pdf.jpg000732161.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18867/3/000732161.pdf.jpg2fa19d64ea6a47a8d9e47b8ebba97bc8MD5310183/188672023-03-10 03:26:06.350852oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18867Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-10T06:26:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecimento tático declarativo em futebol : estudo comparativo dos níveis de conhecimento tático entre dois subgrupos de jogadores do futebol escolar
title Conhecimento tático declarativo em futebol : estudo comparativo dos níveis de conhecimento tático entre dois subgrupos de jogadores do futebol escolar
spellingShingle Conhecimento tático declarativo em futebol : estudo comparativo dos níveis de conhecimento tático entre dois subgrupos de jogadores do futebol escolar
Oliveira, Lucas Martins de
Futebol
Treinamento esportivo
Soccer
Tactical knowledge otherwise
School
title_short Conhecimento tático declarativo em futebol : estudo comparativo dos níveis de conhecimento tático entre dois subgrupos de jogadores do futebol escolar
title_full Conhecimento tático declarativo em futebol : estudo comparativo dos níveis de conhecimento tático entre dois subgrupos de jogadores do futebol escolar
title_fullStr Conhecimento tático declarativo em futebol : estudo comparativo dos níveis de conhecimento tático entre dois subgrupos de jogadores do futebol escolar
title_full_unstemmed Conhecimento tático declarativo em futebol : estudo comparativo dos níveis de conhecimento tático entre dois subgrupos de jogadores do futebol escolar
title_sort Conhecimento tático declarativo em futebol : estudo comparativo dos níveis de conhecimento tático entre dois subgrupos de jogadores do futebol escolar
author Oliveira, Lucas Martins de
author_facet Oliveira, Lucas Martins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lucas Martins de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monteiro, Alberto de Oliveira
contributor_str_mv Monteiro, Alberto de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Treinamento esportivo
topic Futebol
Treinamento esportivo
Soccer
Tactical knowledge otherwise
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Soccer
Tactical knowledge otherwise
School
description O conhecimento dos jogos é um parâmetro importante para o entendimento do jogo, possibilitando ao jogador, através de sua capacidade de decisão tática, comportar-se de maneira inteligente nas jogadas (GIACOMINI, 2007). Garganta (2002) considera de extrema importância o indivíduo saber se comportar bem taticamente na modalidade específica que pratica. Este conhecimento se dá de duas maneiras: de forma declarativa, no que diz respeito a saber o que fazer; de forma processual, saber como fazer (GRECO, 2006). Nota-se que há crianças e jovens de equipes escolares que treinam simultaneamente ao futebol outras modalidades esportivas em que há uma relação nos parâmetros táticos, o que pode contribuir ou não para um melhor desenvolvimento do conhecimento tático do jogo de futebol especificamente. A partir disto, emergiu o problema desta pesquisa: Há diferença significativa no nível de conhecimento tático declarativo, em um time de jogadores com 11 e 12 anos de idade do futebol escolar (categoria sub-12), entre dois subgrupos deste grupo, um que treina somente o futebol e outro que treina também outro(s) esporte(s) coletivo(s)? O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de conhecimento tático declarativo em futebol entre estes dois subgrupos do time de futebol escolar do Colégio Militar de Porto Alegre, através do Teste de Conhecimento Tático Declarativo validado por Mangas (1999). Os sujeitos da amostra foram pareados (N= 8 sujeitos em cada subgrupo) e o teste não paramétrico de Mann Withney foi o instrumento utilizado para identificar se houve diferença estatisticamente significativa entre os subgrupos. Como resultado, não foi encontrado diferença estatisticamente significativa entre as amostras. A variável “tempo de prática” na modalidade específica futebol parece ter sido um fator relevante nos resultados obtidos. A maior experiência em anos no futebol pode ter influenciado em um melhor desempenho do subgrupo que treina somente futebol.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-25T04:15:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18867
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000732161
url http://hdl.handle.net/10183/18867
identifier_str_mv 000732161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18867/2/000732161.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18867/1/000732161.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18867/3/000732161.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c282c0b63833bbef85bbb3e3a87eb864
55e868682958737b62a497346fc52cd8
2fa19d64ea6a47a8d9e47b8ebba97bc8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447035953807360