Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Mariana Backes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178865
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor uma unidade didática voltada a contextos tecnológicos para a disciplina de Língua Estrangeira, mais especificamente, a disciplina de Inglês. Focada para estudantes de oitavo ano de uma escola da rede pública federal localizada em Porto Alegre - RS, a unidade didática pretende desenvolver o letramento crítico e digital (MATTOS; VALÉRIO, 2010; ZACHARIAS, 2016) ao trabalhar com novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007) e com a multimodalidade (KRESS, 2003), sendo o gênero multimodal meme o seu gênero condutor. Além disso, tarefas colaborativas foram priorizadas na construção da unidade didática e, por isso, conceitos como diálogo e colaboração, assim como a teoria sociocultural, são apresentados neste trabalho (LANTOLF, 2011; SWAIN, 2000). Espera-se que futuramente a proposta aqui sugerida seja aplicada em sala de aula para se ter uma percepção prática dessa sequência didática. Por sua vez, o estudo também busca incentivar o trabalho com novos letramentos em sala de aula, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância do planejamento de materiais didáticos digitais.
id UFRGS-2_d5d839f83e17c5eaf5b04c9d6cec2f3f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178865
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Mariana BackesBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2018-05-27T02:29:34Z2017http://hdl.handle.net/10183/178865001066699O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor uma unidade didática voltada a contextos tecnológicos para a disciplina de Língua Estrangeira, mais especificamente, a disciplina de Inglês. Focada para estudantes de oitavo ano de uma escola da rede pública federal localizada em Porto Alegre - RS, a unidade didática pretende desenvolver o letramento crítico e digital (MATTOS; VALÉRIO, 2010; ZACHARIAS, 2016) ao trabalhar com novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007) e com a multimodalidade (KRESS, 2003), sendo o gênero multimodal meme o seu gênero condutor. Além disso, tarefas colaborativas foram priorizadas na construção da unidade didática e, por isso, conceitos como diálogo e colaboração, assim como a teoria sociocultural, são apresentados neste trabalho (LANTOLF, 2011; SWAIN, 2000). Espera-se que futuramente a proposta aqui sugerida seja aplicada em sala de aula para se ter uma percepção prática dessa sequência didática. Por sua vez, o estudo também busca incentivar o trabalho com novos letramentos em sala de aula, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância do planejamento de materiais didáticos digitais.The present study aims to present a teaching unit focused on technological contexts to be applied in Foreign Language classes, more specifically, the English class. The teaching unit proposal was developed for eighth grade students from a public federal school, located in Porto Alegre - RS, and it intends to develop critical and digital literacy (MATTOS; VALÉRIO, 2010; ZACHARIAS, 2016) by working with new literacies (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007) and multimodality (KRESS, 2003), being the multimodal genre meme its core genre. In addition, collaborative tasks were prioritized in the construction of the didactic unit and, therefore, concepts such as dialogue and collaboration, as well as the sociocultural theory, are discussed in this study (LANTOLF, 2011; SWAIN, 2000). We hope that in the future the proposal suggested here can be applied in classroom in order to provide a practical perception about the didactic sequence. Besides, the study also seeks to encourage more work in classroom focused on new literacies, also emphasizing the importance of planning digital didactic materials.application/pdfporLíngua inglesaLetramentoColaboraçãoMemesForeign languageNew literaciesMultimodalityMemeCollaborationLeitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066699.pdf001066699.pdfTexto completoapplication/pdf1286598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178865/1/001066699.pdf040395b954b1db81fb3d1897cc6d567eMD51TEXT001066699.pdf.txt001066699.pdf.txtExtracted Texttext/plain111832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178865/2/001066699.pdf.txt072da34113aca8a6a5fa17425ea7221aMD5210183/1788652022-08-06 04:53:57.157101oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178865Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:53:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática
title Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática
spellingShingle Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática
Nunes, Mariana Backes
Língua inglesa
Letramento
Colaboração
Memes
Foreign language
New literacies
Multimodality
Meme
Collaboration
title_short Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática
title_full Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática
title_fullStr Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática
title_full_unstemmed Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática
title_sort Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática
author Nunes, Mariana Backes
author_facet Nunes, Mariana Backes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Mariana Backes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
contributor_str_mv Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Letramento
Colaboração
Memes
topic Língua inglesa
Letramento
Colaboração
Memes
Foreign language
New literacies
Multimodality
Meme
Collaboration
dc.subject.eng.fl_str_mv Foreign language
New literacies
Multimodality
Meme
Collaboration
description O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor uma unidade didática voltada a contextos tecnológicos para a disciplina de Língua Estrangeira, mais especificamente, a disciplina de Inglês. Focada para estudantes de oitavo ano de uma escola da rede pública federal localizada em Porto Alegre - RS, a unidade didática pretende desenvolver o letramento crítico e digital (MATTOS; VALÉRIO, 2010; ZACHARIAS, 2016) ao trabalhar com novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007) e com a multimodalidade (KRESS, 2003), sendo o gênero multimodal meme o seu gênero condutor. Além disso, tarefas colaborativas foram priorizadas na construção da unidade didática e, por isso, conceitos como diálogo e colaboração, assim como a teoria sociocultural, são apresentados neste trabalho (LANTOLF, 2011; SWAIN, 2000). Espera-se que futuramente a proposta aqui sugerida seja aplicada em sala de aula para se ter uma percepção prática dessa sequência didática. Por sua vez, o estudo também busca incentivar o trabalho com novos letramentos em sala de aula, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância do planejamento de materiais didáticos digitais.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-27T02:29:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/178865
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001066699
url http://hdl.handle.net/10183/178865
identifier_str_mv 001066699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178865/1/001066699.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178865/2/001066699.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 040395b954b1db81fb3d1897cc6d567e
072da34113aca8a6a5fa17425ea7221a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447218242453504