Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178865 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor uma unidade didática voltada a contextos tecnológicos para a disciplina de Língua Estrangeira, mais especificamente, a disciplina de Inglês. Focada para estudantes de oitavo ano de uma escola da rede pública federal localizada em Porto Alegre - RS, a unidade didática pretende desenvolver o letramento crítico e digital (MATTOS; VALÉRIO, 2010; ZACHARIAS, 2016) ao trabalhar com novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007) e com a multimodalidade (KRESS, 2003), sendo o gênero multimodal meme o seu gênero condutor. Além disso, tarefas colaborativas foram priorizadas na construção da unidade didática e, por isso, conceitos como diálogo e colaboração, assim como a teoria sociocultural, são apresentados neste trabalho (LANTOLF, 2011; SWAIN, 2000). Espera-se que futuramente a proposta aqui sugerida seja aplicada em sala de aula para se ter uma percepção prática dessa sequência didática. Por sua vez, o estudo também busca incentivar o trabalho com novos letramentos em sala de aula, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância do planejamento de materiais didáticos digitais. |
id |
UFRGS-2_d5d839f83e17c5eaf5b04c9d6cec2f3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178865 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Mariana BackesBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2018-05-27T02:29:34Z2017http://hdl.handle.net/10183/178865001066699O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor uma unidade didática voltada a contextos tecnológicos para a disciplina de Língua Estrangeira, mais especificamente, a disciplina de Inglês. Focada para estudantes de oitavo ano de uma escola da rede pública federal localizada em Porto Alegre - RS, a unidade didática pretende desenvolver o letramento crítico e digital (MATTOS; VALÉRIO, 2010; ZACHARIAS, 2016) ao trabalhar com novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007) e com a multimodalidade (KRESS, 2003), sendo o gênero multimodal meme o seu gênero condutor. Além disso, tarefas colaborativas foram priorizadas na construção da unidade didática e, por isso, conceitos como diálogo e colaboração, assim como a teoria sociocultural, são apresentados neste trabalho (LANTOLF, 2011; SWAIN, 2000). Espera-se que futuramente a proposta aqui sugerida seja aplicada em sala de aula para se ter uma percepção prática dessa sequência didática. Por sua vez, o estudo também busca incentivar o trabalho com novos letramentos em sala de aula, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância do planejamento de materiais didáticos digitais.The present study aims to present a teaching unit focused on technological contexts to be applied in Foreign Language classes, more specifically, the English class. The teaching unit proposal was developed for eighth grade students from a public federal school, located in Porto Alegre - RS, and it intends to develop critical and digital literacy (MATTOS; VALÉRIO, 2010; ZACHARIAS, 2016) by working with new literacies (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007) and multimodality (KRESS, 2003), being the multimodal genre meme its core genre. In addition, collaborative tasks were prioritized in the construction of the didactic unit and, therefore, concepts such as dialogue and collaboration, as well as the sociocultural theory, are discussed in this study (LANTOLF, 2011; SWAIN, 2000). We hope that in the future the proposal suggested here can be applied in classroom in order to provide a practical perception about the didactic sequence. Besides, the study also seeks to encourage more work in classroom focused on new literacies, also emphasizing the importance of planning digital didactic materials.application/pdfporLíngua inglesaLetramentoColaboraçãoMemesForeign languageNew literaciesMultimodalityMemeCollaborationLeitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066699.pdf001066699.pdfTexto completoapplication/pdf1286598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178865/1/001066699.pdf040395b954b1db81fb3d1897cc6d567eMD51TEXT001066699.pdf.txt001066699.pdf.txtExtracted Texttext/plain111832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178865/2/001066699.pdf.txt072da34113aca8a6a5fa17425ea7221aMD5210183/1788652022-08-06 04:53:57.157101oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178865Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:53:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática |
title |
Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática |
spellingShingle |
Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática Nunes, Mariana Backes Língua inglesa Letramento Colaboração Memes Foreign language New literacies Multimodality Meme Collaboration |
title_short |
Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática |
title_full |
Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática |
title_fullStr |
Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática |
title_full_unstemmed |
Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática |
title_sort |
Leitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didática |
author |
Nunes, Mariana Backes |
author_facet |
Nunes, Mariana Backes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Mariana Backes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
contributor_str_mv |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Letramento Colaboração Memes |
topic |
Língua inglesa Letramento Colaboração Memes Foreign language New literacies Multimodality Meme Collaboration |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Foreign language New literacies Multimodality Meme Collaboration |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor uma unidade didática voltada a contextos tecnológicos para a disciplina de Língua Estrangeira, mais especificamente, a disciplina de Inglês. Focada para estudantes de oitavo ano de uma escola da rede pública federal localizada em Porto Alegre - RS, a unidade didática pretende desenvolver o letramento crítico e digital (MATTOS; VALÉRIO, 2010; ZACHARIAS, 2016) ao trabalhar com novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007) e com a multimodalidade (KRESS, 2003), sendo o gênero multimodal meme o seu gênero condutor. Além disso, tarefas colaborativas foram priorizadas na construção da unidade didática e, por isso, conceitos como diálogo e colaboração, assim como a teoria sociocultural, são apresentados neste trabalho (LANTOLF, 2011; SWAIN, 2000). Espera-se que futuramente a proposta aqui sugerida seja aplicada em sala de aula para se ter uma percepção prática dessa sequência didática. Por sua vez, o estudo também busca incentivar o trabalho com novos letramentos em sala de aula, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância do planejamento de materiais didáticos digitais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-27T02:29:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/178865 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001066699 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/178865 |
identifier_str_mv |
001066699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178865/1/001066699.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178865/2/001066699.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
040395b954b1db81fb3d1897cc6d567e 072da34113aca8a6a5fa17425ea7221a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447218242453504 |