O design de tarefas-matemáticas-com-realidade-aumentada : uma autorreflexão sobre o processo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217826 |
Resumo: | Nesse artigo apresentaremos os dados produzidos a partir de uma pesquisa realizada com intuito de analisar como o design de tarefas-com-Realidade Aumentada (RA), pode potencializar/transformar em termos de Modelagem Matemática (MM) o estudo de funções de duas variáveis reais. A pesquisa é de âmbito qualitativo, segundo uma autorreflexão sobre o próprio processo investigativo. Valemo-nos, então, de estudos sobre Tecnologias Digitais, Realidade Cibernética e Realidade Aumentada, Design Instrucional, entre outros. Entendemos que as Tecnologias Digitais, ao tornarem-se partícipes do processo de ensino e de aprendizagem (ROSA, 2008), podem produzir significados matemáticos distintos. Desse modo, exploramos os recursos do programa Blender e do aplicativo AndAR para produção de tarefas-com-Realidade Aumentada sobre funções de duas variáveis reais. Na medida em que as tarefas foram produzidas, refinávamos nosso pensamento e nossa compreensão sobre o tema da pesquisa ao mesmo tempo em que desenvolvíamos, consequentemente, nossa própria Cyberformação (ROSA, 2015). Por fim, vislumbramos que a percepção (MERLEAU-PONTY, 2006) pode contribuir para potencializar/transformar o estudo de funções de duas variáveis reais conforme a prática pedagógica a ser adotada tanto na produção quanto na utilização das tarefas. Ainda, consideramos que o processo investigativo pode ser estendido para o estudo de outros tópicos matemáticos bem como favorecer a formação com professores e futuros professores de matemática. |
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Bulla, Felipe DiegoRosa, Maurício2021-02-09T04:07:45Z20172178-7727http://hdl.handle.net/10183/217826001048407Nesse artigo apresentaremos os dados produzidos a partir de uma pesquisa realizada com intuito de analisar como o design de tarefas-com-Realidade Aumentada (RA), pode potencializar/transformar em termos de Modelagem Matemática (MM) o estudo de funções de duas variáveis reais. A pesquisa é de âmbito qualitativo, segundo uma autorreflexão sobre o próprio processo investigativo. Valemo-nos, então, de estudos sobre Tecnologias Digitais, Realidade Cibernética e Realidade Aumentada, Design Instrucional, entre outros. Entendemos que as Tecnologias Digitais, ao tornarem-se partícipes do processo de ensino e de aprendizagem (ROSA, 2008), podem produzir significados matemáticos distintos. Desse modo, exploramos os recursos do programa Blender e do aplicativo AndAR para produção de tarefas-com-Realidade Aumentada sobre funções de duas variáveis reais. Na medida em que as tarefas foram produzidas, refinávamos nosso pensamento e nossa compreensão sobre o tema da pesquisa ao mesmo tempo em que desenvolvíamos, consequentemente, nossa própria Cyberformação (ROSA, 2015). Por fim, vislumbramos que a percepção (MERLEAU-PONTY, 2006) pode contribuir para potencializar/transformar o estudo de funções de duas variáveis reais conforme a prática pedagógica a ser adotada tanto na produção quanto na utilização das tarefas. Ainda, consideramos que o processo investigativo pode ser estendido para o estudo de outros tópicos matemáticos bem como favorecer a formação com professores e futuros professores de matemática.In this paper we will present the data produced from a research carried out with the purpose of analyzing how can the design of the task-with-Augmented Reality (RA) enhance/transform in terms of Mathematical Modeling (MM) the study of functions of two real variables? The research is of qualitative scope, according to a self-reflection about the investigative process itself. So, we are interested in studies on Digital Technologies, Cyber Reality and Augmented Reality, Instructional Design, among others. We understand that Digital Technologies, by becoming participants in the teaching and learning process (ROSA, 2008), can produce different mathematical meanings. In this way, we explore the capabilities of the Blender program and the AndAR application for the production of Augmented Reality tasks over two real-variable functions. To the extent that the tasks were produced, we refined our thinking and understanding on the subject of research while at the same time developing our own Cybereducation (ROSA, 2015). Finally, we notice that perception (MERLEAU-PONTY, 2006) can contribute to enhance/transform the study of functions of two real variables according to the pedagogical practice to be adopted both in production and in the use of tasks. Furthermore, we consider that the investigative process can be extended to the study of other mathematical topics as well as favor the education with teachers and future teachers of mathematics.application/pdfporActa Scientiae. Canoas. 2017. Vol. 19, n.2 (mar./abr. 2017), p. 296-319MatemáticaDesignTecnologia digitalTecnologia educacionalMathematics educationFunction of two real variablesCybereducationDigital technologiesO design de tarefas-matemáticas-com-realidade-aumentada : uma autorreflexão sobre o processoThe mathematical-task-with-reality-augmented design : a self-reflection on the processinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001048407.pdf.txt001048407.pdf.txtExtracted Texttext/plain63195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217826/2/001048407.pdf.txt48a7ae8b3bd1146ab6354053fc40392aMD52ORIGINAL001048407.pdfTexto completoapplication/pdf2069463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217826/1/001048407.pdf0901ba1a1386ba56851e7f6b0a47a7a3MD5110183/2178262021-03-09 04:40:50.128989oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217826Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:40:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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