A construção de uma prática pedagógica inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matei, Caroline
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69875
Resumo: O presente trabalho teve como propósito analisar a constituição de uma prática pedagógica com um aluno com Paralisia Cerebral em situação de inclusão escolar no ensino comum. Este aluno frequenta o terceiro ano do ensino fundamental na Escola Amigos do Verde, integrante da rede particular de ensino na cidade de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, na qual foram utilizados diferentes instrumentos metodológicos: análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas. Os documentos se referem à organização da instituição escolar e proposta pedagógica, bem como os registros do percurso escolar e de vida do aluno, incluindo pareceres pedagógicos, planejamento e registros de aulas. As observações foram registradas em um diário de campo e as entrevistas foram realizadas com as professoras que acompanharam o aluno nos 1º e 3º anos. A análise foi realizada a partir das contribuições teóricas de Vygotski e Maturana. Foram analisados os dispositivos que a instituição escolar cria e disponibiliza para que uma prática pedagógica seja realizada e produza processos de socialização, desenvolvimento e aprendizagem. Os dispositivos analisados foram: apoio extra oferecido em sala de aula; momentos de reunião com a equipe multidisciplinar que acompanha o aluno; formação continuada dos educadores; e a adaptação dos materiais pedagógicos utilizados em sala de aula. As considerações finais propõem uma reflexão acerca das possibilidades de transformação escolar para a efetivação dos processos inclusivos. A análise dos dispositivos criados e disponibilizados pela escola demonstra que esses contribuíram para a realização da experiência escolar inclusiva, ressaltando a importância da utilização de diferentes recursos, aliando as dimensões teórica e prática a partir do trabalho cooperativo construído entre escola, família e equipe multidisciplinar.
id UFRGS-2_d6c65cc58d59a14ae6a49e7e73776b05
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69875
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Matei, CarolineBridi, Fabiane Romano de Souza2013-03-29T01:44:36Z2012http://hdl.handle.net/10183/69875000875075O presente trabalho teve como propósito analisar a constituição de uma prática pedagógica com um aluno com Paralisia Cerebral em situação de inclusão escolar no ensino comum. Este aluno frequenta o terceiro ano do ensino fundamental na Escola Amigos do Verde, integrante da rede particular de ensino na cidade de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, na qual foram utilizados diferentes instrumentos metodológicos: análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas. Os documentos se referem à organização da instituição escolar e proposta pedagógica, bem como os registros do percurso escolar e de vida do aluno, incluindo pareceres pedagógicos, planejamento e registros de aulas. As observações foram registradas em um diário de campo e as entrevistas foram realizadas com as professoras que acompanharam o aluno nos 1º e 3º anos. A análise foi realizada a partir das contribuições teóricas de Vygotski e Maturana. Foram analisados os dispositivos que a instituição escolar cria e disponibiliza para que uma prática pedagógica seja realizada e produza processos de socialização, desenvolvimento e aprendizagem. Os dispositivos analisados foram: apoio extra oferecido em sala de aula; momentos de reunião com a equipe multidisciplinar que acompanha o aluno; formação continuada dos educadores; e a adaptação dos materiais pedagógicos utilizados em sala de aula. As considerações finais propõem uma reflexão acerca das possibilidades de transformação escolar para a efetivação dos processos inclusivos. A análise dos dispositivos criados e disponibilizados pela escola demonstra que esses contribuíram para a realização da experiência escolar inclusiva, ressaltando a importância da utilização de diferentes recursos, aliando as dimensões teórica e prática a partir do trabalho cooperativo construído entre escola, família e equipe multidisciplinar.application/pdfporInclusão escolarParalisia cerebralPrática pedagógicaA construção de uma prática pedagógica inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875075.pdf000875075.pdfTexto completoapplication/pdf639435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69875/1/000875075.pdfa5dccb9e6fc2b76ade4d22798f3fda13MD51TEXT000875075.pdf.txt000875075.pdf.txtExtracted Texttext/plain96154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69875/2/000875075.pdf.txtd7dba3c2759633bbb87c7fb44a83ccfeMD52THUMBNAIL000875075.pdf.jpg000875075.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69875/3/000875075.pdf.jpgf8f8169be0426efe116ab511de822a3fMD5310183/698752018-10-15 08:05:39.341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69875Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de uma prática pedagógica inclusiva
title A construção de uma prática pedagógica inclusiva
spellingShingle A construção de uma prática pedagógica inclusiva
Matei, Caroline
Inclusão escolar
Paralisia cerebral
Prática pedagógica
title_short A construção de uma prática pedagógica inclusiva
title_full A construção de uma prática pedagógica inclusiva
title_fullStr A construção de uma prática pedagógica inclusiva
title_full_unstemmed A construção de uma prática pedagógica inclusiva
title_sort A construção de uma prática pedagógica inclusiva
author Matei, Caroline
author_facet Matei, Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matei, Caroline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bridi, Fabiane Romano de Souza
contributor_str_mv Bridi, Fabiane Romano de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Paralisia cerebral
Prática pedagógica
topic Inclusão escolar
Paralisia cerebral
Prática pedagógica
description O presente trabalho teve como propósito analisar a constituição de uma prática pedagógica com um aluno com Paralisia Cerebral em situação de inclusão escolar no ensino comum. Este aluno frequenta o terceiro ano do ensino fundamental na Escola Amigos do Verde, integrante da rede particular de ensino na cidade de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, na qual foram utilizados diferentes instrumentos metodológicos: análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas. Os documentos se referem à organização da instituição escolar e proposta pedagógica, bem como os registros do percurso escolar e de vida do aluno, incluindo pareceres pedagógicos, planejamento e registros de aulas. As observações foram registradas em um diário de campo e as entrevistas foram realizadas com as professoras que acompanharam o aluno nos 1º e 3º anos. A análise foi realizada a partir das contribuições teóricas de Vygotski e Maturana. Foram analisados os dispositivos que a instituição escolar cria e disponibiliza para que uma prática pedagógica seja realizada e produza processos de socialização, desenvolvimento e aprendizagem. Os dispositivos analisados foram: apoio extra oferecido em sala de aula; momentos de reunião com a equipe multidisciplinar que acompanha o aluno; formação continuada dos educadores; e a adaptação dos materiais pedagógicos utilizados em sala de aula. As considerações finais propõem uma reflexão acerca das possibilidades de transformação escolar para a efetivação dos processos inclusivos. A análise dos dispositivos criados e disponibilizados pela escola demonstra que esses contribuíram para a realização da experiência escolar inclusiva, ressaltando a importância da utilização de diferentes recursos, aliando as dimensões teórica e prática a partir do trabalho cooperativo construído entre escola, família e equipe multidisciplinar.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-29T01:44:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69875
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875075
url http://hdl.handle.net/10183/69875
identifier_str_mv 000875075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69875/1/000875075.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69875/2/000875075.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69875/3/000875075.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a5dccb9e6fc2b76ade4d22798f3fda13
d7dba3c2759633bbb87c7fb44a83ccfe
f8f8169be0426efe116ab511de822a3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447102813110272