A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goellner, Silvana Vilodre
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87020
Resumo: O texto tem como objetivo desenvolver argumentos em favor da presença do conhecimento histórico nos cursos de formação de professores em Educação Física. Para tanto faz uma breve abordagem sobre a Historiografia da Educação Física brasileira para, posteriormente, esboçar algumas reflexões conceituais e metodológicas próprias ao ensino e à pesquisa em História destacando a impossibilidade de abordá-la no singular.
id UFRGS-2_d6d06631995957defa2b77eeee199800
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87020
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goellner, Silvana Vilodre2014-01-30T01:52:03Z20120102-8308http://hdl.handle.net/10183/87020000857613O texto tem como objetivo desenvolver argumentos em favor da presença do conhecimento histórico nos cursos de formação de professores em Educação Física. Para tanto faz uma breve abordagem sobre a Historiografia da Educação Física brasileira para, posteriormente, esboçar algumas reflexões conceituais e metodológicas próprias ao ensino e à pesquisa em História destacando a impossibilidade de abordá-la no singular.Although the problem of looking after points to gain in order to upgrade the Lattes CV and be well ranked at the Capes of researchers and post-graduation programs in Brazil is reaching outrageous levels, just a few people, until now, have dared to make a more critical analysis of the this problem that exists among us, specially in what concerns the lack of responsibility of the curent researches related to the socio-cultural level of the local scientific researches. This article raises some of the problems on this aspect, questioning the post-graduation in physical education in the country and the uncontrolled rush of the people into publishing their papers internationally, which is the only thing that mantains programs and researchers actives on Capes.La cuestión de la carrera por puntos para estar bien clasificados en el currículo Lattes – CAPES per investigadores y los programas de postgrado en Brasil están alcanzando dimensiones absurdas. Pocos se atrevieron a hacer un análisis más crítico de esta cuestión entre nosotros, sobre todo en relación con la falta de responsabilidad y importancia sociocultural en la producción científica actual local. Este artículo plantea algunos problemas en este sentido, cuestionando el postgrado en educación física en el país y la desenfrenada carrera detrás de publicaciones internacionales para mantener programas y investigadores activos en CAPES y sólo eso.application/pdfporKinesis. Santa Maria. Vol. 30, n. 1 (jan./jun. 2012), p. 37-55HistóriaPost-graduate programScientific productionCultural formationPostgradoProducción científicaFormación culturalA importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singularPostgraduate programs in physical education in Brazil : the phenomenon of hyper-productivity and cultural formatinPostgrado en educación física en Brasil : el fenómeno de hiperproductividad y formación culturalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000857613.pdf000857613.pdfTexto completoapplication/pdf410622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87020/1/000857613.pdfe6c703240876da6abbc1b279ac2fe4cfMD51TEXT000857613.pdf.txt000857613.pdf.txtExtracted Texttext/plain43699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87020/2/000857613.pdf.txt96842bb48e2e3f87393592ead18d2ab1MD52THUMBNAIL000857613.pdf.jpg000857613.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87020/3/000857613.pdf.jpgbf8c23e5ed386bcbf7570af001682e11MD5310183/870202018-10-17 09:18:23.909oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87020Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:18:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Postgraduate programs in physical education in Brazil : the phenomenon of hyper-productivity and cultural formatin
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Postgrado en educación física en Brasil : el fenómeno de hiperproductividad y formación cultural
title A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular
spellingShingle A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular
Goellner, Silvana Vilodre
História
Post-graduate program
Scientific production
Cultural formation
Postgrado
Producción científica
Formación cultural
title_short A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular
title_full A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular
title_fullStr A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular
title_full_unstemmed A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular
title_sort A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular
author Goellner, Silvana Vilodre
author_facet Goellner, Silvana Vilodre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goellner, Silvana Vilodre
dc.subject.por.fl_str_mv História
topic História
Post-graduate program
Scientific production
Cultural formation
Postgrado
Producción científica
Formación cultural
dc.subject.eng.fl_str_mv Post-graduate program
Scientific production
Cultural formation
dc.subject.spa.fl_str_mv Postgrado
Producción científica
Formación cultural
description O texto tem como objetivo desenvolver argumentos em favor da presença do conhecimento histórico nos cursos de formação de professores em Educação Física. Para tanto faz uma breve abordagem sobre a Historiografia da Educação Física brasileira para, posteriormente, esboçar algumas reflexões conceituais e metodológicas próprias ao ensino e à pesquisa em História destacando a impossibilidade de abordá-la no singular.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-30T01:52:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87020
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-8308
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000857613
identifier_str_mv 0102-8308
000857613
url http://hdl.handle.net/10183/87020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Kinesis. Santa Maria. Vol. 30, n. 1 (jan./jun. 2012), p. 37-55
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87020/1/000857613.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87020/2/000857613.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87020/3/000857613.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e6c703240876da6abbc1b279ac2fe4cf
96842bb48e2e3f87393592ead18d2ab1
bf8c23e5ed386bcbf7570af001682e11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224824266162176