A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87020 |
Resumo: | O texto tem como objetivo desenvolver argumentos em favor da presença do conhecimento histórico nos cursos de formação de professores em Educação Física. Para tanto faz uma breve abordagem sobre a Historiografia da Educação Física brasileira para, posteriormente, esboçar algumas reflexões conceituais e metodológicas próprias ao ensino e à pesquisa em História destacando a impossibilidade de abordá-la no singular. |
id |
UFRGS-2_d6d06631995957defa2b77eeee199800 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87020 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Goellner, Silvana Vilodre2014-01-30T01:52:03Z20120102-8308http://hdl.handle.net/10183/87020000857613O texto tem como objetivo desenvolver argumentos em favor da presença do conhecimento histórico nos cursos de formação de professores em Educação Física. Para tanto faz uma breve abordagem sobre a Historiografia da Educação Física brasileira para, posteriormente, esboçar algumas reflexões conceituais e metodológicas próprias ao ensino e à pesquisa em História destacando a impossibilidade de abordá-la no singular.Although the problem of looking after points to gain in order to upgrade the Lattes CV and be well ranked at the Capes of researchers and post-graduation programs in Brazil is reaching outrageous levels, just a few people, until now, have dared to make a more critical analysis of the this problem that exists among us, specially in what concerns the lack of responsibility of the curent researches related to the socio-cultural level of the local scientific researches. This article raises some of the problems on this aspect, questioning the post-graduation in physical education in the country and the uncontrolled rush of the people into publishing their papers internationally, which is the only thing that mantains programs and researchers actives on Capes.La cuestión de la carrera por puntos para estar bien clasificados en el currículo Lattes – CAPES per investigadores y los programas de postgrado en Brasil están alcanzando dimensiones absurdas. Pocos se atrevieron a hacer un análisis más crítico de esta cuestión entre nosotros, sobre todo en relación con la falta de responsabilidad y importancia sociocultural en la producción científica actual local. Este artículo plantea algunos problemas en este sentido, cuestionando el postgrado en educación física en el país y la desenfrenada carrera detrás de publicaciones internacionales para mantener programas y investigadores activos en CAPES y sólo eso.application/pdfporKinesis. Santa Maria. Vol. 30, n. 1 (jan./jun. 2012), p. 37-55HistóriaPost-graduate programScientific productionCultural formationPostgradoProducción científicaFormación culturalA importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singularPostgraduate programs in physical education in Brazil : the phenomenon of hyper-productivity and cultural formatinPostgrado en educación física en Brasil : el fenómeno de hiperproductividad y formación culturalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000857613.pdf000857613.pdfTexto completoapplication/pdf410622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87020/1/000857613.pdfe6c703240876da6abbc1b279ac2fe4cfMD51TEXT000857613.pdf.txt000857613.pdf.txtExtracted Texttext/plain43699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87020/2/000857613.pdf.txt96842bb48e2e3f87393592ead18d2ab1MD52THUMBNAIL000857613.pdf.jpg000857613.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87020/3/000857613.pdf.jpgbf8c23e5ed386bcbf7570af001682e11MD5310183/870202018-10-17 09:18:23.909oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87020Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T12:18:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Postgraduate programs in physical education in Brazil : the phenomenon of hyper-productivity and cultural formatin |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Postgrado en educación física en Brasil : el fenómeno de hiperproductividad y formación cultural |
title |
A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular |
spellingShingle |
A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular Goellner, Silvana Vilodre História Post-graduate program Scientific production Cultural formation Postgrado Producción científica Formación cultural |
title_short |
A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular |
title_full |
A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular |
title_fullStr |
A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular |
title_full_unstemmed |
A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular |
title_sort |
A importância do conhecimento histórico na formação de professores de educação física e a desconstrução da história no singular |
author |
Goellner, Silvana Vilodre |
author_facet |
Goellner, Silvana Vilodre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goellner, Silvana Vilodre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História |
topic |
História Post-graduate program Scientific production Cultural formation Postgrado Producción científica Formación cultural |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Post-graduate program Scientific production Cultural formation |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Postgrado Producción científica Formación cultural |
description |
O texto tem como objetivo desenvolver argumentos em favor da presença do conhecimento histórico nos cursos de formação de professores em Educação Física. Para tanto faz uma breve abordagem sobre a Historiografia da Educação Física brasileira para, posteriormente, esboçar algumas reflexões conceituais e metodológicas próprias ao ensino e à pesquisa em História destacando a impossibilidade de abordá-la no singular. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-30T01:52:03Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/87020 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-8308 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000857613 |
identifier_str_mv |
0102-8308 000857613 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/87020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Kinesis. Santa Maria. Vol. 30, n. 1 (jan./jun. 2012), p. 37-55 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87020/1/000857613.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87020/2/000857613.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87020/3/000857613.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6c703240876da6abbc1b279ac2fe4cf 96842bb48e2e3f87393592ead18d2ab1 bf8c23e5ed386bcbf7570af001682e11 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724909852295168 |