Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201767 |
Resumo: | A reflexão em torno do tema mídias e os recursos tecnológicos disponíveis para o processo de inclusão escolar não é recente. Para se construir um panorama, este estudo buscou, através de uma revisão sistemática da literatura, o que está sendo produzido e discutido no meio acadêmico a partir de pesquisas no Repositório Digital Lume – UFRGS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo critério de seleção e análise privilegiou os documentos que contêm o foco no uso de mídias para o processo de inclusão em escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul que tenham sido publicados no período de 2010 a 2018. Para melhor análise deste material, construiu-se um referencial teórico que tem por base a inclusão, legislação e tecnologias a partir dos seguintes autores: Mantoan (1997, 2003), Santos e Paulino (2008), Fonseca (2003), Dall’Asta e Brandão (2004). Com a revisão bibliográfica realizada neste estudo, foi possível verificar que grande parte dos trabalhos encontrados consideram as tecnologias como uma forte aliada ao processo de inclusão, proporcionando formas mais atrativas de ensino e aprendizagens mais significativas. A maioria dos autores defende que as salas de recursos multifuncionais são locais propícios para a concretização de uma educação inclusiva, e o professor tem um papel fundamental tanto os das salas de recursos multifuncionais como os das salas regulares, em priorizar um atendimento de qualidade e buscar sempre a formação continuada para atender estes alunos, tendo em vista seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. As escolas, por sua vez, precisam conhecer e valorizar a importância da qualificação de seus professores e dos benefícios relativos à implantação das salas multifuncionais. Assim, poderão buscar, pelas vias adequadas, tais recursos junto ao poder público, bem como garantias de formação para seu corpo docente, prestando-lhes o apoio técnico necessário. |
id |
UFRGS-2_d6e2ee438dd72c960fa633143cd89f3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201767 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Rosângela DamascenoAmaral, Caroline Bohrer do2019-11-14T03:55:34Z2018http://hdl.handle.net/10183/201767001106789A reflexão em torno do tema mídias e os recursos tecnológicos disponíveis para o processo de inclusão escolar não é recente. Para se construir um panorama, este estudo buscou, através de uma revisão sistemática da literatura, o que está sendo produzido e discutido no meio acadêmico a partir de pesquisas no Repositório Digital Lume – UFRGS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo critério de seleção e análise privilegiou os documentos que contêm o foco no uso de mídias para o processo de inclusão em escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul que tenham sido publicados no período de 2010 a 2018. Para melhor análise deste material, construiu-se um referencial teórico que tem por base a inclusão, legislação e tecnologias a partir dos seguintes autores: Mantoan (1997, 2003), Santos e Paulino (2008), Fonseca (2003), Dall’Asta e Brandão (2004). Com a revisão bibliográfica realizada neste estudo, foi possível verificar que grande parte dos trabalhos encontrados consideram as tecnologias como uma forte aliada ao processo de inclusão, proporcionando formas mais atrativas de ensino e aprendizagens mais significativas. A maioria dos autores defende que as salas de recursos multifuncionais são locais propícios para a concretização de uma educação inclusiva, e o professor tem um papel fundamental tanto os das salas de recursos multifuncionais como os das salas regulares, em priorizar um atendimento de qualidade e buscar sempre a formação continuada para atender estes alunos, tendo em vista seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. As escolas, por sua vez, precisam conhecer e valorizar a importância da qualificação de seus professores e dos benefícios relativos à implantação das salas multifuncionais. Assim, poderão buscar, pelas vias adequadas, tais recursos junto ao poder público, bem como garantias de formação para seu corpo docente, prestando-lhes o apoio técnico necessário.The reflection around the media theme and the technological resources available for the process of school inclusion is not recent. In order to construct a panorama, this study sought, through a systematic review of the literature, what is being produced and discussed in the academic environment from researches in the Digital Repository Lume - UFRGS. It is a qualitative research whose selection and analysis criterion privileged the documents that contain the focus on the use of media for the inclusion process in schools of the state network of Rio Grande do Sul that have been published in the period from 2010 to 2018 (2003), Santos and Paulino (2008), Fonseca (2003), Dall’Asta and Brandão (2004). With the bibliographic review carried out in this study, it was possible to verify that a great part of the studies found the technologies as a strong allied to the inclusion process, providing more attractive forms of teaching and more significant learning. Most authors argue that multifunctional resource rooms are places conducive to the achievement of an inclusive education, and the teacher has a fundamental role both in multifunctional resource rooms and in regular rooms, in prioritizing quality care and seeking training. Schools, in turn, need to know and value the importance of the qualification of their teachers and the benefits related to the implantation of multifunctional rooms. Thus, they will be able to seek, through the appropriate channels, such resources with the public power, as well as guarantees of training for their faculty, providing them with the necessary technical support.application/pdfporMídia digitalInclusão escolarEnsino fundamentalMedia in educationSchool inclusionElementary SchoolMídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106789.pdf.txt001106789.pdf.txtExtracted Texttext/plain89255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201767/2/001106789.pdf.txt17731bd3dd1c79907a6333678589ab72MD52ORIGINAL001106789.pdfTexto completoapplication/pdf408330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201767/1/001106789.pdfaa10ddaa1cb00486c38484f4786030c1MD5110183/2017672019-11-15 04:52:21.187473oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201767Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:52:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais |
title |
Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais |
spellingShingle |
Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais Costa, Rosângela Damasceno Mídia digital Inclusão escolar Ensino fundamental Media in education School inclusion Elementary School |
title_short |
Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais |
title_full |
Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais |
title_fullStr |
Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais |
title_sort |
Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais |
author |
Costa, Rosângela Damasceno |
author_facet |
Costa, Rosângela Damasceno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rosângela Damasceno |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amaral, Caroline Bohrer do |
contributor_str_mv |
Amaral, Caroline Bohrer do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia digital Inclusão escolar Ensino fundamental |
topic |
Mídia digital Inclusão escolar Ensino fundamental Media in education School inclusion Elementary School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media in education School inclusion Elementary School |
description |
A reflexão em torno do tema mídias e os recursos tecnológicos disponíveis para o processo de inclusão escolar não é recente. Para se construir um panorama, este estudo buscou, através de uma revisão sistemática da literatura, o que está sendo produzido e discutido no meio acadêmico a partir de pesquisas no Repositório Digital Lume – UFRGS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo critério de seleção e análise privilegiou os documentos que contêm o foco no uso de mídias para o processo de inclusão em escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul que tenham sido publicados no período de 2010 a 2018. Para melhor análise deste material, construiu-se um referencial teórico que tem por base a inclusão, legislação e tecnologias a partir dos seguintes autores: Mantoan (1997, 2003), Santos e Paulino (2008), Fonseca (2003), Dall’Asta e Brandão (2004). Com a revisão bibliográfica realizada neste estudo, foi possível verificar que grande parte dos trabalhos encontrados consideram as tecnologias como uma forte aliada ao processo de inclusão, proporcionando formas mais atrativas de ensino e aprendizagens mais significativas. A maioria dos autores defende que as salas de recursos multifuncionais são locais propícios para a concretização de uma educação inclusiva, e o professor tem um papel fundamental tanto os das salas de recursos multifuncionais como os das salas regulares, em priorizar um atendimento de qualidade e buscar sempre a formação continuada para atender estes alunos, tendo em vista seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. As escolas, por sua vez, precisam conhecer e valorizar a importância da qualificação de seus professores e dos benefícios relativos à implantação das salas multifuncionais. Assim, poderão buscar, pelas vias adequadas, tais recursos junto ao poder público, bem como garantias de formação para seu corpo docente, prestando-lhes o apoio técnico necessário. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-14T03:55:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/201767 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001106789 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/201767 |
identifier_str_mv |
001106789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201767/2/001106789.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201767/1/001106789.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
17731bd3dd1c79907a6333678589ab72 aa10ddaa1cb00486c38484f4786030c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447255477387264 |