Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rosângela Damasceno
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201767
Resumo: A reflexão em torno do tema mídias e os recursos tecnológicos disponíveis para o processo de inclusão escolar não é recente. Para se construir um panorama, este estudo buscou, através de uma revisão sistemática da literatura, o que está sendo produzido e discutido no meio acadêmico a partir de pesquisas no Repositório Digital Lume – UFRGS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo critério de seleção e análise privilegiou os documentos que contêm o foco no uso de mídias para o processo de inclusão em escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul que tenham sido publicados no período de 2010 a 2018. Para melhor análise deste material, construiu-se um referencial teórico que tem por base a inclusão, legislação e tecnologias a partir dos seguintes autores: Mantoan (1997, 2003), Santos e Paulino (2008), Fonseca (2003), Dall’Asta e Brandão (2004). Com a revisão bibliográfica realizada neste estudo, foi possível verificar que grande parte dos trabalhos encontrados consideram as tecnologias como uma forte aliada ao processo de inclusão, proporcionando formas mais atrativas de ensino e aprendizagens mais significativas. A maioria dos autores defende que as salas de recursos multifuncionais são locais propícios para a concretização de uma educação inclusiva, e o professor tem um papel fundamental tanto os das salas de recursos multifuncionais como os das salas regulares, em priorizar um atendimento de qualidade e buscar sempre a formação continuada para atender estes alunos, tendo em vista seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. As escolas, por sua vez, precisam conhecer e valorizar a importância da qualificação de seus professores e dos benefícios relativos à implantação das salas multifuncionais. Assim, poderão buscar, pelas vias adequadas, tais recursos junto ao poder público, bem como garantias de formação para seu corpo docente, prestando-lhes o apoio técnico necessário.
id UFRGS-2_d6e2ee438dd72c960fa633143cd89f3e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201767
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Rosângela DamascenoAmaral, Caroline Bohrer do2019-11-14T03:55:34Z2018http://hdl.handle.net/10183/201767001106789A reflexão em torno do tema mídias e os recursos tecnológicos disponíveis para o processo de inclusão escolar não é recente. Para se construir um panorama, este estudo buscou, através de uma revisão sistemática da literatura, o que está sendo produzido e discutido no meio acadêmico a partir de pesquisas no Repositório Digital Lume – UFRGS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo critério de seleção e análise privilegiou os documentos que contêm o foco no uso de mídias para o processo de inclusão em escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul que tenham sido publicados no período de 2010 a 2018. Para melhor análise deste material, construiu-se um referencial teórico que tem por base a inclusão, legislação e tecnologias a partir dos seguintes autores: Mantoan (1997, 2003), Santos e Paulino (2008), Fonseca (2003), Dall’Asta e Brandão (2004). Com a revisão bibliográfica realizada neste estudo, foi possível verificar que grande parte dos trabalhos encontrados consideram as tecnologias como uma forte aliada ao processo de inclusão, proporcionando formas mais atrativas de ensino e aprendizagens mais significativas. A maioria dos autores defende que as salas de recursos multifuncionais são locais propícios para a concretização de uma educação inclusiva, e o professor tem um papel fundamental tanto os das salas de recursos multifuncionais como os das salas regulares, em priorizar um atendimento de qualidade e buscar sempre a formação continuada para atender estes alunos, tendo em vista seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. As escolas, por sua vez, precisam conhecer e valorizar a importância da qualificação de seus professores e dos benefícios relativos à implantação das salas multifuncionais. Assim, poderão buscar, pelas vias adequadas, tais recursos junto ao poder público, bem como garantias de formação para seu corpo docente, prestando-lhes o apoio técnico necessário.The reflection around the media theme and the technological resources available for the process of school inclusion is not recent. In order to construct a panorama, this study sought, through a systematic review of the literature, what is being produced and discussed in the academic environment from researches in the Digital Repository Lume - UFRGS. It is a qualitative research whose selection and analysis criterion privileged the documents that contain the focus on the use of media for the inclusion process in schools of the state network of Rio Grande do Sul that have been published in the period from 2010 to 2018 (2003), Santos and Paulino (2008), Fonseca (2003), Dall’Asta and Brandão (2004). With the bibliographic review carried out in this study, it was possible to verify that a great part of the studies found the technologies as a strong allied to the inclusion process, providing more attractive forms of teaching and more significant learning. Most authors argue that multifunctional resource rooms are places conducive to the achievement of an inclusive education, and the teacher has a fundamental role both in multifunctional resource rooms and in regular rooms, in prioritizing quality care and seeking training. Schools, in turn, need to know and value the importance of the qualification of their teachers and the benefits related to the implantation of multifunctional rooms. Thus, they will be able to seek, through the appropriate channels, such resources with the public power, as well as guarantees of training for their faculty, providing them with the necessary technical support.application/pdfporMídia digitalInclusão escolarEnsino fundamentalMedia in educationSchool inclusionElementary SchoolMídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106789.pdf.txt001106789.pdf.txtExtracted Texttext/plain89255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201767/2/001106789.pdf.txt17731bd3dd1c79907a6333678589ab72MD52ORIGINAL001106789.pdfTexto completoapplication/pdf408330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201767/1/001106789.pdfaa10ddaa1cb00486c38484f4786030c1MD5110183/2017672019-11-15 04:52:21.187473oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201767Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:52:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais
title Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais
spellingShingle Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais
Costa, Rosângela Damasceno
Mídia digital
Inclusão escolar
Ensino fundamental
Media in education
School inclusion
Elementary School
title_short Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais
title_full Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais
title_fullStr Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais
title_full_unstemmed Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais
title_sort Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais
author Costa, Rosângela Damasceno
author_facet Costa, Rosângela Damasceno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rosângela Damasceno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Caroline Bohrer do
contributor_str_mv Amaral, Caroline Bohrer do
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia digital
Inclusão escolar
Ensino fundamental
topic Mídia digital
Inclusão escolar
Ensino fundamental
Media in education
School inclusion
Elementary School
dc.subject.eng.fl_str_mv Media in education
School inclusion
Elementary School
description A reflexão em torno do tema mídias e os recursos tecnológicos disponíveis para o processo de inclusão escolar não é recente. Para se construir um panorama, este estudo buscou, através de uma revisão sistemática da literatura, o que está sendo produzido e discutido no meio acadêmico a partir de pesquisas no Repositório Digital Lume – UFRGS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo critério de seleção e análise privilegiou os documentos que contêm o foco no uso de mídias para o processo de inclusão em escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul que tenham sido publicados no período de 2010 a 2018. Para melhor análise deste material, construiu-se um referencial teórico que tem por base a inclusão, legislação e tecnologias a partir dos seguintes autores: Mantoan (1997, 2003), Santos e Paulino (2008), Fonseca (2003), Dall’Asta e Brandão (2004). Com a revisão bibliográfica realizada neste estudo, foi possível verificar que grande parte dos trabalhos encontrados consideram as tecnologias como uma forte aliada ao processo de inclusão, proporcionando formas mais atrativas de ensino e aprendizagens mais significativas. A maioria dos autores defende que as salas de recursos multifuncionais são locais propícios para a concretização de uma educação inclusiva, e o professor tem um papel fundamental tanto os das salas de recursos multifuncionais como os das salas regulares, em priorizar um atendimento de qualidade e buscar sempre a formação continuada para atender estes alunos, tendo em vista seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. As escolas, por sua vez, precisam conhecer e valorizar a importância da qualificação de seus professores e dos benefícios relativos à implantação das salas multifuncionais. Assim, poderão buscar, pelas vias adequadas, tais recursos junto ao poder público, bem como garantias de formação para seu corpo docente, prestando-lhes o apoio técnico necessário.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-14T03:55:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201767
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106789
url http://hdl.handle.net/10183/201767
identifier_str_mv 001106789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201767/2/001106789.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201767/1/001106789.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 17731bd3dd1c79907a6333678589ab72
aa10ddaa1cb00486c38484f4786030c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447255477387264