Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortega, Ricardo Jesus Coelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182267
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar os fatores que motivaram os estudantes egressos de um curso Técnico em Química (TQ) da rede pública estadual em Porto Alegre a ingressarem e concluírem o referido curso. Além disso, busca-se analisar as características que favoreceram a inserção, a permanência ou ascensão dos egressos no mercado de trabalho. O interesse por esta temática de pesquisa originou-se das experiências desenvolvidas durante os estágios de docência realizados na escola e por minha própria experiência de ser um egresso do referido curso técnico. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, e se configura em um Estudo de Caso, no qual foi aplicado um questionário para coleta de dados com perguntas abertas e fechadas. O público alvo desta pesquisa são 21 alunos formados no curso técnico da escola, os quais se formaram entre 2009 e 2017. As respostas estão organizadas em três categorias: motivação para ingressar, permanecer e concluir o curso técnico; ascensão e/ou inserção no mercado de trabalho; sugestões e críticas sobre o processo formativo do curso. Os dados coletados e analisados mostram que o curso técnico em química tem como atrativos, relatados pelos egressos sua gratuidade, curta duração, boa qualidade para a formação profissional técnica, contando com quadro docente bem preparado, e que, com esforço consegue manter o andamento do curso público. Dez destes alunos encontram-se atualmente trabalhando na função técnica. Outros estão trabalhando em áreas diversas, estão fora do mercado de trabalho ou ainda se encaminharam para uma formação educacional superior. A maioria dos ex-alunos, 15 pessoas, disse ter continuado sua formação, alguns investindo em educação superior, em muitos casos mantendo-se na área química ou das ciências. Desta forma, acredita-se que a partir da vivência do referido curso técnico em química houve um favorecimento dos seus egressos pela inserção ou ascensão na carreira profissional e no encaminhamento de seu desenvolvimento acadêmico.
id UFRGS-2_d6e9922d5ced071ba9d661c1214469d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182267
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ortega, Ricardo Jesus CoelhoPassos, Camila Greff2018-09-20T02:29:20Z2018http://hdl.handle.net/10183/182267001075679Este trabalho tem por objetivo identificar os fatores que motivaram os estudantes egressos de um curso Técnico em Química (TQ) da rede pública estadual em Porto Alegre a ingressarem e concluírem o referido curso. Além disso, busca-se analisar as características que favoreceram a inserção, a permanência ou ascensão dos egressos no mercado de trabalho. O interesse por esta temática de pesquisa originou-se das experiências desenvolvidas durante os estágios de docência realizados na escola e por minha própria experiência de ser um egresso do referido curso técnico. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, e se configura em um Estudo de Caso, no qual foi aplicado um questionário para coleta de dados com perguntas abertas e fechadas. O público alvo desta pesquisa são 21 alunos formados no curso técnico da escola, os quais se formaram entre 2009 e 2017. As respostas estão organizadas em três categorias: motivação para ingressar, permanecer e concluir o curso técnico; ascensão e/ou inserção no mercado de trabalho; sugestões e críticas sobre o processo formativo do curso. Os dados coletados e analisados mostram que o curso técnico em química tem como atrativos, relatados pelos egressos sua gratuidade, curta duração, boa qualidade para a formação profissional técnica, contando com quadro docente bem preparado, e que, com esforço consegue manter o andamento do curso público. Dez destes alunos encontram-se atualmente trabalhando na função técnica. Outros estão trabalhando em áreas diversas, estão fora do mercado de trabalho ou ainda se encaminharam para uma formação educacional superior. A maioria dos ex-alunos, 15 pessoas, disse ter continuado sua formação, alguns investindo em educação superior, em muitos casos mantendo-se na área química ou das ciências. Desta forma, acredita-se que a partir da vivência do referido curso técnico em química houve um favorecimento dos seus egressos pela inserção ou ascensão na carreira profissional e no encaminhamento de seu desenvolvimento acadêmico.application/pdfporEnsino técnicoEnsino de quimicaEnsino públicoEgressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2018Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075679.pdfTexto completoapplication/pdf1072351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182267/1/001075679.pdf6e33d41b876b08a12cccc01a928c3f9cMD51TEXT001075679.pdf.txt001075679.pdf.txtExtracted Texttext/plain113896http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182267/2/001075679.pdf.txt0e5a336eb49a4c628abf67fb85911fcdMD52THUMBNAIL001075679.pdf.jpg001075679.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182267/3/001075679.pdf.jpg61dd5117ce630c654c8b3778ae491cc2MD5310183/1822672018-10-05 07:52:59.637oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182267Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:52:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas
title Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas
spellingShingle Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas
Ortega, Ricardo Jesus Coelho
Ensino técnico
Ensino de quimica
Ensino público
title_short Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas
title_full Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas
title_fullStr Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas
title_full_unstemmed Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas
title_sort Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas
author Ortega, Ricardo Jesus Coelho
author_facet Ortega, Ricardo Jesus Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortega, Ricardo Jesus Coelho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passos, Camila Greff
contributor_str_mv Passos, Camila Greff
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino técnico
Ensino de quimica
Ensino público
topic Ensino técnico
Ensino de quimica
Ensino público
description Este trabalho tem por objetivo identificar os fatores que motivaram os estudantes egressos de um curso Técnico em Química (TQ) da rede pública estadual em Porto Alegre a ingressarem e concluírem o referido curso. Além disso, busca-se analisar as características que favoreceram a inserção, a permanência ou ascensão dos egressos no mercado de trabalho. O interesse por esta temática de pesquisa originou-se das experiências desenvolvidas durante os estágios de docência realizados na escola e por minha própria experiência de ser um egresso do referido curso técnico. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, e se configura em um Estudo de Caso, no qual foi aplicado um questionário para coleta de dados com perguntas abertas e fechadas. O público alvo desta pesquisa são 21 alunos formados no curso técnico da escola, os quais se formaram entre 2009 e 2017. As respostas estão organizadas em três categorias: motivação para ingressar, permanecer e concluir o curso técnico; ascensão e/ou inserção no mercado de trabalho; sugestões e críticas sobre o processo formativo do curso. Os dados coletados e analisados mostram que o curso técnico em química tem como atrativos, relatados pelos egressos sua gratuidade, curta duração, boa qualidade para a formação profissional técnica, contando com quadro docente bem preparado, e que, com esforço consegue manter o andamento do curso público. Dez destes alunos encontram-se atualmente trabalhando na função técnica. Outros estão trabalhando em áreas diversas, estão fora do mercado de trabalho ou ainda se encaminharam para uma formação educacional superior. A maioria dos ex-alunos, 15 pessoas, disse ter continuado sua formação, alguns investindo em educação superior, em muitos casos mantendo-se na área química ou das ciências. Desta forma, acredita-se que a partir da vivência do referido curso técnico em química houve um favorecimento dos seus egressos pela inserção ou ascensão na carreira profissional e no encaminhamento de seu desenvolvimento acadêmico.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-20T02:29:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182267
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075679
url http://hdl.handle.net/10183/182267
identifier_str_mv 001075679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182267/1/001075679.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182267/2/001075679.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182267/3/001075679.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e33d41b876b08a12cccc01a928c3f9c
0e5a336eb49a4c628abf67fb85911fcd
61dd5117ce630c654c8b3778ae491cc2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447224224579584