Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182267 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo identificar os fatores que motivaram os estudantes egressos de um curso Técnico em Química (TQ) da rede pública estadual em Porto Alegre a ingressarem e concluírem o referido curso. Além disso, busca-se analisar as características que favoreceram a inserção, a permanência ou ascensão dos egressos no mercado de trabalho. O interesse por esta temática de pesquisa originou-se das experiências desenvolvidas durante os estágios de docência realizados na escola e por minha própria experiência de ser um egresso do referido curso técnico. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, e se configura em um Estudo de Caso, no qual foi aplicado um questionário para coleta de dados com perguntas abertas e fechadas. O público alvo desta pesquisa são 21 alunos formados no curso técnico da escola, os quais se formaram entre 2009 e 2017. As respostas estão organizadas em três categorias: motivação para ingressar, permanecer e concluir o curso técnico; ascensão e/ou inserção no mercado de trabalho; sugestões e críticas sobre o processo formativo do curso. Os dados coletados e analisados mostram que o curso técnico em química tem como atrativos, relatados pelos egressos sua gratuidade, curta duração, boa qualidade para a formação profissional técnica, contando com quadro docente bem preparado, e que, com esforço consegue manter o andamento do curso público. Dez destes alunos encontram-se atualmente trabalhando na função técnica. Outros estão trabalhando em áreas diversas, estão fora do mercado de trabalho ou ainda se encaminharam para uma formação educacional superior. A maioria dos ex-alunos, 15 pessoas, disse ter continuado sua formação, alguns investindo em educação superior, em muitos casos mantendo-se na área química ou das ciências. Desta forma, acredita-se que a partir da vivência do referido curso técnico em química houve um favorecimento dos seus egressos pela inserção ou ascensão na carreira profissional e no encaminhamento de seu desenvolvimento acadêmico. |
id |
UFRGS-2_d6e9922d5ced071ba9d661c1214469d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182267 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ortega, Ricardo Jesus CoelhoPassos, Camila Greff2018-09-20T02:29:20Z2018http://hdl.handle.net/10183/182267001075679Este trabalho tem por objetivo identificar os fatores que motivaram os estudantes egressos de um curso Técnico em Química (TQ) da rede pública estadual em Porto Alegre a ingressarem e concluírem o referido curso. Além disso, busca-se analisar as características que favoreceram a inserção, a permanência ou ascensão dos egressos no mercado de trabalho. O interesse por esta temática de pesquisa originou-se das experiências desenvolvidas durante os estágios de docência realizados na escola e por minha própria experiência de ser um egresso do referido curso técnico. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, e se configura em um Estudo de Caso, no qual foi aplicado um questionário para coleta de dados com perguntas abertas e fechadas. O público alvo desta pesquisa são 21 alunos formados no curso técnico da escola, os quais se formaram entre 2009 e 2017. As respostas estão organizadas em três categorias: motivação para ingressar, permanecer e concluir o curso técnico; ascensão e/ou inserção no mercado de trabalho; sugestões e críticas sobre o processo formativo do curso. Os dados coletados e analisados mostram que o curso técnico em química tem como atrativos, relatados pelos egressos sua gratuidade, curta duração, boa qualidade para a formação profissional técnica, contando com quadro docente bem preparado, e que, com esforço consegue manter o andamento do curso público. Dez destes alunos encontram-se atualmente trabalhando na função técnica. Outros estão trabalhando em áreas diversas, estão fora do mercado de trabalho ou ainda se encaminharam para uma formação educacional superior. A maioria dos ex-alunos, 15 pessoas, disse ter continuado sua formação, alguns investindo em educação superior, em muitos casos mantendo-se na área química ou das ciências. Desta forma, acredita-se que a partir da vivência do referido curso técnico em química houve um favorecimento dos seus egressos pela inserção ou ascensão na carreira profissional e no encaminhamento de seu desenvolvimento acadêmico.application/pdfporEnsino técnicoEnsino de quimicaEnsino públicoEgressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2018Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075679.pdfTexto completoapplication/pdf1072351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182267/1/001075679.pdf6e33d41b876b08a12cccc01a928c3f9cMD51TEXT001075679.pdf.txt001075679.pdf.txtExtracted Texttext/plain113896http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182267/2/001075679.pdf.txt0e5a336eb49a4c628abf67fb85911fcdMD52THUMBNAIL001075679.pdf.jpg001075679.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182267/3/001075679.pdf.jpg61dd5117ce630c654c8b3778ae491cc2MD5310183/1822672018-10-05 07:52:59.637oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182267Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:52:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas |
title |
Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas |
spellingShingle |
Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas Ortega, Ricardo Jesus Coelho Ensino técnico Ensino de quimica Ensino público |
title_short |
Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas |
title_full |
Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas |
title_fullStr |
Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas |
title_full_unstemmed |
Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas |
title_sort |
Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas |
author |
Ortega, Ricardo Jesus Coelho |
author_facet |
Ortega, Ricardo Jesus Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortega, Ricardo Jesus Coelho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passos, Camila Greff |
contributor_str_mv |
Passos, Camila Greff |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino técnico Ensino de quimica Ensino público |
topic |
Ensino técnico Ensino de quimica Ensino público |
description |
Este trabalho tem por objetivo identificar os fatores que motivaram os estudantes egressos de um curso Técnico em Química (TQ) da rede pública estadual em Porto Alegre a ingressarem e concluírem o referido curso. Além disso, busca-se analisar as características que favoreceram a inserção, a permanência ou ascensão dos egressos no mercado de trabalho. O interesse por esta temática de pesquisa originou-se das experiências desenvolvidas durante os estágios de docência realizados na escola e por minha própria experiência de ser um egresso do referido curso técnico. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, e se configura em um Estudo de Caso, no qual foi aplicado um questionário para coleta de dados com perguntas abertas e fechadas. O público alvo desta pesquisa são 21 alunos formados no curso técnico da escola, os quais se formaram entre 2009 e 2017. As respostas estão organizadas em três categorias: motivação para ingressar, permanecer e concluir o curso técnico; ascensão e/ou inserção no mercado de trabalho; sugestões e críticas sobre o processo formativo do curso. Os dados coletados e analisados mostram que o curso técnico em química tem como atrativos, relatados pelos egressos sua gratuidade, curta duração, boa qualidade para a formação profissional técnica, contando com quadro docente bem preparado, e que, com esforço consegue manter o andamento do curso público. Dez destes alunos encontram-se atualmente trabalhando na função técnica. Outros estão trabalhando em áreas diversas, estão fora do mercado de trabalho ou ainda se encaminharam para uma formação educacional superior. A maioria dos ex-alunos, 15 pessoas, disse ter continuado sua formação, alguns investindo em educação superior, em muitos casos mantendo-se na área química ou das ciências. Desta forma, acredita-se que a partir da vivência do referido curso técnico em química houve um favorecimento dos seus egressos pela inserção ou ascensão na carreira profissional e no encaminhamento de seu desenvolvimento acadêmico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-20T02:29:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182267 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001075679 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182267 |
identifier_str_mv |
001075679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182267/1/001075679.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182267/2/001075679.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182267/3/001075679.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6e33d41b876b08a12cccc01a928c3f9c 0e5a336eb49a4c628abf67fb85911fcd 61dd5117ce630c654c8b3778ae491cc2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447224224579584 |