Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rohde, Tânia Maria Adam
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102825
Resumo: Neste estudo procuramos identificar os tipos e níveis de letramento que emergem em um ambiente virtual colaborativo, especificamente no uso do software wiki. A população de pesquisa foram os alunos da turma 7A1, do sétimo ano, do Ensino fundamental de Nove Anos, de uma escola da rede municipal da Cidade de São Leopoldo. Pesquisa qualitativa que através dos vários instrumentos de coleta de dados fizemos as análises mesclando os conhecimentos de cunho teórico e experimental. A imersão da pesquisadora no ambiente colaborativo através da ferramenta wiki foi um desafio, pois o acesso dos alunos as tecnologias é limitado e os mesmos não conheciam o software wiki. Desse modo são vários aspectos abordados sobre as ferramentas colaborativas, projetos de aprendizagem e sobre os tipos de letramentos e as condições necessárias para que o letramento aconteça. Os jovens, a escola, os professores, as famílias tem muito mais responsabilidades sobre a aprendizagem dos alunos. O trabalho que privilegia a produção colaborativa em situação online exige habilidades próprias para ser efetivada.
id UFRGS-2_d83f913eb8e18c9862b3c5f559c43238
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102825
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rohde, Tânia Maria AdamPasserino, Liliana Maria2014-09-11T02:09:49Z2012http://hdl.handle.net/10183/102825000921856Neste estudo procuramos identificar os tipos e níveis de letramento que emergem em um ambiente virtual colaborativo, especificamente no uso do software wiki. A população de pesquisa foram os alunos da turma 7A1, do sétimo ano, do Ensino fundamental de Nove Anos, de uma escola da rede municipal da Cidade de São Leopoldo. Pesquisa qualitativa que através dos vários instrumentos de coleta de dados fizemos as análises mesclando os conhecimentos de cunho teórico e experimental. A imersão da pesquisadora no ambiente colaborativo através da ferramenta wiki foi um desafio, pois o acesso dos alunos as tecnologias é limitado e os mesmos não conheciam o software wiki. Desse modo são vários aspectos abordados sobre as ferramentas colaborativas, projetos de aprendizagem e sobre os tipos de letramentos e as condições necessárias para que o letramento aconteça. Os jovens, a escola, os professores, as famílias tem muito mais responsabilidades sobre a aprendizagem dos alunos. O trabalho que privilegia a produção colaborativa em situação online exige habilidades próprias para ser efetivada.application/pdfporEstudo de casoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)LetramentoAprendizagemEscrita colaborativaLetramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921856.pdf000921856.pdfTexto completoapplication/pdf704151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102825/1/000921856.pdf5629a02e89605841f09b650a90a2ec6bMD51TEXT000921856.pdf.txt000921856.pdf.txtExtracted Texttext/plain120116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102825/2/000921856.pdf.txt150270436daf6faa20c157102629a1a6MD52THUMBNAIL000921856.pdf.jpg000921856.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102825/3/000921856.pdf.jpg8cb3750ff02d18973fb8ae2237f2e79dMD5310183/1028252018-10-25 09:01:07.413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102825Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso
title Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso
spellingShingle Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso
Rohde, Tânia Maria Adam
Estudo de caso
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Letramento
Aprendizagem
Escrita colaborativa
title_short Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso
title_full Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso
title_fullStr Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso
title_full_unstemmed Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso
title_sort Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso
author Rohde, Tânia Maria Adam
author_facet Rohde, Tânia Maria Adam
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rohde, Tânia Maria Adam
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
contributor_str_mv Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de caso
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Letramento
Aprendizagem
Escrita colaborativa
topic Estudo de caso
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Letramento
Aprendizagem
Escrita colaborativa
description Neste estudo procuramos identificar os tipos e níveis de letramento que emergem em um ambiente virtual colaborativo, especificamente no uso do software wiki. A população de pesquisa foram os alunos da turma 7A1, do sétimo ano, do Ensino fundamental de Nove Anos, de uma escola da rede municipal da Cidade de São Leopoldo. Pesquisa qualitativa que através dos vários instrumentos de coleta de dados fizemos as análises mesclando os conhecimentos de cunho teórico e experimental. A imersão da pesquisadora no ambiente colaborativo através da ferramenta wiki foi um desafio, pois o acesso dos alunos as tecnologias é limitado e os mesmos não conheciam o software wiki. Desse modo são vários aspectos abordados sobre as ferramentas colaborativas, projetos de aprendizagem e sobre os tipos de letramentos e as condições necessárias para que o letramento aconteça. Os jovens, a escola, os professores, as famílias tem muito mais responsabilidades sobre a aprendizagem dos alunos. O trabalho que privilegia a produção colaborativa em situação online exige habilidades próprias para ser efetivada.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102825
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000921856
url http://hdl.handle.net/10183/102825
identifier_str_mv 000921856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102825/1/000921856.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102825/2/000921856.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102825/3/000921856.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5629a02e89605841f09b650a90a2ec6b
150270436daf6faa20c157102629a1a6
8cb3750ff02d18973fb8ae2237f2e79d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132851666944