Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102825 |
Resumo: | Neste estudo procuramos identificar os tipos e níveis de letramento que emergem em um ambiente virtual colaborativo, especificamente no uso do software wiki. A população de pesquisa foram os alunos da turma 7A1, do sétimo ano, do Ensino fundamental de Nove Anos, de uma escola da rede municipal da Cidade de São Leopoldo. Pesquisa qualitativa que através dos vários instrumentos de coleta de dados fizemos as análises mesclando os conhecimentos de cunho teórico e experimental. A imersão da pesquisadora no ambiente colaborativo através da ferramenta wiki foi um desafio, pois o acesso dos alunos as tecnologias é limitado e os mesmos não conheciam o software wiki. Desse modo são vários aspectos abordados sobre as ferramentas colaborativas, projetos de aprendizagem e sobre os tipos de letramentos e as condições necessárias para que o letramento aconteça. Os jovens, a escola, os professores, as famílias tem muito mais responsabilidades sobre a aprendizagem dos alunos. O trabalho que privilegia a produção colaborativa em situação online exige habilidades próprias para ser efetivada. |
id |
UFRGS-2_d83f913eb8e18c9862b3c5f559c43238 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102825 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rohde, Tânia Maria AdamPasserino, Liliana Maria2014-09-11T02:09:49Z2012http://hdl.handle.net/10183/102825000921856Neste estudo procuramos identificar os tipos e níveis de letramento que emergem em um ambiente virtual colaborativo, especificamente no uso do software wiki. A população de pesquisa foram os alunos da turma 7A1, do sétimo ano, do Ensino fundamental de Nove Anos, de uma escola da rede municipal da Cidade de São Leopoldo. Pesquisa qualitativa que através dos vários instrumentos de coleta de dados fizemos as análises mesclando os conhecimentos de cunho teórico e experimental. A imersão da pesquisadora no ambiente colaborativo através da ferramenta wiki foi um desafio, pois o acesso dos alunos as tecnologias é limitado e os mesmos não conheciam o software wiki. Desse modo são vários aspectos abordados sobre as ferramentas colaborativas, projetos de aprendizagem e sobre os tipos de letramentos e as condições necessárias para que o letramento aconteça. Os jovens, a escola, os professores, as famílias tem muito mais responsabilidades sobre a aprendizagem dos alunos. O trabalho que privilegia a produção colaborativa em situação online exige habilidades próprias para ser efetivada.application/pdfporEstudo de casoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)LetramentoAprendizagemEscrita colaborativaLetramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921856.pdf000921856.pdfTexto completoapplication/pdf704151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102825/1/000921856.pdf5629a02e89605841f09b650a90a2ec6bMD51TEXT000921856.pdf.txt000921856.pdf.txtExtracted Texttext/plain120116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102825/2/000921856.pdf.txt150270436daf6faa20c157102629a1a6MD52THUMBNAIL000921856.pdf.jpg000921856.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102825/3/000921856.pdf.jpg8cb3750ff02d18973fb8ae2237f2e79dMD5310183/1028252018-10-25 09:01:07.413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102825Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso |
title |
Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso |
spellingShingle |
Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso Rohde, Tânia Maria Adam Estudo de caso Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Letramento Aprendizagem Escrita colaborativa |
title_short |
Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso |
title_full |
Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso |
title_fullStr |
Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso |
title_sort |
Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso |
author |
Rohde, Tânia Maria Adam |
author_facet |
Rohde, Tânia Maria Adam |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rohde, Tânia Maria Adam |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
contributor_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de caso Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Letramento Aprendizagem Escrita colaborativa |
topic |
Estudo de caso Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Letramento Aprendizagem Escrita colaborativa |
description |
Neste estudo procuramos identificar os tipos e níveis de letramento que emergem em um ambiente virtual colaborativo, especificamente no uso do software wiki. A população de pesquisa foram os alunos da turma 7A1, do sétimo ano, do Ensino fundamental de Nove Anos, de uma escola da rede municipal da Cidade de São Leopoldo. Pesquisa qualitativa que através dos vários instrumentos de coleta de dados fizemos as análises mesclando os conhecimentos de cunho teórico e experimental. A imersão da pesquisadora no ambiente colaborativo através da ferramenta wiki foi um desafio, pois o acesso dos alunos as tecnologias é limitado e os mesmos não conheciam o software wiki. Desse modo são vários aspectos abordados sobre as ferramentas colaborativas, projetos de aprendizagem e sobre os tipos de letramentos e as condições necessárias para que o letramento aconteça. Os jovens, a escola, os professores, as famílias tem muito mais responsabilidades sobre a aprendizagem dos alunos. O trabalho que privilegia a produção colaborativa em situação online exige habilidades próprias para ser efetivada. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102825 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000921856 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102825 |
identifier_str_mv |
000921856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102825/1/000921856.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102825/2/000921856.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102825/3/000921856.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5629a02e89605841f09b650a90a2ec6b 150270436daf6faa20c157102629a1a6 8cb3750ff02d18973fb8ae2237f2e79d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132851666944 |