A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200014 |
Resumo: | A presente Monografia apresenta uma pesquisa sobre as contribuições dos vídeos digitais na aprendizagem de alunos autistas, na perspectiva de profissionais da Sala de Integração e Recursos (SIR), de escolas municipais de Porto Alegre (RS). O objetivo da investigação foi compreender de que forma o uso de vídeos digitais na educação inclusiva pode qualificar a ação pedagógica e o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para atender a esse objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual participaram seis profissionais de atendimento especializado que atuam em SIR. Como instrumento de coleta de dados, elegeu-se o questionário semiestruturado, a fim de identificar as concepções dos sujeitos sobre o processo de aprendizagem de alunos autistas mediado pelo uso de vídeos digitais. Os resultados obtidos indicam que os vídeos digitais, assim como outras Tecnologias Digitais (TD), auxiliam na aprendizagem e inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), principalmente autistas, quando estão inseridas em um contexto de educação ativa, com colaboração interpessoal e mediada pelo professor. As conclusões desta pesquisa, também, permitem uma reflexão sobre a importância da formação e da experiência do profissional de educação inclusiva para integrar as TD em sua prática pedagógica. |
id |
UFRGS-2_d955b6b13cd5575214bc84cadb61c1c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200014 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lippo, Denise KrugFuck, Rafael Schilling2019-10-03T03:45:57Z2018http://hdl.handle.net/10183/200014001102694A presente Monografia apresenta uma pesquisa sobre as contribuições dos vídeos digitais na aprendizagem de alunos autistas, na perspectiva de profissionais da Sala de Integração e Recursos (SIR), de escolas municipais de Porto Alegre (RS). O objetivo da investigação foi compreender de que forma o uso de vídeos digitais na educação inclusiva pode qualificar a ação pedagógica e o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para atender a esse objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual participaram seis profissionais de atendimento especializado que atuam em SIR. Como instrumento de coleta de dados, elegeu-se o questionário semiestruturado, a fim de identificar as concepções dos sujeitos sobre o processo de aprendizagem de alunos autistas mediado pelo uso de vídeos digitais. Os resultados obtidos indicam que os vídeos digitais, assim como outras Tecnologias Digitais (TD), auxiliam na aprendizagem e inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), principalmente autistas, quando estão inseridas em um contexto de educação ativa, com colaboração interpessoal e mediada pelo professor. As conclusões desta pesquisa, também, permitem uma reflexão sobre a importância da formação e da experiência do profissional de educação inclusiva para integrar as TD em sua prática pedagógica.The present monography provides a research on the contribuitions of digital videos on the learning process of autistic students, under the perspective of professionals who work at ―Integration and Resources Room" (IRR) in city schools of Porto Alegre (RS). This investigation aims has been to grasp the way in which the use of digital videos in inclusive education may benefit pedagogical action, as well as the development of the learning process of autistic students. In order to achieve such goal, we have carried out a qualitative research, in which six special-support professionals, who work at IRR, participate. As an instrument for data collection, a semi-structured questionaire has been chosen, so as to identify the subjects' conception on the digital video mediated learning process of autistic students. The obtained results indicate that digital videos, as well as other digital technology, benefit the learning process and the inclusion of students with special educational needs (SEN), particularly autistic students, when inserted in an active education context, with interpersonal colaboration and teacher-mediated. This research's conclusions also allow for a reflection on the importance of professional development and experience of an inclusive education professional, in order to integrate digital technologies in their pedagogical practice.application/pdfporVídeo digitalAutismoAprendizagemTecnologia digitalEducação inclusivaDigital VideosAutismLearningDigital TechnologiesInclusive EducationA contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102694.pdf.txt001102694.pdf.txtExtracted Texttext/plain112211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200014/2/001102694.pdf.txtd27092d9ae240db0884bff25e4e6167fMD52ORIGINAL001102694.pdfTexto completoapplication/pdf546636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200014/1/001102694.pdfe8879a85ba211d041218ce3205502559MD5110183/2000142019-10-04 03:48:46.164646oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200014Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-04T06:48:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre |
title |
A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre |
spellingShingle |
A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre Lippo, Denise Krug Vídeo digital Autismo Aprendizagem Tecnologia digital Educação inclusiva Digital Videos Autism Learning Digital Technologies Inclusive Education |
title_short |
A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre |
title_full |
A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre |
title_fullStr |
A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre |
title_sort |
A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre |
author |
Lippo, Denise Krug |
author_facet |
Lippo, Denise Krug |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lippo, Denise Krug |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fuck, Rafael Schilling |
contributor_str_mv |
Fuck, Rafael Schilling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vídeo digital Autismo Aprendizagem Tecnologia digital Educação inclusiva |
topic |
Vídeo digital Autismo Aprendizagem Tecnologia digital Educação inclusiva Digital Videos Autism Learning Digital Technologies Inclusive Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital Videos Autism Learning Digital Technologies Inclusive Education |
description |
A presente Monografia apresenta uma pesquisa sobre as contribuições dos vídeos digitais na aprendizagem de alunos autistas, na perspectiva de profissionais da Sala de Integração e Recursos (SIR), de escolas municipais de Porto Alegre (RS). O objetivo da investigação foi compreender de que forma o uso de vídeos digitais na educação inclusiva pode qualificar a ação pedagógica e o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para atender a esse objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual participaram seis profissionais de atendimento especializado que atuam em SIR. Como instrumento de coleta de dados, elegeu-se o questionário semiestruturado, a fim de identificar as concepções dos sujeitos sobre o processo de aprendizagem de alunos autistas mediado pelo uso de vídeos digitais. Os resultados obtidos indicam que os vídeos digitais, assim como outras Tecnologias Digitais (TD), auxiliam na aprendizagem e inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), principalmente autistas, quando estão inseridas em um contexto de educação ativa, com colaboração interpessoal e mediada pelo professor. As conclusões desta pesquisa, também, permitem uma reflexão sobre a importância da formação e da experiência do profissional de educação inclusiva para integrar as TD em sua prática pedagógica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-03T03:45:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200014 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102694 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200014 |
identifier_str_mv |
001102694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200014/2/001102694.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200014/1/001102694.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d27092d9ae240db0884bff25e4e6167f e8879a85ba211d041218ce3205502559 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447251954171904 |