A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lippo, Denise Krug
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200014
Resumo: A presente Monografia apresenta uma pesquisa sobre as contribuições dos vídeos digitais na aprendizagem de alunos autistas, na perspectiva de profissionais da Sala de Integração e Recursos (SIR), de escolas municipais de Porto Alegre (RS). O objetivo da investigação foi compreender de que forma o uso de vídeos digitais na educação inclusiva pode qualificar a ação pedagógica e o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para atender a esse objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual participaram seis profissionais de atendimento especializado que atuam em SIR. Como instrumento de coleta de dados, elegeu-se o questionário semiestruturado, a fim de identificar as concepções dos sujeitos sobre o processo de aprendizagem de alunos autistas mediado pelo uso de vídeos digitais. Os resultados obtidos indicam que os vídeos digitais, assim como outras Tecnologias Digitais (TD), auxiliam na aprendizagem e inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), principalmente autistas, quando estão inseridas em um contexto de educação ativa, com colaboração interpessoal e mediada pelo professor. As conclusões desta pesquisa, também, permitem uma reflexão sobre a importância da formação e da experiência do profissional de educação inclusiva para integrar as TD em sua prática pedagógica.
id UFRGS-2_d955b6b13cd5575214bc84cadb61c1c5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200014
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lippo, Denise KrugFuck, Rafael Schilling2019-10-03T03:45:57Z2018http://hdl.handle.net/10183/200014001102694A presente Monografia apresenta uma pesquisa sobre as contribuições dos vídeos digitais na aprendizagem de alunos autistas, na perspectiva de profissionais da Sala de Integração e Recursos (SIR), de escolas municipais de Porto Alegre (RS). O objetivo da investigação foi compreender de que forma o uso de vídeos digitais na educação inclusiva pode qualificar a ação pedagógica e o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para atender a esse objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual participaram seis profissionais de atendimento especializado que atuam em SIR. Como instrumento de coleta de dados, elegeu-se o questionário semiestruturado, a fim de identificar as concepções dos sujeitos sobre o processo de aprendizagem de alunos autistas mediado pelo uso de vídeos digitais. Os resultados obtidos indicam que os vídeos digitais, assim como outras Tecnologias Digitais (TD), auxiliam na aprendizagem e inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), principalmente autistas, quando estão inseridas em um contexto de educação ativa, com colaboração interpessoal e mediada pelo professor. As conclusões desta pesquisa, também, permitem uma reflexão sobre a importância da formação e da experiência do profissional de educação inclusiva para integrar as TD em sua prática pedagógica.The present monography provides a research on the contribuitions of digital videos on the learning process of autistic students, under the perspective of professionals who work at ―Integration and Resources Room" (IRR) in city schools of Porto Alegre (RS). This investigation aims has been to grasp the way in which the use of digital videos in inclusive education may benefit pedagogical action, as well as the development of the learning process of autistic students. In order to achieve such goal, we have carried out a qualitative research, in which six special-support professionals, who work at IRR, participate. As an instrument for data collection, a semi-structured questionaire has been chosen, so as to identify the subjects' conception on the digital video mediated learning process of autistic students. The obtained results indicate that digital videos, as well as other digital technology, benefit the learning process and the inclusion of students with special educational needs (SEN), particularly autistic students, when inserted in an active education context, with interpersonal colaboration and teacher-mediated. This research's conclusions also allow for a reflection on the importance of professional development and experience of an inclusive education professional, in order to integrate digital technologies in their pedagogical practice.application/pdfporVídeo digitalAutismoAprendizagemTecnologia digitalEducação inclusivaDigital VideosAutismLearningDigital TechnologiesInclusive EducationA contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102694.pdf.txt001102694.pdf.txtExtracted Texttext/plain112211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200014/2/001102694.pdf.txtd27092d9ae240db0884bff25e4e6167fMD52ORIGINAL001102694.pdfTexto completoapplication/pdf546636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200014/1/001102694.pdfe8879a85ba211d041218ce3205502559MD5110183/2000142019-10-04 03:48:46.164646oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200014Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-04T06:48:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre
title A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre
spellingShingle A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre
Lippo, Denise Krug
Vídeo digital
Autismo
Aprendizagem
Tecnologia digital
Educação inclusiva
Digital Videos
Autism
Learning
Digital Technologies
Inclusive Education
title_short A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre
title_full A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre
title_fullStr A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre
title_full_unstemmed A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre
title_sort A contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegre
author Lippo, Denise Krug
author_facet Lippo, Denise Krug
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lippo, Denise Krug
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fuck, Rafael Schilling
contributor_str_mv Fuck, Rafael Schilling
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeo digital
Autismo
Aprendizagem
Tecnologia digital
Educação inclusiva
topic Vídeo digital
Autismo
Aprendizagem
Tecnologia digital
Educação inclusiva
Digital Videos
Autism
Learning
Digital Technologies
Inclusive Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Videos
Autism
Learning
Digital Technologies
Inclusive Education
description A presente Monografia apresenta uma pesquisa sobre as contribuições dos vídeos digitais na aprendizagem de alunos autistas, na perspectiva de profissionais da Sala de Integração e Recursos (SIR), de escolas municipais de Porto Alegre (RS). O objetivo da investigação foi compreender de que forma o uso de vídeos digitais na educação inclusiva pode qualificar a ação pedagógica e o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para atender a esse objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual participaram seis profissionais de atendimento especializado que atuam em SIR. Como instrumento de coleta de dados, elegeu-se o questionário semiestruturado, a fim de identificar as concepções dos sujeitos sobre o processo de aprendizagem de alunos autistas mediado pelo uso de vídeos digitais. Os resultados obtidos indicam que os vídeos digitais, assim como outras Tecnologias Digitais (TD), auxiliam na aprendizagem e inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), principalmente autistas, quando estão inseridas em um contexto de educação ativa, com colaboração interpessoal e mediada pelo professor. As conclusões desta pesquisa, também, permitem uma reflexão sobre a importância da formação e da experiência do profissional de educação inclusiva para integrar as TD em sua prática pedagógica.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T03:45:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200014
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102694
url http://hdl.handle.net/10183/200014
identifier_str_mv 001102694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200014/2/001102694.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200014/1/001102694.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d27092d9ae240db0884bff25e4e6167f
e8879a85ba211d041218ce3205502559
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447251954171904