Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vergara, Gabriela Fernandes Peralvo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134186
Resumo: Este trabalho trata de um estudo relativo à inclusão escolar. Ao dispor de leis que garantem a matrícula do aluno com necessidades especiais em Escolas Regulares, e diante do crescimento do número de matrículas desse público alvo, as Instituições de Ensino vêm modificando seus espaços. A oferta de recursos e atendimento especializado, por vezes extraclasse, assim como o acompanhamento de um monitor para o aluno são estratégias que visam atender as necessidades especiais do educando para auxiliar no ensino-aprendizagem. Aqui discorro de um estudo objetivando compreender como a inclusão pode ser trabalhada em sala de aula para que o aluno, em especial com deficiência visual, possa estar dispondo dos mesmos recursos e atividades educacionais que os seus colegas de classe. Também abordo o papel do professor na inclusão, diversos recursos já disponíveis na literatura, as recomendações do atendimento especializado e os resultados de um questionário aplicado a professores que trabalharam em classes inclusivas. Por fim, apresento sete recursos e cinco atividades para que o professor possa trabalhar em sala de aula com todos os alunos e em grupos, voltadas para fortalecer a inclusão do aluno com deficiência visual em sala de aula.
id UFRGS-2_d990daf5124f9bb28cfbef9afa6cd511
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134186
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vergara, Gabriela Fernandes PeralvoSant'Ana, Marilaine de Fraga2016-03-25T02:05:17Z2015http://hdl.handle.net/10183/134186000986707Este trabalho trata de um estudo relativo à inclusão escolar. Ao dispor de leis que garantem a matrícula do aluno com necessidades especiais em Escolas Regulares, e diante do crescimento do número de matrículas desse público alvo, as Instituições de Ensino vêm modificando seus espaços. A oferta de recursos e atendimento especializado, por vezes extraclasse, assim como o acompanhamento de um monitor para o aluno são estratégias que visam atender as necessidades especiais do educando para auxiliar no ensino-aprendizagem. Aqui discorro de um estudo objetivando compreender como a inclusão pode ser trabalhada em sala de aula para que o aluno, em especial com deficiência visual, possa estar dispondo dos mesmos recursos e atividades educacionais que os seus colegas de classe. Também abordo o papel do professor na inclusão, diversos recursos já disponíveis na literatura, as recomendações do atendimento especializado e os resultados de um questionário aplicado a professores que trabalharam em classes inclusivas. Por fim, apresento sete recursos e cinco atividades para que o professor possa trabalhar em sala de aula com todos os alunos e em grupos, voltadas para fortalecer a inclusão do aluno com deficiência visual em sala de aula.This work is a study on school inclusion. With laws guaranteeing the enrollment of students with special needs in regular schools and given the growth in enrollment of this target audience, the educational institutions are changing their spaces. The supply of resources and specialized care, sometimes extracurricular, as well as the offer of a monitor for the student are strategies aiming to attend the special needs of the learner seeking to support him in the teaching-learning process. My study intends to show how inclusion can be worked into the classroom in order that the student, especially the visually impaired, can have the same resources and educational activities as their classmates. It also seeks to explain about the teacher's role in the inclusion, to analyze the resources already available in the literature, the recommendations of the specialized care and questionnaires applied to teachers. Finally, we will present seven features and five activities for teachers working in the classroom with all students and groups, focused on strengthening the inclusion of students with visual impairments in the classroom.application/pdfporInclusão escolarDeficiência visualRecursos educacionaisSchool inclusionVisual impairmentEducational resourcesActivitiesMathematicsDeficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986707.pdf000986707.pdfTexto completoapplication/pdf1437260http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134186/1/000986707.pdf6adf9b8188e5631f830bcb98af082fdeMD51TEXT000986707.pdf.txt000986707.pdf.txtExtracted Texttext/plain117324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134186/2/000986707.pdf.txt78d922f5b5be44409460534348471573MD52THUMBNAIL000986707.pdf.jpg000986707.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134186/3/000986707.pdf.jpg767e084cc966439713352ead525e1ecfMD5310183/1341862018-10-29 08:10:09.709oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134186Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:10:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas
title Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas
spellingShingle Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas
Vergara, Gabriela Fernandes Peralvo
Inclusão escolar
Deficiência visual
Recursos educacionais
School inclusion
Visual impairment
Educational resources
Activities
Mathematics
title_short Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas
title_full Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas
title_fullStr Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas
title_full_unstemmed Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas
title_sort Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas
author Vergara, Gabriela Fernandes Peralvo
author_facet Vergara, Gabriela Fernandes Peralvo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vergara, Gabriela Fernandes Peralvo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Deficiência visual
Recursos educacionais
topic Inclusão escolar
Deficiência visual
Recursos educacionais
School inclusion
Visual impairment
Educational resources
Activities
Mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv School inclusion
Visual impairment
Educational resources
Activities
Mathematics
description Este trabalho trata de um estudo relativo à inclusão escolar. Ao dispor de leis que garantem a matrícula do aluno com necessidades especiais em Escolas Regulares, e diante do crescimento do número de matrículas desse público alvo, as Instituições de Ensino vêm modificando seus espaços. A oferta de recursos e atendimento especializado, por vezes extraclasse, assim como o acompanhamento de um monitor para o aluno são estratégias que visam atender as necessidades especiais do educando para auxiliar no ensino-aprendizagem. Aqui discorro de um estudo objetivando compreender como a inclusão pode ser trabalhada em sala de aula para que o aluno, em especial com deficiência visual, possa estar dispondo dos mesmos recursos e atividades educacionais que os seus colegas de classe. Também abordo o papel do professor na inclusão, diversos recursos já disponíveis na literatura, as recomendações do atendimento especializado e os resultados de um questionário aplicado a professores que trabalharam em classes inclusivas. Por fim, apresento sete recursos e cinco atividades para que o professor possa trabalhar em sala de aula com todos os alunos e em grupos, voltadas para fortalecer a inclusão do aluno com deficiência visual em sala de aula.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-25T02:05:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134186
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986707
url http://hdl.handle.net/10183/134186
identifier_str_mv 000986707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134186/1/000986707.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134186/2/000986707.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134186/3/000986707.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6adf9b8188e5631f830bcb98af082fde
78d922f5b5be44409460534348471573
767e084cc966439713352ead525e1ecf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501970599936