Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134186 |
Resumo: | Este trabalho trata de um estudo relativo à inclusão escolar. Ao dispor de leis que garantem a matrícula do aluno com necessidades especiais em Escolas Regulares, e diante do crescimento do número de matrículas desse público alvo, as Instituições de Ensino vêm modificando seus espaços. A oferta de recursos e atendimento especializado, por vezes extraclasse, assim como o acompanhamento de um monitor para o aluno são estratégias que visam atender as necessidades especiais do educando para auxiliar no ensino-aprendizagem. Aqui discorro de um estudo objetivando compreender como a inclusão pode ser trabalhada em sala de aula para que o aluno, em especial com deficiência visual, possa estar dispondo dos mesmos recursos e atividades educacionais que os seus colegas de classe. Também abordo o papel do professor na inclusão, diversos recursos já disponíveis na literatura, as recomendações do atendimento especializado e os resultados de um questionário aplicado a professores que trabalharam em classes inclusivas. Por fim, apresento sete recursos e cinco atividades para que o professor possa trabalhar em sala de aula com todos os alunos e em grupos, voltadas para fortalecer a inclusão do aluno com deficiência visual em sala de aula. |
id |
UFRGS-2_d990daf5124f9bb28cfbef9afa6cd511 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134186 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vergara, Gabriela Fernandes PeralvoSant'Ana, Marilaine de Fraga2016-03-25T02:05:17Z2015http://hdl.handle.net/10183/134186000986707Este trabalho trata de um estudo relativo à inclusão escolar. Ao dispor de leis que garantem a matrícula do aluno com necessidades especiais em Escolas Regulares, e diante do crescimento do número de matrículas desse público alvo, as Instituições de Ensino vêm modificando seus espaços. A oferta de recursos e atendimento especializado, por vezes extraclasse, assim como o acompanhamento de um monitor para o aluno são estratégias que visam atender as necessidades especiais do educando para auxiliar no ensino-aprendizagem. Aqui discorro de um estudo objetivando compreender como a inclusão pode ser trabalhada em sala de aula para que o aluno, em especial com deficiência visual, possa estar dispondo dos mesmos recursos e atividades educacionais que os seus colegas de classe. Também abordo o papel do professor na inclusão, diversos recursos já disponíveis na literatura, as recomendações do atendimento especializado e os resultados de um questionário aplicado a professores que trabalharam em classes inclusivas. Por fim, apresento sete recursos e cinco atividades para que o professor possa trabalhar em sala de aula com todos os alunos e em grupos, voltadas para fortalecer a inclusão do aluno com deficiência visual em sala de aula.This work is a study on school inclusion. With laws guaranteeing the enrollment of students with special needs in regular schools and given the growth in enrollment of this target audience, the educational institutions are changing their spaces. The supply of resources and specialized care, sometimes extracurricular, as well as the offer of a monitor for the student are strategies aiming to attend the special needs of the learner seeking to support him in the teaching-learning process. My study intends to show how inclusion can be worked into the classroom in order that the student, especially the visually impaired, can have the same resources and educational activities as their classmates. It also seeks to explain about the teacher's role in the inclusion, to analyze the resources already available in the literature, the recommendations of the specialized care and questionnaires applied to teachers. Finally, we will present seven features and five activities for teachers working in the classroom with all students and groups, focused on strengthening the inclusion of students with visual impairments in the classroom.application/pdfporInclusão escolarDeficiência visualRecursos educacionaisSchool inclusionVisual impairmentEducational resourcesActivitiesMathematicsDeficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986707.pdf000986707.pdfTexto completoapplication/pdf1437260http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134186/1/000986707.pdf6adf9b8188e5631f830bcb98af082fdeMD51TEXT000986707.pdf.txt000986707.pdf.txtExtracted Texttext/plain117324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134186/2/000986707.pdf.txt78d922f5b5be44409460534348471573MD52THUMBNAIL000986707.pdf.jpg000986707.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134186/3/000986707.pdf.jpg767e084cc966439713352ead525e1ecfMD5310183/1341862018-10-29 08:10:09.709oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134186Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:10:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas |
title |
Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas |
spellingShingle |
Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas Vergara, Gabriela Fernandes Peralvo Inclusão escolar Deficiência visual Recursos educacionais School inclusion Visual impairment Educational resources Activities Mathematics |
title_short |
Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas |
title_full |
Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas |
title_fullStr |
Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas |
title_full_unstemmed |
Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas |
title_sort |
Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas |
author |
Vergara, Gabriela Fernandes Peralvo |
author_facet |
Vergara, Gabriela Fernandes Peralvo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vergara, Gabriela Fernandes Peralvo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Deficiência visual Recursos educacionais |
topic |
Inclusão escolar Deficiência visual Recursos educacionais School inclusion Visual impairment Educational resources Activities Mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School inclusion Visual impairment Educational resources Activities Mathematics |
description |
Este trabalho trata de um estudo relativo à inclusão escolar. Ao dispor de leis que garantem a matrícula do aluno com necessidades especiais em Escolas Regulares, e diante do crescimento do número de matrículas desse público alvo, as Instituições de Ensino vêm modificando seus espaços. A oferta de recursos e atendimento especializado, por vezes extraclasse, assim como o acompanhamento de um monitor para o aluno são estratégias que visam atender as necessidades especiais do educando para auxiliar no ensino-aprendizagem. Aqui discorro de um estudo objetivando compreender como a inclusão pode ser trabalhada em sala de aula para que o aluno, em especial com deficiência visual, possa estar dispondo dos mesmos recursos e atividades educacionais que os seus colegas de classe. Também abordo o papel do professor na inclusão, diversos recursos já disponíveis na literatura, as recomendações do atendimento especializado e os resultados de um questionário aplicado a professores que trabalharam em classes inclusivas. Por fim, apresento sete recursos e cinco atividades para que o professor possa trabalhar em sala de aula com todos os alunos e em grupos, voltadas para fortalecer a inclusão do aluno com deficiência visual em sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-25T02:05:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134186 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986707 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134186 |
identifier_str_mv |
000986707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134186/1/000986707.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134186/2/000986707.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134186/3/000986707.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6adf9b8188e5631f830bcb98af082fde 78d922f5b5be44409460534348471573 767e084cc966439713352ead525e1ecf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224501970599936 |