O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254338 |
Resumo: | O presente Trabalho de Curso (TC) de Licenciatura em Pedagogia possui como objetivo identificar qual o conceito de linguagem presente na formação em Pedagogia da UFRGS (modalidade presencial). Para responder à questão, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa caracterizada pela análise do conteúdo. Estabeleceram-se três ações de pesquisa: primeiro a revisão de literatura sobre o conceito de linguagem, depois a busca por TCs da Pedagogia da UFRGS cujo assunto fosse a linguagem, e que esta estivesse explícita no título e/ou no resumo, para entender de que modo este trabalho se encaixa no conjunto das investigações já realizadas a partir do tema em questão e, por fim, a análise da Bibliografia Básica Essencial indicada nos planos de ensino de três disciplinas da área de linguagem da graduação em Pedagogia (modalidade presencial) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Essa última ação analítica baseou-se no cotejamento de palavras e expressões identificadas nos livros resenhados com vistas a circunscrever como o conceito de linguagem é compreendido e assumido por cada uma das disciplinas do campo da linguagem. O percurso investigativo realizado indica que o conceito de linguagem é tratado na Licenciatura em Pedagogia com aportes de várias áreas, dada a sua complexidade, especialmente das áreas da Linguística, da Psicologia do Desenvolvimento, da Psicologia Cognitiva, do Construtivismo e da Educação, prevalecendo uma perspectiva sociocognitivo-interacional da linguagem. |
id |
UFRGS-2_d9977ff864adbf34318e2282a01cc274 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254338 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Engel, Henrique LuisNunes, Marília Forgearini2023-02-07T05:02:55Z2021http://hdl.handle.net/10183/254338001161194O presente Trabalho de Curso (TC) de Licenciatura em Pedagogia possui como objetivo identificar qual o conceito de linguagem presente na formação em Pedagogia da UFRGS (modalidade presencial). Para responder à questão, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa caracterizada pela análise do conteúdo. Estabeleceram-se três ações de pesquisa: primeiro a revisão de literatura sobre o conceito de linguagem, depois a busca por TCs da Pedagogia da UFRGS cujo assunto fosse a linguagem, e que esta estivesse explícita no título e/ou no resumo, para entender de que modo este trabalho se encaixa no conjunto das investigações já realizadas a partir do tema em questão e, por fim, a análise da Bibliografia Básica Essencial indicada nos planos de ensino de três disciplinas da área de linguagem da graduação em Pedagogia (modalidade presencial) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Essa última ação analítica baseou-se no cotejamento de palavras e expressões identificadas nos livros resenhados com vistas a circunscrever como o conceito de linguagem é compreendido e assumido por cada uma das disciplinas do campo da linguagem. O percurso investigativo realizado indica que o conceito de linguagem é tratado na Licenciatura em Pedagogia com aportes de várias áreas, dada a sua complexidade, especialmente das áreas da Linguística, da Psicologia do Desenvolvimento, da Psicologia Cognitiva, do Construtivismo e da Educação, prevalecendo uma perspectiva sociocognitivo-interacional da linguagem.application/pdfporPedagogiaProfessorO conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161194.pdf.txt001161194.pdf.txtExtracted Texttext/plain138906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254338/2/001161194.pdf.txtb1a6138cd64f359c80fffc53b1053c37MD52ORIGINAL001161194.pdfTexto completoapplication/pdf13304589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254338/1/001161194.pdfe96471379c6a08d6236c064b9e8cacadMD5110183/2543382023-02-08 06:04:00.435431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254338Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-08T08:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação |
title |
O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação |
spellingShingle |
O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação Engel, Henrique Luis Pedagogia Professor |
title_short |
O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação |
title_full |
O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação |
title_fullStr |
O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação |
title_full_unstemmed |
O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação |
title_sort |
O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação |
author |
Engel, Henrique Luis |
author_facet |
Engel, Henrique Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Engel, Henrique Luis |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
contributor_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Professor |
topic |
Pedagogia Professor |
description |
O presente Trabalho de Curso (TC) de Licenciatura em Pedagogia possui como objetivo identificar qual o conceito de linguagem presente na formação em Pedagogia da UFRGS (modalidade presencial). Para responder à questão, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa caracterizada pela análise do conteúdo. Estabeleceram-se três ações de pesquisa: primeiro a revisão de literatura sobre o conceito de linguagem, depois a busca por TCs da Pedagogia da UFRGS cujo assunto fosse a linguagem, e que esta estivesse explícita no título e/ou no resumo, para entender de que modo este trabalho se encaixa no conjunto das investigações já realizadas a partir do tema em questão e, por fim, a análise da Bibliografia Básica Essencial indicada nos planos de ensino de três disciplinas da área de linguagem da graduação em Pedagogia (modalidade presencial) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Essa última ação analítica baseou-se no cotejamento de palavras e expressões identificadas nos livros resenhados com vistas a circunscrever como o conceito de linguagem é compreendido e assumido por cada uma das disciplinas do campo da linguagem. O percurso investigativo realizado indica que o conceito de linguagem é tratado na Licenciatura em Pedagogia com aportes de várias áreas, dada a sua complexidade, especialmente das áreas da Linguística, da Psicologia do Desenvolvimento, da Psicologia Cognitiva, do Construtivismo e da Educação, prevalecendo uma perspectiva sociocognitivo-interacional da linguagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-07T05:02:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254338 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001161194 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254338 |
identifier_str_mv |
001161194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254338/2/001161194.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254338/1/001161194.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1a6138cd64f359c80fffc53b1053c37 e96471379c6a08d6236c064b9e8cacad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224650791845888 |