O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Engel, Henrique Luis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254338
Resumo: O presente Trabalho de Curso (TC) de Licenciatura em Pedagogia possui como objetivo identificar qual o conceito de linguagem presente na formação em Pedagogia da UFRGS (modalidade presencial). Para responder à questão, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa caracterizada pela análise do conteúdo. Estabeleceram-se três ações de pesquisa: primeiro a revisão de literatura sobre o conceito de linguagem, depois a busca por TCs da Pedagogia da UFRGS cujo assunto fosse a linguagem, e que esta estivesse explícita no título e/ou no resumo, para entender de que modo este trabalho se encaixa no conjunto das investigações já realizadas a partir do tema em questão e, por fim, a análise da Bibliografia Básica Essencial indicada nos planos de ensino de três disciplinas da área de linguagem da graduação em Pedagogia (modalidade presencial) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Essa última ação analítica baseou-se no cotejamento de palavras e expressões identificadas nos livros resenhados com vistas a circunscrever como o conceito de linguagem é compreendido e assumido por cada uma das disciplinas do campo da linguagem. O percurso investigativo realizado indica que o conceito de linguagem é tratado na Licenciatura em Pedagogia com aportes de várias áreas, dada a sua complexidade, especialmente das áreas da Linguística, da Psicologia do Desenvolvimento, da Psicologia Cognitiva, do Construtivismo e da Educação, prevalecendo uma perspectiva sociocognitivo-interacional da linguagem.
id UFRGS-2_d9977ff864adbf34318e2282a01cc274
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254338
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Engel, Henrique LuisNunes, Marília Forgearini2023-02-07T05:02:55Z2021http://hdl.handle.net/10183/254338001161194O presente Trabalho de Curso (TC) de Licenciatura em Pedagogia possui como objetivo identificar qual o conceito de linguagem presente na formação em Pedagogia da UFRGS (modalidade presencial). Para responder à questão, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa caracterizada pela análise do conteúdo. Estabeleceram-se três ações de pesquisa: primeiro a revisão de literatura sobre o conceito de linguagem, depois a busca por TCs da Pedagogia da UFRGS cujo assunto fosse a linguagem, e que esta estivesse explícita no título e/ou no resumo, para entender de que modo este trabalho se encaixa no conjunto das investigações já realizadas a partir do tema em questão e, por fim, a análise da Bibliografia Básica Essencial indicada nos planos de ensino de três disciplinas da área de linguagem da graduação em Pedagogia (modalidade presencial) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Essa última ação analítica baseou-se no cotejamento de palavras e expressões identificadas nos livros resenhados com vistas a circunscrever como o conceito de linguagem é compreendido e assumido por cada uma das disciplinas do campo da linguagem. O percurso investigativo realizado indica que o conceito de linguagem é tratado na Licenciatura em Pedagogia com aportes de várias áreas, dada a sua complexidade, especialmente das áreas da Linguística, da Psicologia do Desenvolvimento, da Psicologia Cognitiva, do Construtivismo e da Educação, prevalecendo uma perspectiva sociocognitivo-interacional da linguagem.application/pdfporPedagogiaProfessorO conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161194.pdf.txt001161194.pdf.txtExtracted Texttext/plain138906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254338/2/001161194.pdf.txtb1a6138cd64f359c80fffc53b1053c37MD52ORIGINAL001161194.pdfTexto completoapplication/pdf13304589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254338/1/001161194.pdfe96471379c6a08d6236c064b9e8cacadMD5110183/2543382023-02-08 06:04:00.435431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254338Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-08T08:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação
title O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação
spellingShingle O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação
Engel, Henrique Luis
Pedagogia
Professor
title_short O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação
title_full O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação
title_fullStr O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação
title_full_unstemmed O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação
title_sort O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação
author Engel, Henrique Luis
author_facet Engel, Henrique Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Engel, Henrique Luis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
contributor_str_mv Nunes, Marília Forgearini
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Professor
topic Pedagogia
Professor
description O presente Trabalho de Curso (TC) de Licenciatura em Pedagogia possui como objetivo identificar qual o conceito de linguagem presente na formação em Pedagogia da UFRGS (modalidade presencial). Para responder à questão, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa caracterizada pela análise do conteúdo. Estabeleceram-se três ações de pesquisa: primeiro a revisão de literatura sobre o conceito de linguagem, depois a busca por TCs da Pedagogia da UFRGS cujo assunto fosse a linguagem, e que esta estivesse explícita no título e/ou no resumo, para entender de que modo este trabalho se encaixa no conjunto das investigações já realizadas a partir do tema em questão e, por fim, a análise da Bibliografia Básica Essencial indicada nos planos de ensino de três disciplinas da área de linguagem da graduação em Pedagogia (modalidade presencial) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Essa última ação analítica baseou-se no cotejamento de palavras e expressões identificadas nos livros resenhados com vistas a circunscrever como o conceito de linguagem é compreendido e assumido por cada uma das disciplinas do campo da linguagem. O percurso investigativo realizado indica que o conceito de linguagem é tratado na Licenciatura em Pedagogia com aportes de várias áreas, dada a sua complexidade, especialmente das áreas da Linguística, da Psicologia do Desenvolvimento, da Psicologia Cognitiva, do Construtivismo e da Educação, prevalecendo uma perspectiva sociocognitivo-interacional da linguagem.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-07T05:02:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254338
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001161194
url http://hdl.handle.net/10183/254338
identifier_str_mv 001161194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254338/2/001161194.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254338/1/001161194.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b1a6138cd64f359c80fffc53b1053c37
e96471379c6a08d6236c064b9e8cacad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224650791845888