Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Fabiane Puntel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Salles, Jerusa Fumagalli de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159349
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de construção de um questionário para caracterizar as práticas didático-pedagógicas e suas frequências de utilização nos diferentes períodos do processo de ensino da leitura e da escrita, em classes de anos iniciais (do primeiro ao quinto) do Ensino Fundamental. O processo envolveu cinco etapas sucessivas: 1) revisão da literatura; 2) construção da primeira versão do instrumento; 3) análise de juízes especialistas; 4) avaliação pelo público alvo; 5) estudo piloto; e 6) elaboração da versão final do instrumento. A versão final contém 19 questões seguidas por opções apresentadas sob a modalidade de escala de frequência ordinal ou de múltipla escolha. O instrumento apresentou aparente adequação de contexto e conteúdo.
id UFRGS-2_d9dd45c35a7ea1e2f2b73f5f7eff259f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159349
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Basso, Fabiane PuntelSalles, Jerusa Fumagalli de2017-06-08T02:30:58Z20161806-5821http://hdl.handle.net/10183/159349001016401Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de construção de um questionário para caracterizar as práticas didático-pedagógicas e suas frequências de utilização nos diferentes períodos do processo de ensino da leitura e da escrita, em classes de anos iniciais (do primeiro ao quinto) do Ensino Fundamental. O processo envolveu cinco etapas sucessivas: 1) revisão da literatura; 2) construção da primeira versão do instrumento; 3) análise de juízes especialistas; 4) avaliação pelo público alvo; 5) estudo piloto; e 6) elaboração da versão final do instrumento. A versão final contém 19 questões seguidas por opções apresentadas sob a modalidade de escala de frequência ordinal ou de múltipla escolha. O instrumento apresentou aparente adequação de contexto e conteúdo.This article presents the development process of a questionnaire whose objective is to characterize the didactic and pedagogical practices and their utilization frequencies in different periods of reading and writing instruction process, in early years classes (from the first to the fifth grades). The process involved six successive steps: 1) literature review; 2) construction of the first version of the instrument; 3) analysis of expert judges; 4) evaluation by the target audience; 5) pilot study; and 6) preparation of the final version of the instrument. The final version contains 19 questions, each one followed by options presented in the form of ordinal frequency scale or multiple-choice item. The instrument has showed apparent adequacy of context and content.application/pdfporCiências & Cognição. Rio de Janeiro. Vol. 21, n. 2 (2016), p. 255-273.Prática pedagógicaEnsino fundamentalLeituraEscritaQuestionárioConstrução do testeDidactic and pedagogical practicesReading-writingQuestionnaireEvaluationInstrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escritaIdentification tool for practices in the teaching of reading and writing info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016401.pdf001016401.pdfTexto completoapplication/pdf2320449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159349/1/001016401.pdf09d2d2ce5087a71547a38a04f0bafb4bMD51TEXT001016401.pdf.txt001016401.pdf.txtExtracted Texttext/plain53456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159349/2/001016401.pdf.txt547714ef753dd3aeca0e2784765d88b0MD52THUMBNAIL001016401.pdf.jpg001016401.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159349/3/001016401.pdf.jpgde64f00e457c9268e3e8f18076220dd5MD5310183/1593492018-10-22 08:28:30.096oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159349Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:28:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Identification tool for practices in the teaching of reading and writing
title Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita
spellingShingle Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita
Basso, Fabiane Puntel
Prática pedagógica
Ensino fundamental
Leitura
Escrita
Questionário
Construção do teste
Didactic and pedagogical practices
Reading-writing
Questionnaire
Evaluation
title_short Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita
title_full Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita
title_fullStr Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita
title_full_unstemmed Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita
title_sort Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita
author Basso, Fabiane Puntel
author_facet Basso, Fabiane Puntel
Salles, Jerusa Fumagalli de
author_role author
author2 Salles, Jerusa Fumagalli de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basso, Fabiane Puntel
Salles, Jerusa Fumagalli de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Ensino fundamental
Leitura
Escrita
Questionário
Construção do teste
topic Prática pedagógica
Ensino fundamental
Leitura
Escrita
Questionário
Construção do teste
Didactic and pedagogical practices
Reading-writing
Questionnaire
Evaluation
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactic and pedagogical practices
Reading-writing
Questionnaire
Evaluation
description Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de construção de um questionário para caracterizar as práticas didático-pedagógicas e suas frequências de utilização nos diferentes períodos do processo de ensino da leitura e da escrita, em classes de anos iniciais (do primeiro ao quinto) do Ensino Fundamental. O processo envolveu cinco etapas sucessivas: 1) revisão da literatura; 2) construção da primeira versão do instrumento; 3) análise de juízes especialistas; 4) avaliação pelo público alvo; 5) estudo piloto; e 6) elaboração da versão final do instrumento. A versão final contém 19 questões seguidas por opções apresentadas sob a modalidade de escala de frequência ordinal ou de múltipla escolha. O instrumento apresentou aparente adequação de contexto e conteúdo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-08T02:30:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159349
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-5821
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001016401
identifier_str_mv 1806-5821
001016401
url http://hdl.handle.net/10183/159349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciências & Cognição. Rio de Janeiro. Vol. 21, n. 2 (2016), p. 255-273.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159349/1/001016401.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159349/2/001016401.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159349/3/001016401.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 09d2d2ce5087a71547a38a04f0bafb4b
547714ef753dd3aeca0e2784765d88b0
de64f00e457c9268e3e8f18076220dd5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224917535948800