Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159349 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de construção de um questionário para caracterizar as práticas didático-pedagógicas e suas frequências de utilização nos diferentes períodos do processo de ensino da leitura e da escrita, em classes de anos iniciais (do primeiro ao quinto) do Ensino Fundamental. O processo envolveu cinco etapas sucessivas: 1) revisão da literatura; 2) construção da primeira versão do instrumento; 3) análise de juízes especialistas; 4) avaliação pelo público alvo; 5) estudo piloto; e 6) elaboração da versão final do instrumento. A versão final contém 19 questões seguidas por opções apresentadas sob a modalidade de escala de frequência ordinal ou de múltipla escolha. O instrumento apresentou aparente adequação de contexto e conteúdo. |
id |
UFRGS-2_d9dd45c35a7ea1e2f2b73f5f7eff259f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159349 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Basso, Fabiane PuntelSalles, Jerusa Fumagalli de2017-06-08T02:30:58Z20161806-5821http://hdl.handle.net/10183/159349001016401Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de construção de um questionário para caracterizar as práticas didático-pedagógicas e suas frequências de utilização nos diferentes períodos do processo de ensino da leitura e da escrita, em classes de anos iniciais (do primeiro ao quinto) do Ensino Fundamental. O processo envolveu cinco etapas sucessivas: 1) revisão da literatura; 2) construção da primeira versão do instrumento; 3) análise de juízes especialistas; 4) avaliação pelo público alvo; 5) estudo piloto; e 6) elaboração da versão final do instrumento. A versão final contém 19 questões seguidas por opções apresentadas sob a modalidade de escala de frequência ordinal ou de múltipla escolha. O instrumento apresentou aparente adequação de contexto e conteúdo.This article presents the development process of a questionnaire whose objective is to characterize the didactic and pedagogical practices and their utilization frequencies in different periods of reading and writing instruction process, in early years classes (from the first to the fifth grades). The process involved six successive steps: 1) literature review; 2) construction of the first version of the instrument; 3) analysis of expert judges; 4) evaluation by the target audience; 5) pilot study; and 6) preparation of the final version of the instrument. The final version contains 19 questions, each one followed by options presented in the form of ordinal frequency scale or multiple-choice item. The instrument has showed apparent adequacy of context and content.application/pdfporCiências & Cognição. Rio de Janeiro. Vol. 21, n. 2 (2016), p. 255-273.Prática pedagógicaEnsino fundamentalLeituraEscritaQuestionárioConstrução do testeDidactic and pedagogical practicesReading-writingQuestionnaireEvaluationInstrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escritaIdentification tool for practices in the teaching of reading and writing info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016401.pdf001016401.pdfTexto completoapplication/pdf2320449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159349/1/001016401.pdf09d2d2ce5087a71547a38a04f0bafb4bMD51TEXT001016401.pdf.txt001016401.pdf.txtExtracted Texttext/plain53456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159349/2/001016401.pdf.txt547714ef753dd3aeca0e2784765d88b0MD52THUMBNAIL001016401.pdf.jpg001016401.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159349/3/001016401.pdf.jpgde64f00e457c9268e3e8f18076220dd5MD5310183/1593492018-10-22 08:28:30.096oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159349Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:28:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Identification tool for practices in the teaching of reading and writing |
title |
Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita |
spellingShingle |
Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita Basso, Fabiane Puntel Prática pedagógica Ensino fundamental Leitura Escrita Questionário Construção do teste Didactic and pedagogical practices Reading-writing Questionnaire Evaluation |
title_short |
Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita |
title_full |
Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita |
title_fullStr |
Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita |
title_full_unstemmed |
Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita |
title_sort |
Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita |
author |
Basso, Fabiane Puntel |
author_facet |
Basso, Fabiane Puntel Salles, Jerusa Fumagalli de |
author_role |
author |
author2 |
Salles, Jerusa Fumagalli de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basso, Fabiane Puntel Salles, Jerusa Fumagalli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Ensino fundamental Leitura Escrita Questionário Construção do teste |
topic |
Prática pedagógica Ensino fundamental Leitura Escrita Questionário Construção do teste Didactic and pedagogical practices Reading-writing Questionnaire Evaluation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactic and pedagogical practices Reading-writing Questionnaire Evaluation |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de construção de um questionário para caracterizar as práticas didático-pedagógicas e suas frequências de utilização nos diferentes períodos do processo de ensino da leitura e da escrita, em classes de anos iniciais (do primeiro ao quinto) do Ensino Fundamental. O processo envolveu cinco etapas sucessivas: 1) revisão da literatura; 2) construção da primeira versão do instrumento; 3) análise de juízes especialistas; 4) avaliação pelo público alvo; 5) estudo piloto; e 6) elaboração da versão final do instrumento. A versão final contém 19 questões seguidas por opções apresentadas sob a modalidade de escala de frequência ordinal ou de múltipla escolha. O instrumento apresentou aparente adequação de contexto e conteúdo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-08T02:30:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/159349 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-5821 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001016401 |
identifier_str_mv |
1806-5821 001016401 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/159349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ciências & Cognição. Rio de Janeiro. Vol. 21, n. 2 (2016), p. 255-273. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159349/1/001016401.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159349/2/001016401.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159349/3/001016401.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
09d2d2ce5087a71547a38a04f0bafb4b 547714ef753dd3aeca0e2784765d88b0 de64f00e457c9268e3e8f18076220dd5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224917535948800 |