Seja um investidor : plataformas financeiras, gamificação e produção de subjetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hennigen, Ines
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Foletto, Matheus Dalazen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256562
Resumo: Análises têm relacionado a crescente desigualdade socioeconômica, no âmbito do capitalismo neoliberal, ao processo de financeirização. Visto sua importância para traçar diagnósticos do presente, desenvolvemos pesquisa que objetiva conhecer modos de subjetivação conexos ao que chamamos dispositivo da financeirização, constituído por elementos heterogêneos; neste artigo enfocamos plataformas financeiras digitais que incitam à prática do investimento. Utilizamos o método da cartografia atentando a linhas de enunciação e visibilidade (saber), força (poder) e subjetivação na análise de sites e aplicativos de sete instituições (Robinhood, Warren, C6 Bank, Banco Inter, Rico, Itaú/íon e Nubank/NuInvest), cuja formatação e operação remetem à gamificação. Constatamos que elementos relativos a certas dinâmicas, mecânicas e componentes dos games se compõem estrategicamente para produzir um sujeito investidor: narrativas apresentam as plataformas como parceiras que tudo simplificam para oportunizar que todos, mesmo com pouco dinheiro (R$ 30,00), possam começar uma jornada no universo dos investimentos, meio para prosperar e realizar sonhos; dicas e matérias, em formato enxuto, funcionam como desafios para clientes explorarem e inserirem-se mais neste mercado; são mobilizadas emoções, como diversão – pelo design lúdico e aproximação a formas de entretenimento –, destemor e empoderamento – com ditos como “#SemMedoDaBolsa” e o paradoxal “combatemos a complexidade para empoderar as pessoas” –, para revestir a prática com descontração e segurança. Discutimos a produção de sujeitos instalados no “raso do saber-poder”, a normalização e despolitização da prática, e abrimos questões quanto ao sentido estratégico de convocar todos a pertencer, se identificar e, assim, respaldar quaisquer ganhos neste mercado.
id UFRGS-2_da41a3206d658cd1b88b095caf405951
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256562
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hennigen, InesFoletto, Matheus Dalazen2023-03-31T03:23:31Z20232527-1288http://hdl.handle.net/10183/256562001163379Análises têm relacionado a crescente desigualdade socioeconômica, no âmbito do capitalismo neoliberal, ao processo de financeirização. Visto sua importância para traçar diagnósticos do presente, desenvolvemos pesquisa que objetiva conhecer modos de subjetivação conexos ao que chamamos dispositivo da financeirização, constituído por elementos heterogêneos; neste artigo enfocamos plataformas financeiras digitais que incitam à prática do investimento. Utilizamos o método da cartografia atentando a linhas de enunciação e visibilidade (saber), força (poder) e subjetivação na análise de sites e aplicativos de sete instituições (Robinhood, Warren, C6 Bank, Banco Inter, Rico, Itaú/íon e Nubank/NuInvest), cuja formatação e operação remetem à gamificação. Constatamos que elementos relativos a certas dinâmicas, mecânicas e componentes dos games se compõem estrategicamente para produzir um sujeito investidor: narrativas apresentam as plataformas como parceiras que tudo simplificam para oportunizar que todos, mesmo com pouco dinheiro (R$ 30,00), possam começar uma jornada no universo dos investimentos, meio para prosperar e realizar sonhos; dicas e matérias, em formato enxuto, funcionam como desafios para clientes explorarem e inserirem-se mais neste mercado; são mobilizadas emoções, como diversão – pelo design lúdico e aproximação a formas de entretenimento –, destemor e empoderamento – com ditos como “#SemMedoDaBolsa” e o paradoxal “combatemos a complexidade para empoderar as pessoas” –, para revestir a prática com descontração e segurança. Discutimos a produção de sujeitos instalados no “raso do saber-poder”, a normalização e despolitização da prática, e abrimos questões quanto ao sentido estratégico de convocar todos a pertencer, se identificar e, assim, respaldar quaisquer ganhos neste mercado.Analyzes have been related the increased socioeconomic inequality, within the context of neoliberal capitalism, to the process of financialization. Considering its importance to draw diagnoses of the present, we developed research that aims to know modes of subjectivation connected to what we call the financialization dispositive, constituted by heterogeneous elements; in this article, we focus on digital financial platforms that encourage the practice of investing. We used the cartography method, paying attention to lines of enunciation and visibility (knowledge), strength (power) and subjectivation in the analysis of websites and applications of seven institutions (Robinhood, Warren, C6 Bank, Banco Inter, Rico, Itaú/íon and Nubank /NuInvest), whose formatting and operation refer to gamification. We found that elements related to certain dynamics, mechanics and game components are strategically composed to produce an investor subject. Narratives present the platforms as partners that simplify everything to provide opportunities for everyone, even with little money (R$ 30,00), to start a journey into the world of investments, a way to prosper and make dreams come true. Tips and articles, in a short format, serve as challenges for clients to explore and insert themselves more in this market. Emotions are mobilized, such as fun – through playful design and approach to forms of entertainment –, fearlessness and empowerment – with sayings like “#NoFearOf TheStockMarket” and the paradoxical “we fight complexity to empower people” –, to assign relaxation and safety to the practice. We discuss the production of subjects installed in the “shallows of knowledge-power”, the normalization and depoliticization of this practice, and we open questions about the strategic signification of inviting everyone to belong, identify themselves and, thus, support any gains in this market.Estudios han relacionado la creciente desigualdad socioeconómica, en el ámbito del capitalismo neoliberal, con el proceso de financiarización. Considerando su importancia para trazar diagnósticos del presente, desarrollamos una investigación que tiene como objetivo conocer modos de subjetivación conectados a lo que llamamos el dispositivo de financiarización, constituido por elementos heterogéneos; en este artículo nos enfocamos en las plataformas financieras digitales que fomentan la práctica de invertir. Utilizamos el método de la cartografía, prestando atención a las líneas de enunciación y visibilidad (saber), fuerza (poder) y subjetivación en el análisis de sitios web y aplicaciones de siete instituciones (Robinhood, Warren, C6 Bank, Banco Inter, Rico, Itaú/ión y Nubank /NuInvest), cuyo formato y funcionamiento hacen referencia a la gamificación. Constatamos que elementos relacionados con ciertas dinámicas, mecánicas y componentes del juego están estratégicamente compuestos para producir un sujeto inversor: las narrativas presentan las plataformas como compañeros que simplifican todo para dar oportunidades para todos, incluso con poco dinero (R$ 30,00), para iniciar un camino al mundo de las inversiones, un medio para prosperar y hacer realidad los sueños; consejos y artículos, en formato corto, sirven como desafíos para que los clientes exploren e inserten más en este mercado; se movilizan emociones como la diversión – a través del diseño lúdico y el acercamiento a las formas de entretenimiento–, la intrepidez y el empoderamiento – con dichos como “#SinMiedoaLaBolsa” y el paradójico “luchamos contra la complejidad para empoderar a las personas” –, para abarcar la práctica con relajación y seguridad. Discutimos la producción de sujetos instalados en la “superficie del saber-poder”, la normalización y despolitización de la práctica, y abrimos interrogantes sobre el sentido estratégico de invitar a todos a pertenecer, identificarse y, así, sustentar cualquier ganancia en este mercado.application/pdfporPsi UNISC. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2017-. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2023), p. 197-219FinanceirizaçãoSubjetividadeAplicativos móveisNecrobiopowerPolice lethalitySecurity practicesWill to killNecrobiopoderLetalidad policialPrácticas de seguridadVoluntad de matarSeja um investidor : plataformas financeiras, gamificação e produção de subjetividadeSer inversor : plataformas financieras, gamificación y producción de subjetividadBe an investor : financial platforms, gamification and subjectivity productioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163379.pdf.txt001163379.pdf.txtExtracted Texttext/plain93190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256562/2/001163379.pdf.txt41e74ab8baf050fac6fb724e7d9fc5acMD52ORIGINAL001163379.pdfTexto completoapplication/pdf500221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256562/1/001163379.pdf7d1ad21b318ffa6efa26f1c31fc79eb0MD5110183/2565622023-04-01 03:30:26.037046oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256562Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:30:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Seja um investidor : plataformas financeiras, gamificação e produção de subjetividade
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Ser inversor : plataformas financieras, gamificación y producción de subjetividad
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Be an investor : financial platforms, gamification and subjectivity production
title Seja um investidor : plataformas financeiras, gamificação e produção de subjetividade
spellingShingle Seja um investidor : plataformas financeiras, gamificação e produção de subjetividade
Hennigen, Ines
Financeirização
Subjetividade
Aplicativos móveis
Necrobiopower
Police lethality
Security practices
Will to kill
Necrobiopoder
Letalidad policial
Prácticas de seguridad
Voluntad de matar
title_short Seja um investidor : plataformas financeiras, gamificação e produção de subjetividade
title_full Seja um investidor : plataformas financeiras, gamificação e produção de subjetividade
title_fullStr Seja um investidor : plataformas financeiras, gamificação e produção de subjetividade
title_full_unstemmed Seja um investidor : plataformas financeiras, gamificação e produção de subjetividade
title_sort Seja um investidor : plataformas financeiras, gamificação e produção de subjetividade
author Hennigen, Ines
author_facet Hennigen, Ines
Foletto, Matheus Dalazen
author_role author
author2 Foletto, Matheus Dalazen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hennigen, Ines
Foletto, Matheus Dalazen
dc.subject.por.fl_str_mv Financeirização
Subjetividade
Aplicativos móveis
topic Financeirização
Subjetividade
Aplicativos móveis
Necrobiopower
Police lethality
Security practices
Will to kill
Necrobiopoder
Letalidad policial
Prácticas de seguridad
Voluntad de matar
dc.subject.eng.fl_str_mv Necrobiopower
Police lethality
Security practices
Will to kill
dc.subject.spa.fl_str_mv Necrobiopoder
Letalidad policial
Prácticas de seguridad
Voluntad de matar
description Análises têm relacionado a crescente desigualdade socioeconômica, no âmbito do capitalismo neoliberal, ao processo de financeirização. Visto sua importância para traçar diagnósticos do presente, desenvolvemos pesquisa que objetiva conhecer modos de subjetivação conexos ao que chamamos dispositivo da financeirização, constituído por elementos heterogêneos; neste artigo enfocamos plataformas financeiras digitais que incitam à prática do investimento. Utilizamos o método da cartografia atentando a linhas de enunciação e visibilidade (saber), força (poder) e subjetivação na análise de sites e aplicativos de sete instituições (Robinhood, Warren, C6 Bank, Banco Inter, Rico, Itaú/íon e Nubank/NuInvest), cuja formatação e operação remetem à gamificação. Constatamos que elementos relativos a certas dinâmicas, mecânicas e componentes dos games se compõem estrategicamente para produzir um sujeito investidor: narrativas apresentam as plataformas como parceiras que tudo simplificam para oportunizar que todos, mesmo com pouco dinheiro (R$ 30,00), possam começar uma jornada no universo dos investimentos, meio para prosperar e realizar sonhos; dicas e matérias, em formato enxuto, funcionam como desafios para clientes explorarem e inserirem-se mais neste mercado; são mobilizadas emoções, como diversão – pelo design lúdico e aproximação a formas de entretenimento –, destemor e empoderamento – com ditos como “#SemMedoDaBolsa” e o paradoxal “combatemos a complexidade para empoderar as pessoas” –, para revestir a prática com descontração e segurança. Discutimos a produção de sujeitos instalados no “raso do saber-poder”, a normalização e despolitização da prática, e abrimos questões quanto ao sentido estratégico de convocar todos a pertencer, se identificar e, assim, respaldar quaisquer ganhos neste mercado.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-31T03:23:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256562
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2527-1288
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163379
identifier_str_mv 2527-1288
001163379
url http://hdl.handle.net/10183/256562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psi UNISC. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2017-. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2023), p. 197-219
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256562/2/001163379.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256562/1/001163379.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 41e74ab8baf050fac6fb724e7d9fc5ac
7d1ad21b318ffa6efa26f1c31fc79eb0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225085406674944