Tá sujo, profe? A exploração de atividades gráfico-plásticas na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Gertrudes Angélica Vargas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174375
Resumo: Este TCC discute de que forma docentes que atuam na educação infantil podem contribuir para que as crianças bem pequenas explorem atividades gráfico-plásticas e a importância destas atividades no desenvolvimento das mesmas. Utilizo como referenciais, o desenvolvimento das atividades gráfico-plásticas, a partir do viés do Campo das Experiências, do Protagonismo Infantil e da Arte Contemporânea. A metodologia utilizada para a produção de dados foi a da pesquisa-ação. Desenvolvi oito momentos de atividades gráfico-plásticas, de outubro a novembro deste ano, com um grupo 6 a 12 crianças com idades entre 2 anos a 3 anos 11 meses, em uma escola infantil da rede privada de Porto Alegre. Analisei nestes momentos as percepções das crianças com relação a “sujeira”, ao tempo utilizado nas atividades, assim como a relação estabelecida com a apresentação de materiais, técnicas e instrumentos e a apropriação das crianças sobre os mesmos. Concluo que estas atividades são de grande importância para o desenvolvimento das crianças bem pequenas, que estas atividades devem ter um papel primordial na elaboração de currículos e planejamentos para esta faixa etária e que a postura docente é fundamental no tipo de experiências, percepção e interações que as crianças vão ter com as atividades gráfico-plásticas e com a arte em geral.
id UFRGS-2_dc8327a2da60d8885ea05c1dc0271307
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174375
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bernardo, Gertrudes Angélica VargasFelipe, Jane2018-04-04T02:26:26Z2017http://hdl.handle.net/10183/174375001061999Este TCC discute de que forma docentes que atuam na educação infantil podem contribuir para que as crianças bem pequenas explorem atividades gráfico-plásticas e a importância destas atividades no desenvolvimento das mesmas. Utilizo como referenciais, o desenvolvimento das atividades gráfico-plásticas, a partir do viés do Campo das Experiências, do Protagonismo Infantil e da Arte Contemporânea. A metodologia utilizada para a produção de dados foi a da pesquisa-ação. Desenvolvi oito momentos de atividades gráfico-plásticas, de outubro a novembro deste ano, com um grupo 6 a 12 crianças com idades entre 2 anos a 3 anos 11 meses, em uma escola infantil da rede privada de Porto Alegre. Analisei nestes momentos as percepções das crianças com relação a “sujeira”, ao tempo utilizado nas atividades, assim como a relação estabelecida com a apresentação de materiais, técnicas e instrumentos e a apropriação das crianças sobre os mesmos. Concluo que estas atividades são de grande importância para o desenvolvimento das crianças bem pequenas, que estas atividades devem ter um papel primordial na elaboração de currículos e planejamentos para esta faixa etária e que a postura docente é fundamental no tipo de experiências, percepção e interações que as crianças vão ter com as atividades gráfico-plásticas e com a arte em geral.application/pdfporEducação infantilEnsino-aprendizagemArteTá sujo, profe? A exploração de atividades gráfico-plásticas na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061999.pdf001061999.pdfTexto completoapplication/pdf2744478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174375/1/001061999.pdfb463c99ec48f4d8e934882d195e6fbecMD51TEXT001061999.pdf.txt001061999.pdf.txtExtracted Texttext/plain120527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174375/2/001061999.pdf.txt8f98b1fca0f4ce8c623383c9a0606325MD52THUMBNAIL001061999.pdf.jpg001061999.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174375/3/001061999.pdf.jpg0216cc1f776e54e99c03ce682cbf16beMD5310183/1743752018-10-25 09:49:01.314oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174375Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:49:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tá sujo, profe? A exploração de atividades gráfico-plásticas na Educação Infantil
title Tá sujo, profe? A exploração de atividades gráfico-plásticas na Educação Infantil
spellingShingle Tá sujo, profe? A exploração de atividades gráfico-plásticas na Educação Infantil
Bernardo, Gertrudes Angélica Vargas
Educação infantil
Ensino-aprendizagem
Arte
title_short Tá sujo, profe? A exploração de atividades gráfico-plásticas na Educação Infantil
title_full Tá sujo, profe? A exploração de atividades gráfico-plásticas na Educação Infantil
title_fullStr Tá sujo, profe? A exploração de atividades gráfico-plásticas na Educação Infantil
title_full_unstemmed Tá sujo, profe? A exploração de atividades gráfico-plásticas na Educação Infantil
title_sort Tá sujo, profe? A exploração de atividades gráfico-plásticas na Educação Infantil
author Bernardo, Gertrudes Angélica Vargas
author_facet Bernardo, Gertrudes Angélica Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Gertrudes Angélica Vargas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Felipe, Jane
contributor_str_mv Felipe, Jane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Ensino-aprendizagem
Arte
topic Educação infantil
Ensino-aprendizagem
Arte
description Este TCC discute de que forma docentes que atuam na educação infantil podem contribuir para que as crianças bem pequenas explorem atividades gráfico-plásticas e a importância destas atividades no desenvolvimento das mesmas. Utilizo como referenciais, o desenvolvimento das atividades gráfico-plásticas, a partir do viés do Campo das Experiências, do Protagonismo Infantil e da Arte Contemporânea. A metodologia utilizada para a produção de dados foi a da pesquisa-ação. Desenvolvi oito momentos de atividades gráfico-plásticas, de outubro a novembro deste ano, com um grupo 6 a 12 crianças com idades entre 2 anos a 3 anos 11 meses, em uma escola infantil da rede privada de Porto Alegre. Analisei nestes momentos as percepções das crianças com relação a “sujeira”, ao tempo utilizado nas atividades, assim como a relação estabelecida com a apresentação de materiais, técnicas e instrumentos e a apropriação das crianças sobre os mesmos. Concluo que estas atividades são de grande importância para o desenvolvimento das crianças bem pequenas, que estas atividades devem ter um papel primordial na elaboração de currículos e planejamentos para esta faixa etária e que a postura docente é fundamental no tipo de experiências, percepção e interações que as crianças vão ter com as atividades gráfico-plásticas e com a arte em geral.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T02:26:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174375
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061999
url http://hdl.handle.net/10183/174375
identifier_str_mv 001061999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174375/1/001061999.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174375/2/001061999.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174375/3/001061999.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b463c99ec48f4d8e934882d195e6fbec
8f98b1fca0f4ce8c623383c9a0606325
0216cc1f776e54e99c03ce682cbf16be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224545453998080