Tá sujo, profe? A exploração de atividades gráfico-plásticas na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174375 |
Resumo: | Este TCC discute de que forma docentes que atuam na educação infantil podem contribuir para que as crianças bem pequenas explorem atividades gráfico-plásticas e a importância destas atividades no desenvolvimento das mesmas. Utilizo como referenciais, o desenvolvimento das atividades gráfico-plásticas, a partir do viés do Campo das Experiências, do Protagonismo Infantil e da Arte Contemporânea. A metodologia utilizada para a produção de dados foi a da pesquisa-ação. Desenvolvi oito momentos de atividades gráfico-plásticas, de outubro a novembro deste ano, com um grupo 6 a 12 crianças com idades entre 2 anos a 3 anos 11 meses, em uma escola infantil da rede privada de Porto Alegre. Analisei nestes momentos as percepções das crianças com relação a “sujeira”, ao tempo utilizado nas atividades, assim como a relação estabelecida com a apresentação de materiais, técnicas e instrumentos e a apropriação das crianças sobre os mesmos. Concluo que estas atividades são de grande importância para o desenvolvimento das crianças bem pequenas, que estas atividades devem ter um papel primordial na elaboração de currículos e planejamentos para esta faixa etária e que a postura docente é fundamental no tipo de experiências, percepção e interações que as crianças vão ter com as atividades gráfico-plásticas e com a arte em geral. |
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