Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Laura Poll
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235915
Resumo: Este estudo investigou a prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Cachoeirinha-RS. Participaram 79 crianças, sendo 53,2% meninos (n=42) e 46,8% meninas (n=37), com idades entre 8 a 11 anos (M = 9,75, DP = 1,35). Todas as crianças dos estudo foram avaliadas pelo Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q- CARP). 34 crianças que tiveram o CBCL preenchido pelos pais ou responsáveis. Os resultados do teste Q-CARP apontaram baixa frequência de comportamentos agressivos. Em relação à reação diante da agressão de pares, as crianças relataram alta frequência de comportamentos de busca de apoio do professor e baixa ocorrência de comportamentos agressivos reativos e de reações internalizadas. Os resultados do CBCL indicaram a prevalência dos comportamentos agressivos, ansiedade/depressão e problemas sociais. Conclui-se que é importante conhecer as características sociodemográficas e de comportamento em crianças escolares e do contexto familiar pois estes podem atuar como fatores de proteção ou de risco para o desenvolvimento infantil.
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