Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo, Andreia Sofia de Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5088
Resumo: O objetivo do presente estudo foi sintetizar as evidências sobre a modificação do comportamento agressivo em contexto escolar de crianças com idades compreendidas entre os seis e os 13 anos. Foi realizada uma revisão sistemática de artigos originais na base de dados B-on, desde o ano de 2009 até à data da pesquisa (22/09/2014). Com esta revisão sistemática foi possível concluir que não existem investigações publicadas na base de dados B-on, com as palavras-chave escolhidas, que relatem intervenções empíricas para a mudança do comportamento agressivo, em contexto escolar, de crianças com idades compreendidas entre os seis e os 13 anos. Dos 15 artigos que apresentaram nas suas investigações programas, 10 deles relataram intervenções direcionadas para a prevenção de comportamentos de alunos/crianças/jovens e apenas cinco apresentaram programas remediativos do comportamento. Sendo que, a maioria destes programas tinham como objetivos trabalhar as famílias, a escola, os professores e a comunidade, reservando pouco tempo para a intervenção individual. Os resultados dos estudos referem que, a nível geral, todos os programas encontrados nas investigações reportadas, apresentaram resultados positivos das suas intervenções.
id RCAP_f70a1faf34e56fc72047c462fe8ad194
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5088
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemáticaAgressividadeCriançasEscolaIntervençãoMudança de comportamentoO objetivo do presente estudo foi sintetizar as evidências sobre a modificação do comportamento agressivo em contexto escolar de crianças com idades compreendidas entre os seis e os 13 anos. Foi realizada uma revisão sistemática de artigos originais na base de dados B-on, desde o ano de 2009 até à data da pesquisa (22/09/2014). Com esta revisão sistemática foi possível concluir que não existem investigações publicadas na base de dados B-on, com as palavras-chave escolhidas, que relatem intervenções empíricas para a mudança do comportamento agressivo, em contexto escolar, de crianças com idades compreendidas entre os seis e os 13 anos. Dos 15 artigos que apresentaram nas suas investigações programas, 10 deles relataram intervenções direcionadas para a prevenção de comportamentos de alunos/crianças/jovens e apenas cinco apresentaram programas remediativos do comportamento. Sendo que, a maioria destes programas tinham como objetivos trabalhar as famílias, a escola, os professores e a comunidade, reservando pouco tempo para a intervenção individual. Os resultados dos estudos referem que, a nível geral, todos os programas encontrados nas investigações reportadas, apresentaram resultados positivos das suas intervenções.The aim of this study was to summarize the evidence on the aggressive behavior modification in schools of children aged between six and 13 years. A systematic review of original articles was held in the database B-on, from the year 2009 until the date of the survey (22/09/2014). With this systematic review was concluded that there are no published research on the B-on database with the keywords chosen to report empirical change interventions of aggressive behavior in schools, children aged six and 13 years. Of the 15 articles that presented in their programs investigations, 10 of them reported targeted interventions for the prevention behaviors of students / children / young people and only five had remediativos programs behavior. Since, most of these programs had as objective work families, the school, teachers and the community, allowing little time for individual intervention. The studies report that at a general level, all programs found in the reported investigations showed positive results of their activities.2015-10-05T10:48:39Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5088porMarcelo, Andreia Sofia de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:01Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:07.476172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática
title Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática
spellingShingle Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática
Marcelo, Andreia Sofia de Carvalho
Agressividade
Crianças
Escola
Intervenção
Mudança de comportamento
title_short Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática
title_full Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática
title_fullStr Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática
title_sort Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática
author Marcelo, Andreia Sofia de Carvalho
author_facet Marcelo, Andreia Sofia de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo, Andreia Sofia de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Agressividade
Crianças
Escola
Intervenção
Mudança de comportamento
topic Agressividade
Crianças
Escola
Intervenção
Mudança de comportamento
description O objetivo do presente estudo foi sintetizar as evidências sobre a modificação do comportamento agressivo em contexto escolar de crianças com idades compreendidas entre os seis e os 13 anos. Foi realizada uma revisão sistemática de artigos originais na base de dados B-on, desde o ano de 2009 até à data da pesquisa (22/09/2014). Com esta revisão sistemática foi possível concluir que não existem investigações publicadas na base de dados B-on, com as palavras-chave escolhidas, que relatem intervenções empíricas para a mudança do comportamento agressivo, em contexto escolar, de crianças com idades compreendidas entre os seis e os 13 anos. Dos 15 artigos que apresentaram nas suas investigações programas, 10 deles relataram intervenções direcionadas para a prevenção de comportamentos de alunos/crianças/jovens e apenas cinco apresentaram programas remediativos do comportamento. Sendo que, a maioria destes programas tinham como objetivos trabalhar as famílias, a escola, os professores e a comunidade, reservando pouco tempo para a intervenção individual. Os resultados dos estudos referem que, a nível geral, todos os programas encontrados nas investigações reportadas, apresentaram resultados positivos das suas intervenções.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-05T10:48:39Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5088
url http://hdl.handle.net/10348/5088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137095275511808