Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Laura Poll
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235915
Resumo: Este estudo investigou a prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Cachoeirinha-RS. Participaram 79 crianças, sendo 53,2% meninos (n=42) e 46,8% meninas (n=37), com idades entre 8 a 11 anos (M = 9,75, DP = 1,35). Todas as crianças dos estudo foram avaliadas pelo Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q- CARP). 34 crianças que tiveram o CBCL preenchido pelos pais ou responsáveis. Os resultados do teste Q-CARP apontaram baixa frequência de comportamentos agressivos. Em relação à reação diante da agressão de pares, as crianças relataram alta frequência de comportamentos de busca de apoio do professor e baixa ocorrência de comportamentos agressivos reativos e de reações internalizadas. Os resultados do CBCL indicaram a prevalência dos comportamentos agressivos, ansiedade/depressão e problemas sociais. Conclui-se que é importante conhecer as características sociodemográficas e de comportamento em crianças escolares e do contexto familiar pois estes podem atuar como fatores de proteção ou de risco para o desenvolvimento infantil.
id UFRGS-2_dca057d025df3f706c6e2254a9dd7075
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235915
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Laura PollBorsa, Juliane Callegaro2022-03-15T04:33:28Z2012http://hdl.handle.net/10183/235915000829336Este estudo investigou a prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Cachoeirinha-RS. Participaram 79 crianças, sendo 53,2% meninos (n=42) e 46,8% meninas (n=37), com idades entre 8 a 11 anos (M = 9,75, DP = 1,35). Todas as crianças dos estudo foram avaliadas pelo Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q- CARP). 34 crianças que tiveram o CBCL preenchido pelos pais ou responsáveis. Os resultados do teste Q-CARP apontaram baixa frequência de comportamentos agressivos. Em relação à reação diante da agressão de pares, as crianças relataram alta frequência de comportamentos de busca de apoio do professor e baixa ocorrência de comportamentos agressivos reativos e de reações internalizadas. Os resultados do CBCL indicaram a prevalência dos comportamentos agressivos, ansiedade/depressão e problemas sociais. Conclui-se que é importante conhecer as características sociodemográficas e de comportamento em crianças escolares e do contexto familiar pois estes podem atuar como fatores de proteção ou de risco para o desenvolvimento infantil.application/pdfporComportamento agressivoCriançaLista de verificação comportamental para criançasAnálise do comportamentoPrevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia, ênfase em Avaliação Psicológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000829336.pdf.txt000829336.pdf.txtExtracted Texttext/plain46575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235915/2/000829336.pdf.txte7c86a6904c2c72d0c43d43b1cf53c27MD52ORIGINAL000829336.pdfTexto completoapplication/pdf1411083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235915/1/000829336.pdf222e3c755bb8c5606134d74c398166d0MD5110183/2359152022-03-26 05:02:12.621042oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235915Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:02:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas
title Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas
spellingShingle Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas
Gomes, Laura Poll
Comportamento agressivo
Criança
Lista de verificação comportamental para crianças
Análise do comportamento
title_short Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas
title_full Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas
title_fullStr Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas
title_full_unstemmed Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas
title_sort Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas
author Gomes, Laura Poll
author_facet Gomes, Laura Poll
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Laura Poll
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borsa, Juliane Callegaro
contributor_str_mv Borsa, Juliane Callegaro
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento agressivo
Criança
Lista de verificação comportamental para crianças
Análise do comportamento
topic Comportamento agressivo
Criança
Lista de verificação comportamental para crianças
Análise do comportamento
description Este estudo investigou a prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Cachoeirinha-RS. Participaram 79 crianças, sendo 53,2% meninos (n=42) e 46,8% meninas (n=37), com idades entre 8 a 11 anos (M = 9,75, DP = 1,35). Todas as crianças dos estudo foram avaliadas pelo Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q- CARP). 34 crianças que tiveram o CBCL preenchido pelos pais ou responsáveis. Os resultados do teste Q-CARP apontaram baixa frequência de comportamentos agressivos. Em relação à reação diante da agressão de pares, as crianças relataram alta frequência de comportamentos de busca de apoio do professor e baixa ocorrência de comportamentos agressivos reativos e de reações internalizadas. Os resultados do CBCL indicaram a prevalência dos comportamentos agressivos, ansiedade/depressão e problemas sociais. Conclui-se que é importante conhecer as características sociodemográficas e de comportamento em crianças escolares e do contexto familiar pois estes podem atuar como fatores de proteção ou de risco para o desenvolvimento infantil.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-15T04:33:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235915
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000829336
url http://hdl.handle.net/10183/235915
identifier_str_mv 000829336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235915/2/000829336.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235915/1/000829336.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e7c86a6904c2c72d0c43d43b1cf53c27
222e3c755bb8c5606134d74c398166d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447301721686016