Bem-estar subjetivo infantil : avaliação por meio do desenho da figura humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viapiana, Vanisa Fante
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bandeira, Cláudia de Moraes, Giacomoni, Claudia Hofheinz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199749
Resumo: O objetivo deste estudo foi desenvolver um sistema de avaliação de Bem-Estar Subjetivo (BES) infantil por meio do Desenho da Figura Humana (DFH), bem como apresentar evidências de validade dele. Para tanto, o estudo foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa, foram realizados três grupos focais, um com experts em desenvolvimento infantil e os outros dois com crianças entre 8 e 10 anos de idade. Os grupos geraram afirmações sobre características de crianças felizes que, após passarem por juízes treinados, resultaram em 18 itens de avaliação do BES no DFH. Na segunda etapa do estudo, a validade dos itens foi testada. Para tal, participaram 50 crianças com faixa etária entre 8 e 10 anos de idade, que fizeram um desenho da figura humana e responderam escalas de autorrelato de BES. Análises correlacionais mostraram que aspectos do DFH de crianças podem ser considerados indicadores de características positivas do desenvolvimento humano.
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