Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233769 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma revisão acerca da produção acadêmica publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, pelo período que compreende os anos 2010 até 2020, especificamente relacionada a trabalhos que envolvem os tópicos sequências didáticas e práticas pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de sete procedimentos distintos, compreendendo a utilização de algumas palavras-chave para busca, havendo realização posterior de análise de conteúdo dos textos selecionados. Os resultados revelam que os autores, de forma majoritária, atuam coletivamente e são vinculados a universidades públicas da região sudeste do Brasil. As práticas pedagógicas constatadas na amostra, em maior proporção: são destinadas ao ensino de Ciências Naturais no âmbito do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental; abrangem aulas expositivas e dialogadas/ atividades investigativas; orientam-se pelo modelo pedagógico construtivista, privilegiando conteúdos conceituais e procedimentais em seus processos avaliativos, bem como utilizando temas contextuais como forma de organização do trabalho a ser desenvolvido na sala de aula. Como desafios inerentes à área de Didática das Ciências, no Brasil, evidencia-se a necessidade: de maior visibilidade e ocorrência de pesquisas envolvendo práticas pedagógicas voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental e à Educação Infantil; de maior participação de professores, atuantes em escolas de Educação Básica, na autoria de trabalhos da literatura especializada; de maior valorização e disseminação de abordagens pedagógicas que contemplem a perspectiva centrada no modelo pedagógico sociocultural. |
id |
UFRGS-2_dd8a384c6a92b790eeb950aa14e3c3fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233769 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonseca, Carlos VenturaHesse, Fernanda Bianca2022-01-05T04:30:13Z20212238-8079http://hdl.handle.net/10183/233769001134932Este artigo apresenta uma revisão acerca da produção acadêmica publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, pelo período que compreende os anos 2010 até 2020, especificamente relacionada a trabalhos que envolvem os tópicos sequências didáticas e práticas pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de sete procedimentos distintos, compreendendo a utilização de algumas palavras-chave para busca, havendo realização posterior de análise de conteúdo dos textos selecionados. Os resultados revelam que os autores, de forma majoritária, atuam coletivamente e são vinculados a universidades públicas da região sudeste do Brasil. As práticas pedagógicas constatadas na amostra, em maior proporção: são destinadas ao ensino de Ciências Naturais no âmbito do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental; abrangem aulas expositivas e dialogadas/ atividades investigativas; orientam-se pelo modelo pedagógico construtivista, privilegiando conteúdos conceituais e procedimentais em seus processos avaliativos, bem como utilizando temas contextuais como forma de organização do trabalho a ser desenvolvido na sala de aula. Como desafios inerentes à área de Didática das Ciências, no Brasil, evidencia-se a necessidade: de maior visibilidade e ocorrência de pesquisas envolvendo práticas pedagógicas voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental e à Educação Infantil; de maior participação de professores, atuantes em escolas de Educação Básica, na autoria de trabalhos da literatura especializada; de maior valorização e disseminação de abordagens pedagógicas que contemplem a perspectiva centrada no modelo pedagógico sociocultural.This article presents a review of the academic production published in the minutes of the National Meeting of Research in Science Education, for the period from 2010 to 2020, specifically related to works involving the topics of teaching sequences and pedagogical practices. The research was developed from seven different procedures, comprising the use of some keywords for the search, with subsequent content analysis of the selected texts. The results reveal that the majority of the authors work collectively and are linked to public universities in the southeast region of Brazil. The pedagogical practices found in the sample in greater proportion are aimed at teaching Natural Sciences in High School and the final years of Elementary School; cover expository and dialogued classes/investigative activities; they are guided by the constructivist pedagogical model, privileging conceptual and procedural content in their evaluation processes, as well as using contextual themes as a way of organizing the work to be developed in the classroom. As challenges inherent to the area of Didactics of Natural Sciences in Brazil, the highlighted need is for greater visibility and occurrence of research involving pedagogical practices aimed at the early years of Elementary School and Early Childhood Education; for greater participation of teachers, working in Basic Education schools, in the authorship of specialized literature articles; for greater appreciation and dissemination of pedagogical approaches that contemplate the perspective centered on the sociocultural pedagogical model.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 10, n.2 (2021), p. 1-22Prática pedagógicaCiências naturaisRevisão de literaturaDidactics of natural sciencesLiterature revisionPedagogical practicesSequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneasTeaching sequences and pedagogical practices in natural sciences : emergent elements of contemporary researchinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134932.pdf.txt001134932.pdf.txtExtracted Texttext/plain69855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233769/2/001134932.pdf.txt946a104da1777cdbdf2a60f05f534324MD52ORIGINAL001134932.pdfTexto completoapplication/pdf419866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233769/1/001134932.pdf7b402b0af851bd6cd81d8b444f7167edMD5110183/2337692022-07-20 04:50:58.699548oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-20T07:50:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching sequences and pedagogical practices in natural sciences : emergent elements of contemporary research |
title |
Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas |
spellingShingle |
Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas Fonseca, Carlos Ventura Prática pedagógica Ciências naturais Revisão de literatura Didactics of natural sciences Literature revision Pedagogical practices |
title_short |
Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas |
title_full |
Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas |
title_fullStr |
Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas |
title_full_unstemmed |
Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas |
title_sort |
Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas |
author |
Fonseca, Carlos Ventura |
author_facet |
Fonseca, Carlos Ventura Hesse, Fernanda Bianca |
author_role |
author |
author2 |
Hesse, Fernanda Bianca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Carlos Ventura Hesse, Fernanda Bianca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Ciências naturais Revisão de literatura |
topic |
Prática pedagógica Ciências naturais Revisão de literatura Didactics of natural sciences Literature revision Pedagogical practices |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactics of natural sciences Literature revision Pedagogical practices |
description |
Este artigo apresenta uma revisão acerca da produção acadêmica publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, pelo período que compreende os anos 2010 até 2020, especificamente relacionada a trabalhos que envolvem os tópicos sequências didáticas e práticas pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de sete procedimentos distintos, compreendendo a utilização de algumas palavras-chave para busca, havendo realização posterior de análise de conteúdo dos textos selecionados. Os resultados revelam que os autores, de forma majoritária, atuam coletivamente e são vinculados a universidades públicas da região sudeste do Brasil. As práticas pedagógicas constatadas na amostra, em maior proporção: são destinadas ao ensino de Ciências Naturais no âmbito do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental; abrangem aulas expositivas e dialogadas/ atividades investigativas; orientam-se pelo modelo pedagógico construtivista, privilegiando conteúdos conceituais e procedimentais em seus processos avaliativos, bem como utilizando temas contextuais como forma de organização do trabalho a ser desenvolvido na sala de aula. Como desafios inerentes à área de Didática das Ciências, no Brasil, evidencia-se a necessidade: de maior visibilidade e ocorrência de pesquisas envolvendo práticas pedagógicas voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental e à Educação Infantil; de maior participação de professores, atuantes em escolas de Educação Básica, na autoria de trabalhos da literatura especializada; de maior valorização e disseminação de abordagens pedagógicas que contemplem a perspectiva centrada no modelo pedagógico sociocultural. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-05T04:30:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/233769 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001134932 |
identifier_str_mv |
2238-8079 001134932 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/233769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 10, n.2 (2021), p. 1-22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233769/2/001134932.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233769/1/001134932.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
946a104da1777cdbdf2a60f05f534324 7b402b0af851bd6cd81d8b444f7167ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225048029134848 |