Práticas Pedagógicas auxiliadas por Laboratórios Virtuais no Processo Ensino-Aprendizagem de Física: uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Timóteo, Dúlcio Jaoquim António
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Manuel Joaquim Silva de, Canto Filho, Alberto Bastos do, Lima, José Valdeni de, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37280
Resumo: O Presente artigo apresenta resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre as possíveis práticas pedagógicas empregadas durante as aulas experimentais ou em laboratórios de Física. Para o avanço da pesquisa, primeiramente procurou-se perceber  da literatura as RSL feitas até agora sobre práticas experimentais no ensino de Física e posteriormente se fez a RSL  com o objectivo de pesquisar quais procedimentos estratégicos pedagógicos empregados durante as aulas experimentais para que possam trazer maior beneficio em termos de aprendizagem no alunos. Foram revisados, artigos, testes em revistas e periódicos, plataformas digitais como Google académico, trabalhos publicados nos compreendidos entre 2011 a 2021, em línguas portuguesa e inglesa. Para tal recorreu-se ao Parsifal que é uma ferramenta on-line projectada para apoiar os pesquisadores na condução de revisões sistemáticas da literatura. A RSL seguiu o protocolo proposto por (Kitchenham, 2004), seguindo três etapas, nomeadamente: planeamento, execução e análise dos resultados. Como resultados constatou-se o maior número de pesquisas sobre o uso de actividades experimentais nas escolas tem a preocupação de fazer um estudo comparativo do aproveitamento pedagógico dos que participam em aulas experimentais em relação aos alunos que não utilizam este tipo de ferramenta, por meio pré-teste e pós-teste sem se preocupar em estudar a eficácia e eficiência das práticas pedagógicas utilizadas na realização das actividades experimentais. E também concluiu-se que as estratégias mais empregadas durantes as aulas experimentais sé o ciclo POE onde o aluno é orientado a predizer alguns fenómenos esperadas durante uma experimentação antes da sua realização.
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Para o avanço da pesquisa, primeiramente procurou-se perceber  da literatura as RSL feitas até agora sobre práticas experimentais no ensino de Física e posteriormente se fez a RSL  com o objectivo de pesquisar quais procedimentos estratégicos pedagógicos empregados durante as aulas experimentais para que possam trazer maior beneficio em termos de aprendizagem no alunos. Foram revisados, artigos, testes em revistas e periódicos, plataformas digitais como Google académico, trabalhos publicados nos compreendidos entre 2011 a 2021, em línguas portuguesa e inglesa. Para tal recorreu-se ao Parsifal que é uma ferramenta on-line projectada para apoiar os pesquisadores na condução de revisões sistemáticas da literatura. A RSL seguiu o protocolo proposto por (Kitchenham, 2004), seguindo três etapas, nomeadamente: planeamento, execução e análise dos resultados. Como resultados constatou-se o maior número de pesquisas sobre o uso de actividades experimentais nas escolas tem a preocupação de fazer um estudo comparativo do aproveitamento pedagógico dos que participam em aulas experimentais em relação aos alunos que não utilizam este tipo de ferramenta, por meio pré-teste e pós-teste sem se preocupar em estudar a eficácia e eficiência das práticas pedagógicas utilizadas na realização das actividades experimentais. E também concluiu-se que as estratégias mais empregadas durantes as aulas experimentais sé o ciclo POE onde o aluno é orientado a predizer alguns fenómenos esperadas durante uma experimentação antes da sua realização.This article aimed to make a Systematic Literature Review (RSL) on the pedagogical practices used in the teaching-learning process of Physics, assisted by Virtual Laboratories. For the advancement of the research, we first tried to realize that related research was done and subsequently the RSL was done in the period between 2011 and 2021, in Portuguese and English. To this end, Parsifal is used, which is an online tool designed to support researchers in conducting systematic reviews of the literature. The RSL followed the protocol proposed by (Kitchenham, 2004), composed three steps, namely: planning execution and analysis of results. As results, it was found that most of the studies have the purpose of comparing the pedagogical performance of students comparing two groups (experimental and control) using pre-test and post-test without worrying about studying the effectiveness and efficiency of pedagogical practices used in the performance of experimental activities. Of the 28 articles analyzed, it was found that differentiated pedagogical practices were used and the one that stood out was the POE strategy (Predict, Observe and Explain) with a total of 7 articles.El presente artículo tuvo como objetivo realizar una Revisión Sistemática de Literatura (RSL) sobre las prácticas pedagógicas utilizadas en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Física, auxiliado por Laboratorios Virtuales. Para avanzar en la investigación, primero buscamos comprender que se realizaron investigaciones relacionadas y luego se realizó la LSR en el período comprendido entre 2011 y 2021, en portugués e inglés. Para ello se utilizó Parsifal, que es una herramienta en línea diseñada para apoyar a los investigadores en la realización de revisiones sistemáticas de la literatura. La RSL siguió el protocolo propuesto por (Kitchenham, 2004), compuesto por tres etapas, a saber: planificación, ejecución y análisis de resultados. Como resultado se encontró que la mayoría de los trabajos tienen como finalidad comparar el desempeño pedagógico de los estudiantes comparando dos grupos (experimental y de control) utilizando pre-test y post-test sin preocuparse por estudiar la eficacia y eficiencia de las prácticas pedagógicas utilizadas en la realización realizar las actividades experimentales. De los 28 artículos analizados se encontró que se utilizaron prácticas pedagógicas diferenciadas y la que se destacó fue la estrategia POE (Predecir, Observar y Explicar) con un total de 7 artículos.Research, Society and Development2022-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3728010.33448/rsd-v11i15.37280Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e426111537280Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e426111537280Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e4261115372802525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37280/31315Copyright (c) 2022 Dúlcio Jaoquim António Timóteo; Manuel Joaquim Silva de Oliveira; Alberto Bastos do Canto Filho; José Valdeni de Lima; Liane Margarida Rockenbach Taroucohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTimóteo, Dúlcio Jaoquim António Oliveira, Manuel Joaquim Silva deCanto Filho, Alberto Bastos do Lima, José Valdeni deTarouco, Liane Margarida Rockenbach 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37280Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:30.856369Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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