Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152654 |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão apresenta as reflexões e ações realizadas através da proposta de reelaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal, objetivando a participação de todos os envolvidos no processo educativo numa perspectiva da gestão democrática. Este projeto está fundamentado nos princípios norteadores da gestão democrática, um dos eixos do Curso de Especialização do Programa Nacional Escola de Gestores. A escolha por este foco ocorreu devido à disparidade de ideias, metodologias, estruturas, que ao longo do tempo foram modificadas na prática, mas que não refletem o documento vigente, bem como busca garantir a participação democrática da comunidade escolar para que este de fato, norteie as ações da escola. Usou-se como forma de intervenção a base metodológica da pesquisa-ação, por ter como objetivo uma reflexão permanente sobre a ação e ser um processo eminentemente coletivo. A partir dessa temática foram utilizadas as obras dos autores que contribuem para essa proposta: Gandin (1999), Oliveira (2004), Veiga (2013) e Franco (2005), Libâneo (2004), Galina e Carbello (2007), Paro (2008), dentre outros. Diante das ações implantadas foi possível verificar a importância do trabalho coletivo para a construção de uma gestão democrática e para a reconstrução de um PPP que represente a nossa realidade, seja viável e de conhecimento de todos. |
id |
UFRGS-2_da32b33b7aa323f440e56eaccf8682ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152654 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Daniela KeplerSchuch, Cleusa Conceição Terres2017-02-15T02:27:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/152654001009458Esse trabalho de conclusão apresenta as reflexões e ações realizadas através da proposta de reelaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal, objetivando a participação de todos os envolvidos no processo educativo numa perspectiva da gestão democrática. Este projeto está fundamentado nos princípios norteadores da gestão democrática, um dos eixos do Curso de Especialização do Programa Nacional Escola de Gestores. A escolha por este foco ocorreu devido à disparidade de ideias, metodologias, estruturas, que ao longo do tempo foram modificadas na prática, mas que não refletem o documento vigente, bem como busca garantir a participação democrática da comunidade escolar para que este de fato, norteie as ações da escola. Usou-se como forma de intervenção a base metodológica da pesquisa-ação, por ter como objetivo uma reflexão permanente sobre a ação e ser um processo eminentemente coletivo. A partir dessa temática foram utilizadas as obras dos autores que contribuem para essa proposta: Gandin (1999), Oliveira (2004), Veiga (2013) e Franco (2005), Libâneo (2004), Galina e Carbello (2007), Paro (2008), dentre outros. Diante das ações implantadas foi possível verificar a importância do trabalho coletivo para a construção de uma gestão democrática e para a reconstrução de um PPP que represente a nossa realidade, seja viável e de conhecimento de todos.application/pdfporProjeto pedagógicoGestão democráticaParticipaçãoAlunoProfessorComunidadeReelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvoradainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009458.pdf001009458.pdfTexto completoapplication/pdf208382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152654/1/001009458.pdfad7b781509274cc97b32c0a08f52cb4cMD51TEXT001009458.pdf.txt001009458.pdf.txtExtracted Texttext/plain57236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152654/2/001009458.pdf.txt28fc31d07728ce6ff377a6887701220dMD5210183/1526542017-02-16 02:31:41.904244oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152654Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-16T04:31:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada |
title |
Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada |
spellingShingle |
Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada Machado, Daniela Kepler Projeto pedagógico Gestão democrática Participação Aluno Professor Comunidade |
title_short |
Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada |
title_full |
Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada |
title_fullStr |
Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada |
title_full_unstemmed |
Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada |
title_sort |
Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada |
author |
Machado, Daniela Kepler |
author_facet |
Machado, Daniela Kepler |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Daniela Kepler |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schuch, Cleusa Conceição Terres |
contributor_str_mv |
Schuch, Cleusa Conceição Terres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto pedagógico Gestão democrática Participação Aluno Professor Comunidade |
topic |
Projeto pedagógico Gestão democrática Participação Aluno Professor Comunidade |
description |
Esse trabalho de conclusão apresenta as reflexões e ações realizadas através da proposta de reelaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal, objetivando a participação de todos os envolvidos no processo educativo numa perspectiva da gestão democrática. Este projeto está fundamentado nos princípios norteadores da gestão democrática, um dos eixos do Curso de Especialização do Programa Nacional Escola de Gestores. A escolha por este foco ocorreu devido à disparidade de ideias, metodologias, estruturas, que ao longo do tempo foram modificadas na prática, mas que não refletem o documento vigente, bem como busca garantir a participação democrática da comunidade escolar para que este de fato, norteie as ações da escola. Usou-se como forma de intervenção a base metodológica da pesquisa-ação, por ter como objetivo uma reflexão permanente sobre a ação e ser um processo eminentemente coletivo. A partir dessa temática foram utilizadas as obras dos autores que contribuem para essa proposta: Gandin (1999), Oliveira (2004), Veiga (2013) e Franco (2005), Libâneo (2004), Galina e Carbello (2007), Paro (2008), dentre outros. Diante das ações implantadas foi possível verificar a importância do trabalho coletivo para a construção de uma gestão democrática e para a reconstrução de um PPP que represente a nossa realidade, seja viável e de conhecimento de todos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-15T02:27:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/152654 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001009458 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/152654 |
identifier_str_mv |
001009458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152654/1/001009458.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152654/2/001009458.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad7b781509274cc97b32c0a08f52cb4c 28fc31d07728ce6ff377a6887701220d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447188547829760 |