Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Daniela Kepler
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152654
Resumo: Esse trabalho de conclusão apresenta as reflexões e ações realizadas através da proposta de reelaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal, objetivando a participação de todos os envolvidos no processo educativo numa perspectiva da gestão democrática. Este projeto está fundamentado nos princípios norteadores da gestão democrática, um dos eixos do Curso de Especialização do Programa Nacional Escola de Gestores. A escolha por este foco ocorreu devido à disparidade de ideias, metodologias, estruturas, que ao longo do tempo foram modificadas na prática, mas que não refletem o documento vigente, bem como busca garantir a participação democrática da comunidade escolar para que este de fato, norteie as ações da escola. Usou-se como forma de intervenção a base metodológica da pesquisa-ação, por ter como objetivo uma reflexão permanente sobre a ação e ser um processo eminentemente coletivo. A partir dessa temática foram utilizadas as obras dos autores que contribuem para essa proposta: Gandin (1999), Oliveira (2004), Veiga (2013) e Franco (2005), Libâneo (2004), Galina e Carbello (2007), Paro (2008), dentre outros. Diante das ações implantadas foi possível verificar a importância do trabalho coletivo para a construção de uma gestão democrática e para a reconstrução de um PPP que represente a nossa realidade, seja viável e de conhecimento de todos.
id UFRGS-2_da32b33b7aa323f440e56eaccf8682ae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152654
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Daniela KeplerSchuch, Cleusa Conceição Terres2017-02-15T02:27:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/152654001009458Esse trabalho de conclusão apresenta as reflexões e ações realizadas através da proposta de reelaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal, objetivando a participação de todos os envolvidos no processo educativo numa perspectiva da gestão democrática. Este projeto está fundamentado nos princípios norteadores da gestão democrática, um dos eixos do Curso de Especialização do Programa Nacional Escola de Gestores. A escolha por este foco ocorreu devido à disparidade de ideias, metodologias, estruturas, que ao longo do tempo foram modificadas na prática, mas que não refletem o documento vigente, bem como busca garantir a participação democrática da comunidade escolar para que este de fato, norteie as ações da escola. Usou-se como forma de intervenção a base metodológica da pesquisa-ação, por ter como objetivo uma reflexão permanente sobre a ação e ser um processo eminentemente coletivo. A partir dessa temática foram utilizadas as obras dos autores que contribuem para essa proposta: Gandin (1999), Oliveira (2004), Veiga (2013) e Franco (2005), Libâneo (2004), Galina e Carbello (2007), Paro (2008), dentre outros. Diante das ações implantadas foi possível verificar a importância do trabalho coletivo para a construção de uma gestão democrática e para a reconstrução de um PPP que represente a nossa realidade, seja viável e de conhecimento de todos.application/pdfporProjeto pedagógicoGestão democráticaParticipaçãoAlunoProfessorComunidadeReelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvoradainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009458.pdf001009458.pdfTexto completoapplication/pdf208382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152654/1/001009458.pdfad7b781509274cc97b32c0a08f52cb4cMD51TEXT001009458.pdf.txt001009458.pdf.txtExtracted Texttext/plain57236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152654/2/001009458.pdf.txt28fc31d07728ce6ff377a6887701220dMD5210183/1526542017-02-16 02:31:41.904244oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152654Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-16T04:31:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada
title Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada
spellingShingle Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada
Machado, Daniela Kepler
Projeto pedagógico
Gestão democrática
Participação
Aluno
Professor
Comunidade
title_short Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada
title_full Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada
title_fullStr Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada
title_full_unstemmed Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada
title_sort Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada
author Machado, Daniela Kepler
author_facet Machado, Daniela Kepler
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Daniela Kepler
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schuch, Cleusa Conceição Terres
contributor_str_mv Schuch, Cleusa Conceição Terres
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto pedagógico
Gestão democrática
Participação
Aluno
Professor
Comunidade
topic Projeto pedagógico
Gestão democrática
Participação
Aluno
Professor
Comunidade
description Esse trabalho de conclusão apresenta as reflexões e ações realizadas através da proposta de reelaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal, objetivando a participação de todos os envolvidos no processo educativo numa perspectiva da gestão democrática. Este projeto está fundamentado nos princípios norteadores da gestão democrática, um dos eixos do Curso de Especialização do Programa Nacional Escola de Gestores. A escolha por este foco ocorreu devido à disparidade de ideias, metodologias, estruturas, que ao longo do tempo foram modificadas na prática, mas que não refletem o documento vigente, bem como busca garantir a participação democrática da comunidade escolar para que este de fato, norteie as ações da escola. Usou-se como forma de intervenção a base metodológica da pesquisa-ação, por ter como objetivo uma reflexão permanente sobre a ação e ser um processo eminentemente coletivo. A partir dessa temática foram utilizadas as obras dos autores que contribuem para essa proposta: Gandin (1999), Oliveira (2004), Veiga (2013) e Franco (2005), Libâneo (2004), Galina e Carbello (2007), Paro (2008), dentre outros. Diante das ações implantadas foi possível verificar a importância do trabalho coletivo para a construção de uma gestão democrática e para a reconstrução de um PPP que represente a nossa realidade, seja viável e de conhecimento de todos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-15T02:27:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/152654
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009458
url http://hdl.handle.net/10183/152654
identifier_str_mv 001009458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152654/1/001009458.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152654/2/001009458.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ad7b781509274cc97b32c0a08f52cb4c
28fc31d07728ce6ff377a6887701220d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224523594334208