Transposing problems : towards a decolonial based and (re)inventive Mathematics Education “doesn't go blank”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maurício
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Giraldo, Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272289
Resumo: Esse artigo tem por objetivo discutir teoricamente a prática de ensino de matemática sob a ordem da estrutura e alçar voos em termos compreensivos e propositivos relativos às (des)ordens de invenção. Em outras palavras, debateremos a Matemática (estruturada) que assume a resolução de problemas enquanto metodologia de ensino, assim como seus condicionamentos frente a uma “Humanidade” criada, civilizada e estabelecida. Em contrapartida, buscaremos também discutir e articular possibilidades de (re)inventar a prática de sala de aula e dar sentido à concepção de transposição de problemas como ação da/de/do professora/professorie/professor que ensina matemática (como possibilidade de (re)invenção); ir além da estrutura, de modo a exercer/ensinar matemáticas de bases decoloniais, as quais seu ensino não se estabelece no medo ou no conforto, mas evidencia a resistência, a coerência, o respeito, a responsabilidade social, a héxispolítica e a liberdade como premissas.
id UFRGS-2_de27a738612975d7f60aa16d22225c62
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272289
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, MaurícioGiraldo, Victor2024-02-28T05:03:18Z20232238-0345http://hdl.handle.net/10183/272289001196120Esse artigo tem por objetivo discutir teoricamente a prática de ensino de matemática sob a ordem da estrutura e alçar voos em termos compreensivos e propositivos relativos às (des)ordens de invenção. Em outras palavras, debateremos a Matemática (estruturada) que assume a resolução de problemas enquanto metodologia de ensino, assim como seus condicionamentos frente a uma “Humanidade” criada, civilizada e estabelecida. Em contrapartida, buscaremos também discutir e articular possibilidades de (re)inventar a prática de sala de aula e dar sentido à concepção de transposição de problemas como ação da/de/do professora/professorie/professor que ensina matemática (como possibilidade de (re)invenção); ir além da estrutura, de modo a exercer/ensinar matemáticas de bases decoloniais, as quais seu ensino não se estabelece no medo ou no conforto, mas evidencia a resistência, a coerência, o respeito, a responsabilidade social, a héxispolítica e a liberdade como premissas.This article aims to theoretically discuss the practice of teaching mathematics under the order of structure and to take flights into comprehensive and propositional concepts related to the (dis)orders of invention. In other words, we will discuss (structured) Mathematics that assumes problem solving as a teaching methodology, as well as its conditioning in the face of a created, civilized and established “Humanity”. On the other hand, we will also seek to discuss and articulate possibilities of (re)inventing classroom practice and to give meaning to the conception of problem transposition as an action of the teacher who teaches mathematics (as a possibility of (re)invention) to go beyond the structure, in order to exercise/teach mathematics of decolonial bases, whose teaching is not established in fear or comfort, but evidences resistance, coherence, respect, social responsibility, political hexisand freedom as premises.Este artículo tiene como objetivo discutir teóricamente la práctica de la enseñanza de las matemáticas bajo el orden de la estructura y tomar vuelos hacia términos comprensivos y proposicionales relacionados con los (des)órdenes de la invención. En otras palabras, hablaremos de Matemáticas (estructuradas) que asumen la resolución de problemas como metodología de enseñanza, así como su condicionamiento frente a una “Humanidad” creada, civilizada y establecida. Por otro lado, también buscaremos discutir y articular posibilidades de (re)inventar la práctica de aula y dar sentido a la concepción de transposición de problemas como una acción de la/de/del profesora/profesore/profesor que enseña matemáticas (como posibilidad de (re-)invención) para ir más allá de la estructura, con el fin de ejercitar/enseñar matemáticas de base decolonial, cuya enseñanza no se asiente en el miedo o la comodidad, sino que evidencie resistencia, coherencia, respeto, responsabilidad social, política. hexis y libertad como premisas.application/pdfengRIPEM: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília, DF. Vol. 13, n. 2 (2023), p. 1-25EnsinoMatemáticaDecolonialidadeResponsabilidade socialMathematics educationProblem solvingDecolonialitySocial responsibilityOrder of structureEducación matemáticaSolución de problemasDecolonialidadResponsabilidad SocialOrden de estructuraTransposing problems : towards a decolonial based and (re)inventive Mathematics Education “doesn't go blank”Transponer problemas : para que una Educación Matemática de bases decoloniales y (re)inventiva “no se quede en blanco”Transpondo problemas : para que uma Educação Matemática de bases decoloniais e de (re)invenção “não passe em branco”info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196120.pdf.txt001196120.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272289/2/001196120.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001196120.pdfTexto completo (inglês)application/pdf8628118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272289/1/001196120.pdf44fe6f6088ee554606ef64bc2d407b94MD5110183/2722892024-03-06 04:55:28.35706oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272289Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-06T07:55:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transposing problems : towards a decolonial based and (re)inventive Mathematics Education “doesn't go blank”
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Transponer problemas : para que una Educación Matemática de bases decoloniales y (re)inventiva “no se quede en blanco”
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Transpondo problemas : para que uma Educação Matemática de bases decoloniais e de (re)invenção “não passe em branco”
title Transposing problems : towards a decolonial based and (re)inventive Mathematics Education “doesn't go blank”
spellingShingle Transposing problems : towards a decolonial based and (re)inventive Mathematics Education “doesn't go blank”
Rosa, Maurício
Ensino
Matemática
Decolonialidade
Responsabilidade social
Mathematics education
Problem solving
Decoloniality
Social responsibility
Order of structure
Educación matemática
Solución de problemas
Decolonialidad
Responsabilidad Social
Orden de estructura
title_short Transposing problems : towards a decolonial based and (re)inventive Mathematics Education “doesn't go blank”
title_full Transposing problems : towards a decolonial based and (re)inventive Mathematics Education “doesn't go blank”
title_fullStr Transposing problems : towards a decolonial based and (re)inventive Mathematics Education “doesn't go blank”
title_full_unstemmed Transposing problems : towards a decolonial based and (re)inventive Mathematics Education “doesn't go blank”
title_sort Transposing problems : towards a decolonial based and (re)inventive Mathematics Education “doesn't go blank”
author Rosa, Maurício
author_facet Rosa, Maurício
Giraldo, Victor
author_role author
author2 Giraldo, Victor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maurício
Giraldo, Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Matemática
Decolonialidade
Responsabilidade social
topic Ensino
Matemática
Decolonialidade
Responsabilidade social
Mathematics education
Problem solving
Decoloniality
Social responsibility
Order of structure
Educación matemática
Solución de problemas
Decolonialidad
Responsabilidad Social
Orden de estructura
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics education
Problem solving
Decoloniality
Social responsibility
Order of structure
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación matemática
Solución de problemas
Decolonialidad
Responsabilidad Social
Orden de estructura
description Esse artigo tem por objetivo discutir teoricamente a prática de ensino de matemática sob a ordem da estrutura e alçar voos em termos compreensivos e propositivos relativos às (des)ordens de invenção. Em outras palavras, debateremos a Matemática (estruturada) que assume a resolução de problemas enquanto metodologia de ensino, assim como seus condicionamentos frente a uma “Humanidade” criada, civilizada e estabelecida. Em contrapartida, buscaremos também discutir e articular possibilidades de (re)inventar a prática de sala de aula e dar sentido à concepção de transposição de problemas como ação da/de/do professora/professorie/professor que ensina matemática (como possibilidade de (re)invenção); ir além da estrutura, de modo a exercer/ensinar matemáticas de bases decoloniais, as quais seu ensino não se estabelece no medo ou no conforto, mas evidencia a resistência, a coerência, o respeito, a responsabilidade social, a héxispolítica e a liberdade como premissas.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-28T05:03:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272289
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-0345
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001196120
identifier_str_mv 2238-0345
001196120
url http://hdl.handle.net/10183/272289
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RIPEM: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília, DF. Vol. 13, n. 2 (2023), p. 1-25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272289/2/001196120.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272289/1/001196120.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
44fe6f6088ee554606ef64bc2d407b94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225111873781760