Transposing problems : towards a decolonial based and (re)inventive Mathematics Education “doesn't go blank”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272289 |
Resumo: | Esse artigo tem por objetivo discutir teoricamente a prática de ensino de matemática sob a ordem da estrutura e alçar voos em termos compreensivos e propositivos relativos às (des)ordens de invenção. Em outras palavras, debateremos a Matemática (estruturada) que assume a resolução de problemas enquanto metodologia de ensino, assim como seus condicionamentos frente a uma “Humanidade” criada, civilizada e estabelecida. Em contrapartida, buscaremos também discutir e articular possibilidades de (re)inventar a prática de sala de aula e dar sentido à concepção de transposição de problemas como ação da/de/do professora/professorie/professor que ensina matemática (como possibilidade de (re)invenção); ir além da estrutura, de modo a exercer/ensinar matemáticas de bases decoloniais, as quais seu ensino não se estabelece no medo ou no conforto, mas evidencia a resistência, a coerência, o respeito, a responsabilidade social, a héxispolítica e a liberdade como premissas. |
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Rosa, MaurícioGiraldo, Victor2024-02-28T05:03:18Z20232238-0345http://hdl.handle.net/10183/272289001196120Esse artigo tem por objetivo discutir teoricamente a prática de ensino de matemática sob a ordem da estrutura e alçar voos em termos compreensivos e propositivos relativos às (des)ordens de invenção. Em outras palavras, debateremos a Matemática (estruturada) que assume a resolução de problemas enquanto metodologia de ensino, assim como seus condicionamentos frente a uma “Humanidade” criada, civilizada e estabelecida. Em contrapartida, buscaremos também discutir e articular possibilidades de (re)inventar a prática de sala de aula e dar sentido à concepção de transposição de problemas como ação da/de/do professora/professorie/professor que ensina matemática (como possibilidade de (re)invenção); ir além da estrutura, de modo a exercer/ensinar matemáticas de bases decoloniais, as quais seu ensino não se estabelece no medo ou no conforto, mas evidencia a resistência, a coerência, o respeito, a responsabilidade social, a héxispolítica e a liberdade como premissas.This article aims to theoretically discuss the practice of teaching mathematics under the order of structure and to take flights into comprehensive and propositional concepts related to the (dis)orders of invention. In other words, we will discuss (structured) Mathematics that assumes problem solving as a teaching methodology, as well as its conditioning in the face of a created, civilized and established “Humanity”. On the other hand, we will also seek to discuss and articulate possibilities of (re)inventing classroom practice and to give meaning to the conception of problem transposition as an action of the teacher who teaches mathematics (as a possibility of (re)invention) to go beyond the structure, in order to exercise/teach mathematics of decolonial bases, whose teaching is not established in fear or comfort, but evidences resistance, coherence, respect, social responsibility, political hexisand freedom as premises.Este artículo tiene como objetivo discutir teóricamente la práctica de la enseñanza de las matemáticas bajo el orden de la estructura y tomar vuelos hacia términos comprensivos y proposicionales relacionados con los (des)órdenes de la invención. En otras palabras, hablaremos de Matemáticas (estructuradas) que asumen la resolución de problemas como metodología de enseñanza, así como su condicionamiento frente a una “Humanidad” creada, civilizada y establecida. Por otro lado, también buscaremos discutir y articular posibilidades de (re)inventar la práctica de aula y dar sentido a la concepción de transposición de problemas como una acción de la/de/del profesora/profesore/profesor que enseña matemáticas (como posibilidad de (re-)invención) para ir más allá de la estructura, con el fin de ejercitar/enseñar matemáticas de base decolonial, cuya enseñanza no se asiente en el miedo o la comodidad, sino que evidencie resistencia, coherencia, respeto, responsabilidad social, política. hexis y libertad como premisas.application/pdfengRIPEM: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília, DF. Vol. 13, n. 2 (2023), p. 1-25EnsinoMatemáticaDecolonialidadeResponsabilidade socialMathematics educationProblem solvingDecolonialitySocial responsibilityOrder of structureEducación matemáticaSolución de problemasDecolonialidadResponsabilidad SocialOrden de estructuraTransposing problems : towards a decolonial based and (re)inventive Mathematics Education “doesn't go blank”Transponer problemas : para que una Educación Matemática de bases decoloniales y (re)inventiva “no se quede en blanco”Transpondo problemas : para que uma Educação Matemática de bases decoloniais e de (re)invenção “não passe em branco”info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196120.pdf.txt001196120.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272289/2/001196120.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001196120.pdfTexto completo (inglês)application/pdf8628118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272289/1/001196120.pdf44fe6f6088ee554606ef64bc2d407b94MD5110183/2722892024-03-06 04:55:28.35706oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272289Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-06T07:55:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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