Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72008 |
Resumo: | O presente trabalho se constitui em um estudo sobre as contribuições da Literatura Infantil no processo de aprendizagem da criança de cinco anos, baseado no estágio desenvolvido com Educação Infantil em uma escola da rede municipal de Terra de Areia. Tem como tema a literatura infantil e o desenvolvimento da criança. Dentre os objetivos principais deste trabalho, destacamos: compreender a influência da literatura infantil na criança através da contextualização, tornando-a mais próxima do mundo que a cerca; destacar a importância do contato com livros desde o início da escolarização; reconhecer a importância da narrativa e da visualidade como produtoras de conhecimentos. Os dados utilizados para o desenvolvimento desse estudo basearam-se na contação de histórias na Educação Infantil, realizadas durante a experiência do estágio. A pesquisa bibliográfica embasou os aspectos em que a literatura infantil contribuiu no processo cognitivo, bem como os ensinamentos que buscam entender a criança dentro da sua faixa etária. Com os dados e pesquisa bibliográfica construí esse estudo que é qualitativo, buscando compreender as atividades do estágio em diálogo com a teoria. Construí uma retomada do processo histórico da Literatura na formação da criança para então falar da importância que tem uma boa contação de história no desenvolvimento infantil. A necessidade da escolha de material adequado, da entonação de voz, da expressão do narrador foram alguns dos pontos citados, bem como a necessidade do professor planejar a sua aula e conhecer a história que vai ser contada, para que consiga atingir os objetivos previamente propostos. A importância de contar histórias também se dá na necessidade que a criança tem de mágica e de imaginação que foi abordada no presente trabalho, como estratégia para aprendizagem. Podemos perceber através deste estudo embasado nas leituras de Piaget, Vygotsky, Nelly Novaes Coelho, entre outros, como uma aula, utilizando a contação de história, contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança à medida que colabora com a sua aprendizagem no âmbito social e também através do imaginário na construção e reconstrução da sua realidade. A contação de história pode ser vista como uma prática do educador, trazendo a possibilidade de organizar a realidade da criança, entender assuntos diversos e proporcionar a interação com o meio. |
id |
UFRGS-2_de8fd3870aa128bc207498faf6c05d41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72008 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pegoraro, Anna BrandaliseGil, Carmem Zeli de Vargas2013-05-28T01:45:14Z2010http://hdl.handle.net/10183/72008000880917O presente trabalho se constitui em um estudo sobre as contribuições da Literatura Infantil no processo de aprendizagem da criança de cinco anos, baseado no estágio desenvolvido com Educação Infantil em uma escola da rede municipal de Terra de Areia. Tem como tema a literatura infantil e o desenvolvimento da criança. Dentre os objetivos principais deste trabalho, destacamos: compreender a influência da literatura infantil na criança através da contextualização, tornando-a mais próxima do mundo que a cerca; destacar a importância do contato com livros desde o início da escolarização; reconhecer a importância da narrativa e da visualidade como produtoras de conhecimentos. Os dados utilizados para o desenvolvimento desse estudo basearam-se na contação de histórias na Educação Infantil, realizadas durante a experiência do estágio. A pesquisa bibliográfica embasou os aspectos em que a literatura infantil contribuiu no processo cognitivo, bem como os ensinamentos que buscam entender a criança dentro da sua faixa etária. Com os dados e pesquisa bibliográfica construí esse estudo que é qualitativo, buscando compreender as atividades do estágio em diálogo com a teoria. Construí uma retomada do processo histórico da Literatura na formação da criança para então falar da importância que tem uma boa contação de história no desenvolvimento infantil. A necessidade da escolha de material adequado, da entonação de voz, da expressão do narrador foram alguns dos pontos citados, bem como a necessidade do professor planejar a sua aula e conhecer a história que vai ser contada, para que consiga atingir os objetivos previamente propostos. A importância de contar histórias também se dá na necessidade que a criança tem de mágica e de imaginação que foi abordada no presente trabalho, como estratégia para aprendizagem. Podemos perceber através deste estudo embasado nas leituras de Piaget, Vygotsky, Nelly Novaes Coelho, entre outros, como uma aula, utilizando a contação de história, contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança à medida que colabora com a sua aprendizagem no âmbito social e também através do imaginário na construção e reconstrução da sua realidade. A contação de história pode ser vista como uma prática do educador, trazendo a possibilidade de organizar a realidade da criança, entender assuntos diversos e proporcionar a interação com o meio.application/pdfporLiteratura infantilNarração de históriasEducação infantilContribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880917.pdf000880917.pdfTexto completoapplication/pdf555160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72008/1/000880917.pdfe62ed2cc9b1b1c445abc703a8d932100MD51TEXT000880917.pdf.txt000880917.pdf.txtExtracted Texttext/plain63726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72008/2/000880917.pdf.txt6f9db8185c97953dd0f08e7d14e308e4MD52THUMBNAIL000880917.pdf.jpg000880917.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72008/3/000880917.pdf.jpg68b16e43c879815f9c7db557c9facc20MD5310183/720082018-10-17 08:05:31.5oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72008Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:05:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos |
title |
Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos |
spellingShingle |
Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos Pegoraro, Anna Brandalise Literatura infantil Narração de histórias Educação infantil |
title_short |
Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos |
title_full |
Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos |
title_fullStr |
Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos |
title_full_unstemmed |
Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos |
title_sort |
Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos |
author |
Pegoraro, Anna Brandalise |
author_facet |
Pegoraro, Anna Brandalise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pegoraro, Anna Brandalise |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
contributor_str_mv |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Narração de histórias Educação infantil |
topic |
Literatura infantil Narração de histórias Educação infantil |
description |
O presente trabalho se constitui em um estudo sobre as contribuições da Literatura Infantil no processo de aprendizagem da criança de cinco anos, baseado no estágio desenvolvido com Educação Infantil em uma escola da rede municipal de Terra de Areia. Tem como tema a literatura infantil e o desenvolvimento da criança. Dentre os objetivos principais deste trabalho, destacamos: compreender a influência da literatura infantil na criança através da contextualização, tornando-a mais próxima do mundo que a cerca; destacar a importância do contato com livros desde o início da escolarização; reconhecer a importância da narrativa e da visualidade como produtoras de conhecimentos. Os dados utilizados para o desenvolvimento desse estudo basearam-se na contação de histórias na Educação Infantil, realizadas durante a experiência do estágio. A pesquisa bibliográfica embasou os aspectos em que a literatura infantil contribuiu no processo cognitivo, bem como os ensinamentos que buscam entender a criança dentro da sua faixa etária. Com os dados e pesquisa bibliográfica construí esse estudo que é qualitativo, buscando compreender as atividades do estágio em diálogo com a teoria. Construí uma retomada do processo histórico da Literatura na formação da criança para então falar da importância que tem uma boa contação de história no desenvolvimento infantil. A necessidade da escolha de material adequado, da entonação de voz, da expressão do narrador foram alguns dos pontos citados, bem como a necessidade do professor planejar a sua aula e conhecer a história que vai ser contada, para que consiga atingir os objetivos previamente propostos. A importância de contar histórias também se dá na necessidade que a criança tem de mágica e de imaginação que foi abordada no presente trabalho, como estratégia para aprendizagem. Podemos perceber através deste estudo embasado nas leituras de Piaget, Vygotsky, Nelly Novaes Coelho, entre outros, como uma aula, utilizando a contação de história, contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança à medida que colabora com a sua aprendizagem no âmbito social e também através do imaginário na construção e reconstrução da sua realidade. A contação de história pode ser vista como uma prática do educador, trazendo a possibilidade de organizar a realidade da criança, entender assuntos diversos e proporcionar a interação com o meio. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-28T01:45:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72008 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880917 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72008 |
identifier_str_mv |
000880917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72008/1/000880917.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72008/2/000880917.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72008/3/000880917.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e62ed2cc9b1b1c445abc703a8d932100 6f9db8185c97953dd0f08e7d14e308e4 68b16e43c879815f9c7db557c9facc20 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108139876352 |