Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pegoraro, Anna Brandalise
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72008
Resumo: O presente trabalho se constitui em um estudo sobre as contribuições da Literatura Infantil no processo de aprendizagem da criança de cinco anos, baseado no estágio desenvolvido com Educação Infantil em uma escola da rede municipal de Terra de Areia. Tem como tema a literatura infantil e o desenvolvimento da criança. Dentre os objetivos principais deste trabalho, destacamos: compreender a influência da literatura infantil na criança através da contextualização, tornando-a mais próxima do mundo que a cerca; destacar a importância do contato com livros desde o início da escolarização; reconhecer a importância da narrativa e da visualidade como produtoras de conhecimentos. Os dados utilizados para o desenvolvimento desse estudo basearam-se na contação de histórias na Educação Infantil, realizadas durante a experiência do estágio. A pesquisa bibliográfica embasou os aspectos em que a literatura infantil contribuiu no processo cognitivo, bem como os ensinamentos que buscam entender a criança dentro da sua faixa etária. Com os dados e pesquisa bibliográfica construí esse estudo que é qualitativo, buscando compreender as atividades do estágio em diálogo com a teoria. Construí uma retomada do processo histórico da Literatura na formação da criança para então falar da importância que tem uma boa contação de história no desenvolvimento infantil. A necessidade da escolha de material adequado, da entonação de voz, da expressão do narrador foram alguns dos pontos citados, bem como a necessidade do professor planejar a sua aula e conhecer a história que vai ser contada, para que consiga atingir os objetivos previamente propostos. A importância de contar histórias também se dá na necessidade que a criança tem de mágica e de imaginação que foi abordada no presente trabalho, como estratégia para aprendizagem. Podemos perceber através deste estudo embasado nas leituras de Piaget, Vygotsky, Nelly Novaes Coelho, entre outros, como uma aula, utilizando a contação de história, contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança à medida que colabora com a sua aprendizagem no âmbito social e também através do imaginário na construção e reconstrução da sua realidade. A contação de história pode ser vista como uma prática do educador, trazendo a possibilidade de organizar a realidade da criança, entender assuntos diversos e proporcionar a interação com o meio.
id UFRGS-2_de8fd3870aa128bc207498faf6c05d41
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72008
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pegoraro, Anna BrandaliseGil, Carmem Zeli de Vargas2013-05-28T01:45:14Z2010http://hdl.handle.net/10183/72008000880917O presente trabalho se constitui em um estudo sobre as contribuições da Literatura Infantil no processo de aprendizagem da criança de cinco anos, baseado no estágio desenvolvido com Educação Infantil em uma escola da rede municipal de Terra de Areia. Tem como tema a literatura infantil e o desenvolvimento da criança. Dentre os objetivos principais deste trabalho, destacamos: compreender a influência da literatura infantil na criança através da contextualização, tornando-a mais próxima do mundo que a cerca; destacar a importância do contato com livros desde o início da escolarização; reconhecer a importância da narrativa e da visualidade como produtoras de conhecimentos. Os dados utilizados para o desenvolvimento desse estudo basearam-se na contação de histórias na Educação Infantil, realizadas durante a experiência do estágio. A pesquisa bibliográfica embasou os aspectos em que a literatura infantil contribuiu no processo cognitivo, bem como os ensinamentos que buscam entender a criança dentro da sua faixa etária. Com os dados e pesquisa bibliográfica construí esse estudo que é qualitativo, buscando compreender as atividades do estágio em diálogo com a teoria. Construí uma retomada do processo histórico da Literatura na formação da criança para então falar da importância que tem uma boa contação de história no desenvolvimento infantil. A necessidade da escolha de material adequado, da entonação de voz, da expressão do narrador foram alguns dos pontos citados, bem como a necessidade do professor planejar a sua aula e conhecer a história que vai ser contada, para que consiga atingir os objetivos previamente propostos. A importância de contar histórias também se dá na necessidade que a criança tem de mágica e de imaginação que foi abordada no presente trabalho, como estratégia para aprendizagem. Podemos perceber através deste estudo embasado nas leituras de Piaget, Vygotsky, Nelly Novaes Coelho, entre outros, como uma aula, utilizando a contação de história, contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança à medida que colabora com a sua aprendizagem no âmbito social e também através do imaginário na construção e reconstrução da sua realidade. A contação de história pode ser vista como uma prática do educador, trazendo a possibilidade de organizar a realidade da criança, entender assuntos diversos e proporcionar a interação com o meio.application/pdfporLiteratura infantilNarração de históriasEducação infantilContribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880917.pdf000880917.pdfTexto completoapplication/pdf555160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72008/1/000880917.pdfe62ed2cc9b1b1c445abc703a8d932100MD51TEXT000880917.pdf.txt000880917.pdf.txtExtracted Texttext/plain63726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72008/2/000880917.pdf.txt6f9db8185c97953dd0f08e7d14e308e4MD52THUMBNAIL000880917.pdf.jpg000880917.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72008/3/000880917.pdf.jpg68b16e43c879815f9c7db557c9facc20MD5310183/720082018-10-17 08:05:31.5oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72008Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:05:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos
title Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos
spellingShingle Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos
Pegoraro, Anna Brandalise
Literatura infantil
Narração de histórias
Educação infantil
title_short Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos
title_full Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos
title_fullStr Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos
title_full_unstemmed Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos
title_sort Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos
author Pegoraro, Anna Brandalise
author_facet Pegoraro, Anna Brandalise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pegoraro, Anna Brandalise
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
contributor_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Narração de histórias
Educação infantil
topic Literatura infantil
Narração de histórias
Educação infantil
description O presente trabalho se constitui em um estudo sobre as contribuições da Literatura Infantil no processo de aprendizagem da criança de cinco anos, baseado no estágio desenvolvido com Educação Infantil em uma escola da rede municipal de Terra de Areia. Tem como tema a literatura infantil e o desenvolvimento da criança. Dentre os objetivos principais deste trabalho, destacamos: compreender a influência da literatura infantil na criança através da contextualização, tornando-a mais próxima do mundo que a cerca; destacar a importância do contato com livros desde o início da escolarização; reconhecer a importância da narrativa e da visualidade como produtoras de conhecimentos. Os dados utilizados para o desenvolvimento desse estudo basearam-se na contação de histórias na Educação Infantil, realizadas durante a experiência do estágio. A pesquisa bibliográfica embasou os aspectos em que a literatura infantil contribuiu no processo cognitivo, bem como os ensinamentos que buscam entender a criança dentro da sua faixa etária. Com os dados e pesquisa bibliográfica construí esse estudo que é qualitativo, buscando compreender as atividades do estágio em diálogo com a teoria. Construí uma retomada do processo histórico da Literatura na formação da criança para então falar da importância que tem uma boa contação de história no desenvolvimento infantil. A necessidade da escolha de material adequado, da entonação de voz, da expressão do narrador foram alguns dos pontos citados, bem como a necessidade do professor planejar a sua aula e conhecer a história que vai ser contada, para que consiga atingir os objetivos previamente propostos. A importância de contar histórias também se dá na necessidade que a criança tem de mágica e de imaginação que foi abordada no presente trabalho, como estratégia para aprendizagem. Podemos perceber através deste estudo embasado nas leituras de Piaget, Vygotsky, Nelly Novaes Coelho, entre outros, como uma aula, utilizando a contação de história, contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança à medida que colabora com a sua aprendizagem no âmbito social e também através do imaginário na construção e reconstrução da sua realidade. A contação de história pode ser vista como uma prática do educador, trazendo a possibilidade de organizar a realidade da criança, entender assuntos diversos e proporcionar a interação com o meio.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-28T01:45:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72008
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880917
url http://hdl.handle.net/10183/72008
identifier_str_mv 000880917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72008/1/000880917.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72008/2/000880917.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72008/3/000880917.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e62ed2cc9b1b1c445abc703a8d932100
6f9db8185c97953dd0f08e7d14e308e4
68b16e43c879815f9c7db557c9facc20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447108139876352