A importância da contação de estórias na alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141247 |
Resumo: | Este estudo origina-se das experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura /Modalidade a Distância, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS realizado em 2010/1, com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no centro de Sapiranga - RS. Durante o desenvolvimento do projeto, através de observações diárias ficou constatado que as crianças que ouviam e recontavam as estórias encontraram mais facilidade na realização dos trabalhos, tiveram maior rendimento na leitura e escrita. O estudo foi desenvolvido em três fases distintas. Inicialmente uma Avaliação diagnóstica, no segundo momento realizou se a prática de ensino e para concluir fez-se uma avaliação formativa relacionando as teorias e as práticas da contação de estórias no contexto educacional. Na educação, a contação de histórias pode contribuir de diversas formas, pois além de divertir, essa atividade também pode fornecer subsídios para o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e reflexão do leitor. A contação também estimula a imaginação e a criatividade, fundamentalmente desperta o interesse pela leitura e escrita, contribuindo para a produção de textos. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta uma pesquisa já concluída relacionada à utilização da contação, em um contexto de aprendizagem no qual se buscava motivar os alunos durante as aulas. |
id |
UFRGS-2_72d89a3d54bd63f429a3abe3e8cbde66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141247 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wendt, Regina KramerPetersen, Ana Maria de Barros2016-05-18T02:07:38Z2011http://hdl.handle.net/10183/141247000992204Este estudo origina-se das experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura /Modalidade a Distância, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS realizado em 2010/1, com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no centro de Sapiranga - RS. Durante o desenvolvimento do projeto, através de observações diárias ficou constatado que as crianças que ouviam e recontavam as estórias encontraram mais facilidade na realização dos trabalhos, tiveram maior rendimento na leitura e escrita. O estudo foi desenvolvido em três fases distintas. Inicialmente uma Avaliação diagnóstica, no segundo momento realizou se a prática de ensino e para concluir fez-se uma avaliação formativa relacionando as teorias e as práticas da contação de estórias no contexto educacional. Na educação, a contação de histórias pode contribuir de diversas formas, pois além de divertir, essa atividade também pode fornecer subsídios para o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e reflexão do leitor. A contação também estimula a imaginação e a criatividade, fundamentalmente desperta o interesse pela leitura e escrita, contribuindo para a produção de textos. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta uma pesquisa já concluída relacionada à utilização da contação, em um contexto de aprendizagem no qual se buscava motivar os alunos durante as aulas.application/pdfporEducação infantilNarração de históriasA importância da contação de estórias na alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992204.pdf000992204.pdfTexto completoapplication/pdf322014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141247/1/000992204.pdfdbf6f66007391815e64f239c2bb2c779MD51TEXT000992204.pdf.txt000992204.pdf.txtExtracted Texttext/plain42182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141247/2/000992204.pdf.txt9b842da93db357281ec743a5b2a6967dMD52THUMBNAIL000992204.pdf.jpg000992204.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141247/3/000992204.pdf.jpg9c5ce98c81e5fc0471c4189c01464cb1MD5310183/1412472018-10-25 09:55:37.081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141247Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:55:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da contação de estórias na alfabetização |
title |
A importância da contação de estórias na alfabetização |
spellingShingle |
A importância da contação de estórias na alfabetização Wendt, Regina Kramer Educação infantil Narração de histórias |
title_short |
A importância da contação de estórias na alfabetização |
title_full |
A importância da contação de estórias na alfabetização |
title_fullStr |
A importância da contação de estórias na alfabetização |
title_full_unstemmed |
A importância da contação de estórias na alfabetização |
title_sort |
A importância da contação de estórias na alfabetização |
author |
Wendt, Regina Kramer |
author_facet |
Wendt, Regina Kramer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wendt, Regina Kramer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Petersen, Ana Maria de Barros |
contributor_str_mv |
Petersen, Ana Maria de Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Narração de histórias |
topic |
Educação infantil Narração de histórias |
description |
Este estudo origina-se das experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura /Modalidade a Distância, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS realizado em 2010/1, com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no centro de Sapiranga - RS. Durante o desenvolvimento do projeto, através de observações diárias ficou constatado que as crianças que ouviam e recontavam as estórias encontraram mais facilidade na realização dos trabalhos, tiveram maior rendimento na leitura e escrita. O estudo foi desenvolvido em três fases distintas. Inicialmente uma Avaliação diagnóstica, no segundo momento realizou se a prática de ensino e para concluir fez-se uma avaliação formativa relacionando as teorias e as práticas da contação de estórias no contexto educacional. Na educação, a contação de histórias pode contribuir de diversas formas, pois além de divertir, essa atividade também pode fornecer subsídios para o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e reflexão do leitor. A contação também estimula a imaginação e a criatividade, fundamentalmente desperta o interesse pela leitura e escrita, contribuindo para a produção de textos. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta uma pesquisa já concluída relacionada à utilização da contação, em um contexto de aprendizagem no qual se buscava motivar os alunos durante as aulas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-18T02:07:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141247 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000992204 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141247 |
identifier_str_mv |
000992204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141247/1/000992204.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141247/2/000992204.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141247/3/000992204.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dbf6f66007391815e64f239c2bb2c779 9b842da93db357281ec743a5b2a6967d 9c5ce98c81e5fc0471c4189c01464cb1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509203677184 |