Perfil do consumidor de varejo especializado em produtos naturais : valores e atitudes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossoni, Gabriela Bec
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148535
Resumo: O mercado de produtos naturais vem crescendo ano a ano no Brasil e no mundo. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com sua saúde, e também com a preservação da natureza. Desta forma, surge um novo tipo de consumidor, mais responsável em relação à preservação de sua saúde e do meio ambiente, que tendem a praticar atitudes de consumo consciente. Os valores pessoais constituem ferramenta amplamente utilizada em estudos na área de marketing, visto que são fatores que influenciam a atitude e o comportamento de compra dos consumidores. O presente trabalho tem como objetivo traçar o perfil de consumidores de varejo especializado em produtos naturais, mensurando seus valores pessoais e suas atitudes em relação ao consumo sustentável. Para tal, realizou-se uma pesquisa com 108 clientes de varejo especializado, com a utilização de uma escala de consumo sustentável (RIBEIRO; VEIGA, 2010) em conjunto com a escala de valores pessoais – portrait questionaire value (PQV) de Schwartz (1992). Este estudo visa também verificar se há relação de influência entre os valores pessoais e as atitudes de consumo sustentável. Os resultados mostram que as atitudes de reciclagem são as mais praticadas pelos clientes, e os valores pessoais relacionados à autotranscendência (benevolência e universalismo) foram os de maior pontuação. Adicionalmente, foi constatado que as dimensões de valores pessoais autotranscendência, autopromoção e abertura à mudança influenciam no consumo sustentável.
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