O uso da música na alfabetização projeto “música na escola”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D’ávila, Tatiane Elias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133865
Resumo: O presente trabalho trata da contribuição da música na alfabetização e aquisição dos processos de leitura e escrita. Também mostra que a música, além de fazer parte das manifestações culturais, contribui para o desenvolvimento do estudante como um todo. O estudo destaca a lei número 11.769/2008, que trata do ensino da Arte, dividida nas áreas das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Por este motivo, faz-se necessário aprofundar a prática das atividades lúdicas que a música proporciona e que, associada aos recursos multimídias em sala de aula, enriquece o trabalho do professor, aprimorando a relação com o estudante e o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada traz uma abordagem qualitativa, utilizando-se de pré-experimento desenvolvido em sala de aula com estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental. Finaliza-se com a descrição do experimento, o projeto “Música na Escola”, contextualizando as teorias que fundamentam a prática do uso da música. Utilizou-se a música em sala de aula com a proposição de favorecer o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo.
id UFRGS-2_df3f8e984b6881b09012108a924759f3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133865
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling D’ávila, Tatiane EliasRodrigues, Graciela Fagundes2016-03-16T02:05:57Z2015http://hdl.handle.net/10183/133865000982503O presente trabalho trata da contribuição da música na alfabetização e aquisição dos processos de leitura e escrita. Também mostra que a música, além de fazer parte das manifestações culturais, contribui para o desenvolvimento do estudante como um todo. O estudo destaca a lei número 11.769/2008, que trata do ensino da Arte, dividida nas áreas das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Por este motivo, faz-se necessário aprofundar a prática das atividades lúdicas que a música proporciona e que, associada aos recursos multimídias em sala de aula, enriquece o trabalho do professor, aprimorando a relação com o estudante e o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada traz uma abordagem qualitativa, utilizando-se de pré-experimento desenvolvido em sala de aula com estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental. Finaliza-se com a descrição do experimento, o projeto “Música na Escola”, contextualizando as teorias que fundamentam a prática do uso da música. Utilizou-se a música em sala de aula com a proposição de favorecer o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo.This paper deals with the contribution of music in the literacy and acquisition of reading and writing processes. It also shows that music as part of cultural manifestations contributes to the student's development as a whole. The study highlights the Law 11,769 / 2008, which deals with the teaching of Art, divided into the Visual Arts, Dance, Music and Theatre areas. For this reason, it is necessary to deepen the practice of recreational activities that music provides and associated them with multimedia resources in the classroom. It enriches the teacher's work, improving the relationship with the student and the teaching-learning process. The methodology used is a qualitative approach, using pre-experiment, developed in the classroom with students from a 2nd year class in an elementary school. It finishes with the description of the experiment, the project "Music in Schools", contextualizing the theories that underlie the practice of the use of music. We used the music classroom with the proposition of promoting the cognitive, linguistic, psychomotor and socio-affective development.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MúsicaAlfabetizaçãoConsciência fonológicaMediaMusicLiteracyPhonological awarenessO uso da música na alfabetização projeto “música na escola”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982503.pdf000982503.pdfTexto completoapplication/pdf787557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133865/1/000982503.pdf91ecbd81d96283bfcfa98fd1dd6387ecMD51TEXT000982503.pdf.txt000982503.pdf.txtExtracted Texttext/plain74903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133865/2/000982503.pdf.txte6a445e1fe787618c4eef0f15172b7cfMD52THUMBNAIL000982503.pdf.jpg000982503.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133865/3/000982503.pdf.jpg87734bdd5d201994dbbd9945af3b16daMD5310183/1338652018-10-26 10:21:28.277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133865Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da música na alfabetização projeto “música na escola”
title O uso da música na alfabetização projeto “música na escola”
spellingShingle O uso da música na alfabetização projeto “música na escola”
D’ávila, Tatiane Elias
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Música
Alfabetização
Consciência fonológica
Media
Music
Literacy
Phonological awareness
title_short O uso da música na alfabetização projeto “música na escola”
title_full O uso da música na alfabetização projeto “música na escola”
title_fullStr O uso da música na alfabetização projeto “música na escola”
title_full_unstemmed O uso da música na alfabetização projeto “música na escola”
title_sort O uso da música na alfabetização projeto “música na escola”
author D’ávila, Tatiane Elias
author_facet D’ávila, Tatiane Elias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D’ávila, Tatiane Elias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Graciela Fagundes
contributor_str_mv Rodrigues, Graciela Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Música
Alfabetização
Consciência fonológica
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Música
Alfabetização
Consciência fonológica
Media
Music
Literacy
Phonological awareness
dc.subject.eng.fl_str_mv Media
Music
Literacy
Phonological awareness
description O presente trabalho trata da contribuição da música na alfabetização e aquisição dos processos de leitura e escrita. Também mostra que a música, além de fazer parte das manifestações culturais, contribui para o desenvolvimento do estudante como um todo. O estudo destaca a lei número 11.769/2008, que trata do ensino da Arte, dividida nas áreas das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Por este motivo, faz-se necessário aprofundar a prática das atividades lúdicas que a música proporciona e que, associada aos recursos multimídias em sala de aula, enriquece o trabalho do professor, aprimorando a relação com o estudante e o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada traz uma abordagem qualitativa, utilizando-se de pré-experimento desenvolvido em sala de aula com estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental. Finaliza-se com a descrição do experimento, o projeto “Música na Escola”, contextualizando as teorias que fundamentam a prática do uso da música. Utilizou-se a música em sala de aula com a proposição de favorecer o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:05:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133865
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982503
url http://hdl.handle.net/10183/133865
identifier_str_mv 000982503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133865/1/000982503.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133865/2/000982503.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133865/3/000982503.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 91ecbd81d96283bfcfa98fd1dd6387ec
e6a445e1fe787618c4eef0f15172b7cf
87734bdd5d201994dbbd9945af3b16da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500154466304