O uso da música na alfabetização projeto “música na escola”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133865 |
Resumo: | O presente trabalho trata da contribuição da música na alfabetização e aquisição dos processos de leitura e escrita. Também mostra que a música, além de fazer parte das manifestações culturais, contribui para o desenvolvimento do estudante como um todo. O estudo destaca a lei número 11.769/2008, que trata do ensino da Arte, dividida nas áreas das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Por este motivo, faz-se necessário aprofundar a prática das atividades lúdicas que a música proporciona e que, associada aos recursos multimídias em sala de aula, enriquece o trabalho do professor, aprimorando a relação com o estudante e o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada traz uma abordagem qualitativa, utilizando-se de pré-experimento desenvolvido em sala de aula com estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental. Finaliza-se com a descrição do experimento, o projeto “Música na Escola”, contextualizando as teorias que fundamentam a prática do uso da música. Utilizou-se a música em sala de aula com a proposição de favorecer o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo. |
id |
UFRGS-2_df3f8e984b6881b09012108a924759f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133865 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
D’ávila, Tatiane EliasRodrigues, Graciela Fagundes2016-03-16T02:05:57Z2015http://hdl.handle.net/10183/133865000982503O presente trabalho trata da contribuição da música na alfabetização e aquisição dos processos de leitura e escrita. Também mostra que a música, além de fazer parte das manifestações culturais, contribui para o desenvolvimento do estudante como um todo. O estudo destaca a lei número 11.769/2008, que trata do ensino da Arte, dividida nas áreas das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Por este motivo, faz-se necessário aprofundar a prática das atividades lúdicas que a música proporciona e que, associada aos recursos multimídias em sala de aula, enriquece o trabalho do professor, aprimorando a relação com o estudante e o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada traz uma abordagem qualitativa, utilizando-se de pré-experimento desenvolvido em sala de aula com estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental. Finaliza-se com a descrição do experimento, o projeto “Música na Escola”, contextualizando as teorias que fundamentam a prática do uso da música. Utilizou-se a música em sala de aula com a proposição de favorecer o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo.This paper deals with the contribution of music in the literacy and acquisition of reading and writing processes. It also shows that music as part of cultural manifestations contributes to the student's development as a whole. The study highlights the Law 11,769 / 2008, which deals with the teaching of Art, divided into the Visual Arts, Dance, Music and Theatre areas. For this reason, it is necessary to deepen the practice of recreational activities that music provides and associated them with multimedia resources in the classroom. It enriches the teacher's work, improving the relationship with the student and the teaching-learning process. The methodology used is a qualitative approach, using pre-experiment, developed in the classroom with students from a 2nd year class in an elementary school. It finishes with the description of the experiment, the project "Music in Schools", contextualizing the theories that underlie the practice of the use of music. We used the music classroom with the proposition of promoting the cognitive, linguistic, psychomotor and socio-affective development.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MúsicaAlfabetizaçãoConsciência fonológicaMediaMusicLiteracyPhonological awarenessO uso da música na alfabetização projeto “música na escola”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982503.pdf000982503.pdfTexto completoapplication/pdf787557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133865/1/000982503.pdf91ecbd81d96283bfcfa98fd1dd6387ecMD51TEXT000982503.pdf.txt000982503.pdf.txtExtracted Texttext/plain74903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133865/2/000982503.pdf.txte6a445e1fe787618c4eef0f15172b7cfMD52THUMBNAIL000982503.pdf.jpg000982503.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133865/3/000982503.pdf.jpg87734bdd5d201994dbbd9945af3b16daMD5310183/1338652018-10-26 10:21:28.277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133865Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso da música na alfabetização projeto “música na escola” |
title |
O uso da música na alfabetização projeto “música na escola” |
spellingShingle |
O uso da música na alfabetização projeto “música na escola” D’ávila, Tatiane Elias Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Música Alfabetização Consciência fonológica Media Music Literacy Phonological awareness |
title_short |
O uso da música na alfabetização projeto “música na escola” |
title_full |
O uso da música na alfabetização projeto “música na escola” |
title_fullStr |
O uso da música na alfabetização projeto “música na escola” |
title_full_unstemmed |
O uso da música na alfabetização projeto “música na escola” |
title_sort |
O uso da música na alfabetização projeto “música na escola” |
author |
D’ávila, Tatiane Elias |
author_facet |
D’ávila, Tatiane Elias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D’ávila, Tatiane Elias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Graciela Fagundes |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Graciela Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Música Alfabetização Consciência fonológica |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Música Alfabetização Consciência fonológica Media Music Literacy Phonological awareness |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media Music Literacy Phonological awareness |
description |
O presente trabalho trata da contribuição da música na alfabetização e aquisição dos processos de leitura e escrita. Também mostra que a música, além de fazer parte das manifestações culturais, contribui para o desenvolvimento do estudante como um todo. O estudo destaca a lei número 11.769/2008, que trata do ensino da Arte, dividida nas áreas das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Por este motivo, faz-se necessário aprofundar a prática das atividades lúdicas que a música proporciona e que, associada aos recursos multimídias em sala de aula, enriquece o trabalho do professor, aprimorando a relação com o estudante e o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada traz uma abordagem qualitativa, utilizando-se de pré-experimento desenvolvido em sala de aula com estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental. Finaliza-se com a descrição do experimento, o projeto “Música na Escola”, contextualizando as teorias que fundamentam a prática do uso da música. Utilizou-se a música em sala de aula com a proposição de favorecer o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:05:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133865 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982503 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133865 |
identifier_str_mv |
000982503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133865/1/000982503.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133865/2/000982503.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133865/3/000982503.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
91ecbd81d96283bfcfa98fd1dd6387ec e6a445e1fe787618c4eef0f15172b7cf 87734bdd5d201994dbbd9945af3b16da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500154466304 |