Saberes docentes do professor de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruna Almada de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133519
Resumo: O presente estudo tem por objetivo compreender os saberes docentes que constituem a prática pedagógica do professor de Educação Física na Escolinha de um clube de futebol. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações, entrevistas do tipo semiestruturadas e diário de campo. Os fatos que motivaram este estudo relacionam-se com a atuação do profissional de Educação Física, que convive com duas realidades na Escolinha de futebol, duas maneiras de “atuar” distintas: uma identificada com princípios inclusivos e formativos e outra pautada por valores focados na competição, na seleção dos melhores e, consequentemente, na exclusão. O referencial teórico compreende as concepções sobre os saberes docentes, saberes docentes do professor de Educação Física e a estruturação da Escolinha de futebol. A discussão foi organizada em duas categorias de análise: (1) Os saberes necessários, onde se destacou os saberes que atuam em cada área de ação na Escolinha e; (2) A construção dos saberes, destacando a busca pelo embasamento teórico na compreensão das ações práticas. A identificação de saberes comuns nas duas Áreas da Escolinha, Iniciação e Formação, evidencia que essa pluralidade transversaliza, não só as etapas organizacionais como a trajetória dos docentes, reforçando a posição sobre a importância da formação única que volta a ser discutida no CNE.
id UFRGS-2_df8e2e270d064406284fa9b8e08d8f8e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133519
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Bruna Almada deFonseca, Denise Grosso da2016-03-09T02:06:25Z2015http://hdl.handle.net/10183/133519000984030O presente estudo tem por objetivo compreender os saberes docentes que constituem a prática pedagógica do professor de Educação Física na Escolinha de um clube de futebol. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações, entrevistas do tipo semiestruturadas e diário de campo. Os fatos que motivaram este estudo relacionam-se com a atuação do profissional de Educação Física, que convive com duas realidades na Escolinha de futebol, duas maneiras de “atuar” distintas: uma identificada com princípios inclusivos e formativos e outra pautada por valores focados na competição, na seleção dos melhores e, consequentemente, na exclusão. O referencial teórico compreende as concepções sobre os saberes docentes, saberes docentes do professor de Educação Física e a estruturação da Escolinha de futebol. A discussão foi organizada em duas categorias de análise: (1) Os saberes necessários, onde se destacou os saberes que atuam em cada área de ação na Escolinha e; (2) A construção dos saberes, destacando a busca pelo embasamento teórico na compreensão das ações práticas. A identificação de saberes comuns nas duas Áreas da Escolinha, Iniciação e Formação, evidencia que essa pluralidade transversaliza, não só as etapas organizacionais como a trajetória dos docentes, reforçando a posição sobre a importância da formação única que volta a ser discutida no CNE.This study aims to understand the teaching knowledge that take part of the Physical Education teacher practice of an soccer school. This is a qualitative study and information gathering was carried out through observation, semi-structured type of interviews and field diaries. The facts that motivated the realization of this study are related to the performance of the Physical Education professional, which lives two realities in the soccer field: one is identified by inclusive and formative principles and the other is guided by focused values in competition, in the selection of the best players and thus, on exclusion. The theoretical framework comprises the conceptions about the teaching knowledge, the teaching knowledge of the Physical Education teacher and the structure of the soccer school. The discussion was organized in two categories of analysis: (1) The necessary knowledge, in which we highlight the knowledge that operate in each field of action and the club; (2) The construction of the knowledge, highlighting the search for the theoretical background in the understanding of practical actions. The identification of common knowledge in both areas of the Infant Soccer Club, Initiation and Training, shows that this plurality cuts across not only the organizational steps as the trajectory of teachers, strengthening the position on the importance of training that only around being discussed in the CNE.application/pdfporFutebolEducação físicaFormação de professoresTeaching knowledgesPhysical education teacherSoccer schoolSaberes docentes do professor de educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984030.pdf000984030.pdfTexto completoapplication/pdf671134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133519/1/000984030.pdf92c772176ef8e640899c6e31ba321a33MD51TEXT000984030.pdf.txt000984030.pdf.txtExtracted Texttext/plain109396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133519/2/000984030.pdf.txte6d8ed250b7d8a093d7be735e81133b3MD52THUMBNAIL000984030.pdf.jpg000984030.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133519/3/000984030.pdf.jpg244cf93a1490f97918f07c752c3265b9MD5310183/1335192023-02-17 04:22:13.026664oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133519Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-17T06:22:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saberes docentes do professor de educação física
title Saberes docentes do professor de educação física
spellingShingle Saberes docentes do professor de educação física
Oliveira, Bruna Almada de
Futebol
Educação física
Formação de professores
Teaching knowledges
Physical education teacher
Soccer school
title_short Saberes docentes do professor de educação física
title_full Saberes docentes do professor de educação física
title_fullStr Saberes docentes do professor de educação física
title_full_unstemmed Saberes docentes do professor de educação física
title_sort Saberes docentes do professor de educação física
author Oliveira, Bruna Almada de
author_facet Oliveira, Bruna Almada de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bruna Almada de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
contributor_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Educação física
Formação de professores
topic Futebol
Educação física
Formação de professores
Teaching knowledges
Physical education teacher
Soccer school
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching knowledges
Physical education teacher
Soccer school
description O presente estudo tem por objetivo compreender os saberes docentes que constituem a prática pedagógica do professor de Educação Física na Escolinha de um clube de futebol. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações, entrevistas do tipo semiestruturadas e diário de campo. Os fatos que motivaram este estudo relacionam-se com a atuação do profissional de Educação Física, que convive com duas realidades na Escolinha de futebol, duas maneiras de “atuar” distintas: uma identificada com princípios inclusivos e formativos e outra pautada por valores focados na competição, na seleção dos melhores e, consequentemente, na exclusão. O referencial teórico compreende as concepções sobre os saberes docentes, saberes docentes do professor de Educação Física e a estruturação da Escolinha de futebol. A discussão foi organizada em duas categorias de análise: (1) Os saberes necessários, onde se destacou os saberes que atuam em cada área de ação na Escolinha e; (2) A construção dos saberes, destacando a busca pelo embasamento teórico na compreensão das ações práticas. A identificação de saberes comuns nas duas Áreas da Escolinha, Iniciação e Formação, evidencia que essa pluralidade transversaliza, não só as etapas organizacionais como a trajetória dos docentes, reforçando a posição sobre a importância da formação única que volta a ser discutida no CNE.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-09T02:06:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133519
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984030
url http://hdl.handle.net/10183/133519
identifier_str_mv 000984030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133519/1/000984030.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133519/2/000984030.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133519/3/000984030.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 92c772176ef8e640899c6e31ba321a33
e6d8ed250b7d8a093d7be735e81133b3
244cf93a1490f97918f07c752c3265b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224499476037632