Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jonas Cordeiro de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134470
Resumo: O presente trabalho visa problematizar as metodologias do ensino de ciências através de uma metodologia denominada “Show de Ciências”, construída no espírito dos apontamentos do relatório Jaques Delors, “Os quatro pilares da educação” (UNESCO, 2010). A motivação inicial do estudo vem da experiência do pesquisador como proponente da experiência junto a estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino (RS). A questão em tela é quais os efeitos que uma metodologia deste tipo, que envolve atividades de escrita e rescrita via tecnologias presenciais e on-line, além de contar, além do texto escrito, com a formulação de mapas conceituais, teriam sobre os textos produzidos. Após uma revisão bibliográficas na qual se buscou elaborar os pressupostos e arcabouço teórico- metodológico da metodologia “Show de Ciências”, se selecionou um dos processos investigativos desenvolvidos pelos estudantes para reflexão. Os dados, ainda frutos de uma aproximação inicial, apontam para a consistência e positividade da metodologia empregada, na medida em que os registros, tanto os escritos, quanto os gráficos, vão ganhando aprimoramentos e complexidade conceitual com o andamento da investigação realizada pelos estudantes. Para futuras investigações, serão ampliados o número de casos em estudos, para ver se os apontamentos desta aproximação inicial se conformam, através de metodologias de análise condizentes com o objeto de estudo.
id UFRGS-2_e0b8c99dd251337d59cf9452952e1574
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134470
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Jonas Cordeiro deAlves, Evandro2016-03-30T02:08:35Z2015http://hdl.handle.net/10183/134470000986590O presente trabalho visa problematizar as metodologias do ensino de ciências através de uma metodologia denominada “Show de Ciências”, construída no espírito dos apontamentos do relatório Jaques Delors, “Os quatro pilares da educação” (UNESCO, 2010). A motivação inicial do estudo vem da experiência do pesquisador como proponente da experiência junto a estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino (RS). A questão em tela é quais os efeitos que uma metodologia deste tipo, que envolve atividades de escrita e rescrita via tecnologias presenciais e on-line, além de contar, além do texto escrito, com a formulação de mapas conceituais, teriam sobre os textos produzidos. Após uma revisão bibliográficas na qual se buscou elaborar os pressupostos e arcabouço teórico- metodológico da metodologia “Show de Ciências”, se selecionou um dos processos investigativos desenvolvidos pelos estudantes para reflexão. Os dados, ainda frutos de uma aproximação inicial, apontam para a consistência e positividade da metodologia empregada, na medida em que os registros, tanto os escritos, quanto os gráficos, vão ganhando aprimoramentos e complexidade conceitual com o andamento da investigação realizada pelos estudantes. Para futuras investigações, serão ampliados o número de casos em estudos, para ver se os apontamentos desta aproximação inicial se conformam, através de metodologias de análise condizentes com o objeto de estudo.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)CiênciasEnsinoMapa conceitualMetodologiaEscrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986590.pdf000986590.pdfTexto completoapplication/pdf1964897http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134470/1/000986590.pdfaee05b9f38f3a0c76cac71e3fdd524abMD51TEXT000986590.pdf.txt000986590.pdf.txtExtracted Texttext/plain98456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134470/2/000986590.pdf.txtb9f2054ec36d4bd17893e57af3bce8e1MD52THUMBNAIL000986590.pdf.jpg000986590.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134470/3/000986590.pdf.jpg1e2b9371418d290d016ad8278f46f8abMD5310183/1344702018-10-26 09:45:27.865oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134470Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual
title Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual
spellingShingle Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual
Oliveira, Jonas Cordeiro de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ciências
Ensino
Mapa conceitual
Metodologia
title_short Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual
title_full Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual
title_fullStr Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual
title_full_unstemmed Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual
title_sort Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual
author Oliveira, Jonas Cordeiro de
author_facet Oliveira, Jonas Cordeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jonas Cordeiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Evandro
contributor_str_mv Alves, Evandro
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ciências
Ensino
Mapa conceitual
Metodologia
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ciências
Ensino
Mapa conceitual
Metodologia
description O presente trabalho visa problematizar as metodologias do ensino de ciências através de uma metodologia denominada “Show de Ciências”, construída no espírito dos apontamentos do relatório Jaques Delors, “Os quatro pilares da educação” (UNESCO, 2010). A motivação inicial do estudo vem da experiência do pesquisador como proponente da experiência junto a estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino (RS). A questão em tela é quais os efeitos que uma metodologia deste tipo, que envolve atividades de escrita e rescrita via tecnologias presenciais e on-line, além de contar, além do texto escrito, com a formulação de mapas conceituais, teriam sobre os textos produzidos. Após uma revisão bibliográficas na qual se buscou elaborar os pressupostos e arcabouço teórico- metodológico da metodologia “Show de Ciências”, se selecionou um dos processos investigativos desenvolvidos pelos estudantes para reflexão. Os dados, ainda frutos de uma aproximação inicial, apontam para a consistência e positividade da metodologia empregada, na medida em que os registros, tanto os escritos, quanto os gráficos, vão ganhando aprimoramentos e complexidade conceitual com o andamento da investigação realizada pelos estudantes. Para futuras investigações, serão ampliados o número de casos em estudos, para ver se os apontamentos desta aproximação inicial se conformam, através de metodologias de análise condizentes com o objeto de estudo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:08:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134470
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986590
url http://hdl.handle.net/10183/134470
identifier_str_mv 000986590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134470/1/000986590.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134470/2/000986590.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134470/3/000986590.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aee05b9f38f3a0c76cac71e3fdd524ab
b9f2054ec36d4bd17893e57af3bce8e1
1e2b9371418d290d016ad8278f46f8ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502721380352