Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134470 |
Resumo: | O presente trabalho visa problematizar as metodologias do ensino de ciências através de uma metodologia denominada “Show de Ciências”, construída no espírito dos apontamentos do relatório Jaques Delors, “Os quatro pilares da educação” (UNESCO, 2010). A motivação inicial do estudo vem da experiência do pesquisador como proponente da experiência junto a estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino (RS). A questão em tela é quais os efeitos que uma metodologia deste tipo, que envolve atividades de escrita e rescrita via tecnologias presenciais e on-line, além de contar, além do texto escrito, com a formulação de mapas conceituais, teriam sobre os textos produzidos. Após uma revisão bibliográficas na qual se buscou elaborar os pressupostos e arcabouço teórico- metodológico da metodologia “Show de Ciências”, se selecionou um dos processos investigativos desenvolvidos pelos estudantes para reflexão. Os dados, ainda frutos de uma aproximação inicial, apontam para a consistência e positividade da metodologia empregada, na medida em que os registros, tanto os escritos, quanto os gráficos, vão ganhando aprimoramentos e complexidade conceitual com o andamento da investigação realizada pelos estudantes. Para futuras investigações, serão ampliados o número de casos em estudos, para ver se os apontamentos desta aproximação inicial se conformam, através de metodologias de análise condizentes com o objeto de estudo. |
id |
UFRGS-2_e0b8c99dd251337d59cf9452952e1574 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134470 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Jonas Cordeiro deAlves, Evandro2016-03-30T02:08:35Z2015http://hdl.handle.net/10183/134470000986590O presente trabalho visa problematizar as metodologias do ensino de ciências através de uma metodologia denominada “Show de Ciências”, construída no espírito dos apontamentos do relatório Jaques Delors, “Os quatro pilares da educação” (UNESCO, 2010). A motivação inicial do estudo vem da experiência do pesquisador como proponente da experiência junto a estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino (RS). A questão em tela é quais os efeitos que uma metodologia deste tipo, que envolve atividades de escrita e rescrita via tecnologias presenciais e on-line, além de contar, além do texto escrito, com a formulação de mapas conceituais, teriam sobre os textos produzidos. Após uma revisão bibliográficas na qual se buscou elaborar os pressupostos e arcabouço teórico- metodológico da metodologia “Show de Ciências”, se selecionou um dos processos investigativos desenvolvidos pelos estudantes para reflexão. Os dados, ainda frutos de uma aproximação inicial, apontam para a consistência e positividade da metodologia empregada, na medida em que os registros, tanto os escritos, quanto os gráficos, vão ganhando aprimoramentos e complexidade conceitual com o andamento da investigação realizada pelos estudantes. Para futuras investigações, serão ampliados o número de casos em estudos, para ver se os apontamentos desta aproximação inicial se conformam, através de metodologias de análise condizentes com o objeto de estudo.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)CiênciasEnsinoMapa conceitualMetodologiaEscrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986590.pdf000986590.pdfTexto completoapplication/pdf1964897http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134470/1/000986590.pdfaee05b9f38f3a0c76cac71e3fdd524abMD51TEXT000986590.pdf.txt000986590.pdf.txtExtracted Texttext/plain98456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134470/2/000986590.pdf.txtb9f2054ec36d4bd17893e57af3bce8e1MD52THUMBNAIL000986590.pdf.jpg000986590.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134470/3/000986590.pdf.jpg1e2b9371418d290d016ad8278f46f8abMD5310183/1344702018-10-26 09:45:27.865oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134470Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual |
title |
Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual |
spellingShingle |
Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual Oliveira, Jonas Cordeiro de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ciências Ensino Mapa conceitual Metodologia |
title_short |
Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual |
title_full |
Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual |
title_fullStr |
Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual |
title_full_unstemmed |
Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual |
title_sort |
Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual |
author |
Oliveira, Jonas Cordeiro de |
author_facet |
Oliveira, Jonas Cordeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jonas Cordeiro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Evandro |
contributor_str_mv |
Alves, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ciências Ensino Mapa conceitual Metodologia |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ciências Ensino Mapa conceitual Metodologia |
description |
O presente trabalho visa problematizar as metodologias do ensino de ciências através de uma metodologia denominada “Show de Ciências”, construída no espírito dos apontamentos do relatório Jaques Delors, “Os quatro pilares da educação” (UNESCO, 2010). A motivação inicial do estudo vem da experiência do pesquisador como proponente da experiência junto a estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino (RS). A questão em tela é quais os efeitos que uma metodologia deste tipo, que envolve atividades de escrita e rescrita via tecnologias presenciais e on-line, além de contar, além do texto escrito, com a formulação de mapas conceituais, teriam sobre os textos produzidos. Após uma revisão bibliográficas na qual se buscou elaborar os pressupostos e arcabouço teórico- metodológico da metodologia “Show de Ciências”, se selecionou um dos processos investigativos desenvolvidos pelos estudantes para reflexão. Os dados, ainda frutos de uma aproximação inicial, apontam para a consistência e positividade da metodologia empregada, na medida em que os registros, tanto os escritos, quanto os gráficos, vão ganhando aprimoramentos e complexidade conceitual com o andamento da investigação realizada pelos estudantes. Para futuras investigações, serão ampliados o número de casos em estudos, para ver se os apontamentos desta aproximação inicial se conformam, através de metodologias de análise condizentes com o objeto de estudo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:08:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134470 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986590 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134470 |
identifier_str_mv |
000986590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134470/1/000986590.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134470/2/000986590.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134470/3/000986590.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aee05b9f38f3a0c76cac71e3fdd524ab b9f2054ec36d4bd17893e57af3bce8e1 1e2b9371418d290d016ad8278f46f8ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224502721380352 |