O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marília dos Santos
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Menti, Magali de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170171
Resumo: Neste artigo tratamos de algumas questões cruciais de ensino e aprendizagem de segunda língua (L2) e língua estrangeira (LE) relativas ao tratamento corretivo da forma na sala de aula. Primeiramente, revisamos a relação entre a instrução com foco na forma e o ensino comunicativo de línguas e apresentamos alguns conceitos essenciais. Em segundo lugar, discutimos alguns estudos encontrados na literatura especializada (Lyster e Ranta, 1997; Panova e Lyster, 2002; Ohta, 2000 e Ellis, Basturkmen e Loewen, 2001), destacando dois estudos no contexto brasileiro (Lima, 2002; Menti, 2003). Finalmente, apresentamos nossas conclusões e implicações sobre as principais questões levantadas.
id UFRGS-2_e0c6af3cb499fe16e61628c7db1d4f1f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170171
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Marília dos SantosMenti, Magali de Moraes2017-11-08T02:29:31Z20040100-0888http://hdl.handle.net/10183/170171000459425Neste artigo tratamos de algumas questões cruciais de ensino e aprendizagem de segunda língua (L2) e língua estrangeira (LE) relativas ao tratamento corretivo da forma na sala de aula. Primeiramente, revisamos a relação entre a instrução com foco na forma e o ensino comunicativo de línguas e apresentamos alguns conceitos essenciais. Em segundo lugar, discutimos alguns estudos encontrados na literatura especializada (Lyster e Ranta, 1997; Panova e Lyster, 2002; Ohta, 2000 e Ellis, Basturkmen e Loewen, 2001), destacando dois estudos no contexto brasileiro (Lima, 2002; Menti, 2003). Finalmente, apresentamos nossas conclusões e implicações sobre as principais questões levantadas.This article deals with some fundamental issues in teaching and learning a second and foreign language pertaining to corrective treatment of form in the classroom. We will first review the relation between focus on form teaching and communicative language teaching and will present some essential concepts related to these two approaches. We will then discuss some studies available in the specialized literature (Lyster and Ranta, 1997; Panova and Lyster, 2002; Ohta, 2000 and Ellis, Basturkmen and Loewen 2001), giving special attention to two studies carried out in the Brazilian context (Lima, 2002; Menti, 2003). We will close by presenting our conclusions and implications of the main issues discussed.application/pdfporRevista Letras. Curitiba. N. 62 (jan./abr. 2004), p. 119-136Língua estrangeiraFormaCorrective feedbackNegotiation of formForeign languageO tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeiraThe corrective treatment of form in the teaching and learning of a foreign language info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000459425.pdf000459425.pdfTexto completoapplication/pdf54239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170171/1/000459425.pdf2027eb4f59b2065b5881b5108d36a6e4MD51TEXT000459425.pdf.txt000459425.pdf.txtExtracted Texttext/plain49161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170171/2/000459425.pdf.txt8481507ef236d038d89156c237e142ffMD52THUMBNAIL000459425.pdf.jpg000459425.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170171/3/000459425.pdf.jpg1a87274af66b30a5a1eac760a1eb1eb1MD5310183/1701712018-10-30 08:15:21.07oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170171Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:15:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The corrective treatment of form in the teaching and learning of a foreign language
title O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira
spellingShingle O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira
Lima, Marília dos Santos
Língua estrangeira
Forma
Corrective feedback
Negotiation of form
Foreign language
title_short O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira
title_full O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira
title_fullStr O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira
title_full_unstemmed O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira
title_sort O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira
author Lima, Marília dos Santos
author_facet Lima, Marília dos Santos
Menti, Magali de Moraes
author_role author
author2 Menti, Magali de Moraes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Marília dos Santos
Menti, Magali de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira
Forma
topic Língua estrangeira
Forma
Corrective feedback
Negotiation of form
Foreign language
dc.subject.eng.fl_str_mv Corrective feedback
Negotiation of form
Foreign language
description Neste artigo tratamos de algumas questões cruciais de ensino e aprendizagem de segunda língua (L2) e língua estrangeira (LE) relativas ao tratamento corretivo da forma na sala de aula. Primeiramente, revisamos a relação entre a instrução com foco na forma e o ensino comunicativo de línguas e apresentamos alguns conceitos essenciais. Em segundo lugar, discutimos alguns estudos encontrados na literatura especializada (Lyster e Ranta, 1997; Panova e Lyster, 2002; Ohta, 2000 e Ellis, Basturkmen e Loewen, 2001), destacando dois estudos no contexto brasileiro (Lima, 2002; Menti, 2003). Finalmente, apresentamos nossas conclusões e implicações sobre as principais questões levantadas.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-08T02:29:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170171
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-0888
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000459425
identifier_str_mv 0100-0888
000459425
url http://hdl.handle.net/10183/170171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Letras. Curitiba. N. 62 (jan./abr. 2004), p. 119-136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170171/1/000459425.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170171/2/000459425.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170171/3/000459425.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2027eb4f59b2065b5881b5108d36a6e4
8481507ef236d038d89156c237e142ff
1a87274af66b30a5a1eac760a1eb1eb1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224931936043008