A marca TikTok : sentidos e atributos acionados em campanhas de posicionamento visibilizadas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lara de Brum
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272625
Resumo: O presente trabalho articula questões de posicionamento e de construção de marcas no contexto digital e tem como objeto de pesquisa três vídeos de campanhas institucionais do TikTok. O objetivo geral da pesquisa é compreender os sentidos acionados pelo site de rede social (SRS) TikTok, a partir de campanhas de posicionamento de marca publicizadas ao longo de sua atuação no Brasil. Os objetivos específicos estão assim delineados: refletir sobre o contexto no qual o SRS TikTok se insere, caracterizado pela comunicação em rede; apresentar a trajetória do conceito marca e a busca por determinados sentidos e atributos a partir do posicionamento e da visibilidade de conteúdos digitais; e, analisar conteúdos da marca TikTok. A discussão teórica trata de conceitos de marca e de posicionamento de marca, perpassando pelas noções de planejamento estratégico e de imagem-conceito (Baldissera, 2008). Também se perpassa pela potência das ambiências digitais e dos SRS. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório, desenvolvido a partir das técnicas bibliográfica e documental. Para a análise qualitativa do objeto empírico, recorre-se à Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), etapa na qual são propostas categorias de análise que reúnem sentidos apreendidos a partir da observação de cada um dos vídeos. Entende-se que a criatividade e a busca pela sensação de pertencimento dos usuários são sentidos protagonistas nos conteúdos audiovisuais analisados, posto que são transparecidos nas três campanhas. Assim, compreende-se que ambas são elementos centrais do posicionamento da marca. Há outros sentidos que compreendemos como mais periféricos e que demonstram a pluralidade de sentidos que é possível apreender a partir das narrativas mobilizadas pela TikTok. Por fim, a pesquisa permite afirmar que esse SRS, enquanto marca e empresa, atua no fortalecimento de seu negócio e conquista de nicho de mercado a partir de pilares claros, estáveis e consistentes.
id UFRGS-2_e15189527a63e0504c7bbfa8d021a008
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272625
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Lara de BrumSilva, Diego Wander Santos da2024-03-01T04:57:16Z2023http://hdl.handle.net/10183/272625001195501O presente trabalho articula questões de posicionamento e de construção de marcas no contexto digital e tem como objeto de pesquisa três vídeos de campanhas institucionais do TikTok. O objetivo geral da pesquisa é compreender os sentidos acionados pelo site de rede social (SRS) TikTok, a partir de campanhas de posicionamento de marca publicizadas ao longo de sua atuação no Brasil. Os objetivos específicos estão assim delineados: refletir sobre o contexto no qual o SRS TikTok se insere, caracterizado pela comunicação em rede; apresentar a trajetória do conceito marca e a busca por determinados sentidos e atributos a partir do posicionamento e da visibilidade de conteúdos digitais; e, analisar conteúdos da marca TikTok. A discussão teórica trata de conceitos de marca e de posicionamento de marca, perpassando pelas noções de planejamento estratégico e de imagem-conceito (Baldissera, 2008). Também se perpassa pela potência das ambiências digitais e dos SRS. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório, desenvolvido a partir das técnicas bibliográfica e documental. Para a análise qualitativa do objeto empírico, recorre-se à Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), etapa na qual são propostas categorias de análise que reúnem sentidos apreendidos a partir da observação de cada um dos vídeos. Entende-se que a criatividade e a busca pela sensação de pertencimento dos usuários são sentidos protagonistas nos conteúdos audiovisuais analisados, posto que são transparecidos nas três campanhas. Assim, compreende-se que ambas são elementos centrais do posicionamento da marca. Há outros sentidos que compreendemos como mais periféricos e que demonstram a pluralidade de sentidos que é possível apreender a partir das narrativas mobilizadas pela TikTok. Por fim, a pesquisa permite afirmar que esse SRS, enquanto marca e empresa, atua no fortalecimento de seu negócio e conquista de nicho de mercado a partir de pilares claros, estáveis e consistentes.The present study articulates brand building in the digital context and has three videos of TikTok institutional campaigns as research objects. The general research’s objective is to understand the meanings triggered by the social networking website TikTok, based on brand positioning campaigns published throughout its operations in Brazil. The specific objectives are outlined as the reflect on the media context in which TikTok is inserted – characterized by network communication; present the trajectory of the brand concept and the search for certain meanings and attributes based on the positioning and visibility of digital content; and, analyze TikTok branded content. The theoretical discussion deals with brand concepts and brand positioning, passing through the notions of strategic planning and image-concept (Baldissera, 2008). The media context is discussed, specifically with regard to the power of digital environments and websites. As for the methodology, it is an exploratory study, developed from bibliographical and documented techniques. For the qualitative analysis of the empirical object, the study Content Analysis (Bardin, 2016) is used, a stage in which categories of analysis are proposed that gather meanings learned from the observation of each of the videos. It is understood that creativity and the search for the users' sense of belonging are felt as protagonists in the analyzed audiovisual content, since they appear in the three campaigns. Thus, it is understood that they are central elements of brand positioning. There are other meanings that we understand as more peripheral and that demonstrate the plurality of meanings that it is possible to apprehend from the narratives mobilized by TikTok. Finally, the research allows us to state that this website, as a brand and company, acts to strengthen its business and conquer a niche market based on clear, stable and consistent pillars.application/pdfporGestão de marcasRedes sociaisCommunicationBrandBrand positioningSocial mediaTikTokA marca TikTok : sentidos e atributos acionados em campanhas de posicionamento visibilizadas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195501.pdf.txt001195501.pdf.txtExtracted Texttext/plain194822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272625/2/001195501.pdf.txtecd114e1bed90327aebce1ca4cfdf76cMD52ORIGINAL001195501.pdfTexto completoapplication/pdf1655652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272625/1/001195501.pdffcc82b996dcb4f10050e6edc3b5a459fMD5110183/2726252024-05-14 06:30:36.916637oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272625Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-14T09:30:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A marca TikTok : sentidos e atributos acionados em campanhas de posicionamento visibilizadas no Brasil
title A marca TikTok : sentidos e atributos acionados em campanhas de posicionamento visibilizadas no Brasil
spellingShingle A marca TikTok : sentidos e atributos acionados em campanhas de posicionamento visibilizadas no Brasil
Rodrigues, Lara de Brum
Gestão de marcas
Redes sociais
Communication
Brand
Brand positioning
Social media
TikTok
title_short A marca TikTok : sentidos e atributos acionados em campanhas de posicionamento visibilizadas no Brasil
title_full A marca TikTok : sentidos e atributos acionados em campanhas de posicionamento visibilizadas no Brasil
title_fullStr A marca TikTok : sentidos e atributos acionados em campanhas de posicionamento visibilizadas no Brasil
title_full_unstemmed A marca TikTok : sentidos e atributos acionados em campanhas de posicionamento visibilizadas no Brasil
title_sort A marca TikTok : sentidos e atributos acionados em campanhas de posicionamento visibilizadas no Brasil
author Rodrigues, Lara de Brum
author_facet Rodrigues, Lara de Brum
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Lara de Brum
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Diego Wander Santos da
contributor_str_mv Silva, Diego Wander Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marcas
Redes sociais
topic Gestão de marcas
Redes sociais
Communication
Brand
Brand positioning
Social media
TikTok
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Brand
Brand positioning
Social media
TikTok
description O presente trabalho articula questões de posicionamento e de construção de marcas no contexto digital e tem como objeto de pesquisa três vídeos de campanhas institucionais do TikTok. O objetivo geral da pesquisa é compreender os sentidos acionados pelo site de rede social (SRS) TikTok, a partir de campanhas de posicionamento de marca publicizadas ao longo de sua atuação no Brasil. Os objetivos específicos estão assim delineados: refletir sobre o contexto no qual o SRS TikTok se insere, caracterizado pela comunicação em rede; apresentar a trajetória do conceito marca e a busca por determinados sentidos e atributos a partir do posicionamento e da visibilidade de conteúdos digitais; e, analisar conteúdos da marca TikTok. A discussão teórica trata de conceitos de marca e de posicionamento de marca, perpassando pelas noções de planejamento estratégico e de imagem-conceito (Baldissera, 2008). Também se perpassa pela potência das ambiências digitais e dos SRS. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório, desenvolvido a partir das técnicas bibliográfica e documental. Para a análise qualitativa do objeto empírico, recorre-se à Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), etapa na qual são propostas categorias de análise que reúnem sentidos apreendidos a partir da observação de cada um dos vídeos. Entende-se que a criatividade e a busca pela sensação de pertencimento dos usuários são sentidos protagonistas nos conteúdos audiovisuais analisados, posto que são transparecidos nas três campanhas. Assim, compreende-se que ambas são elementos centrais do posicionamento da marca. Há outros sentidos que compreendemos como mais periféricos e que demonstram a pluralidade de sentidos que é possível apreender a partir das narrativas mobilizadas pela TikTok. Por fim, a pesquisa permite afirmar que esse SRS, enquanto marca e empresa, atua no fortalecimento de seu negócio e conquista de nicho de mercado a partir de pilares claros, estáveis e consistentes.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-01T04:57:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272625
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195501
url http://hdl.handle.net/10183/272625
identifier_str_mv 001195501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272625/2/001195501.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272625/1/001195501.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ecd114e1bed90327aebce1ca4cfdf76c
fcc82b996dcb4f10050e6edc3b5a459f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224676912922624