Tecnologia e modelos físicos : a utilização dos plickers e a construção do medidor de distâncias no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Yuri Theodoro Barbosa de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193419
Resumo: O presente trabalho é um estudo referente ao ensino de matemática com o uso de tecnologias e por meio da construção de modelos físicos com o intuito de transformar o aprender matemática mais próximo de situações reais, como a utilização dos smatphones e a construção de modelos presentes no cotidiano como medidores de distâncias. O trabalho é dividido em dois momentos: (i) estudo da utilização do aplicativo Plicker como auxiliar do professor no processo de ensino e (ii) construção de um medidor de distâncias aplicando conceitos matemáticos de forma a associar matemática a problemas reais. Por se tratar de um estudo plural, isto é, se apresenta com assuntos ligados a tecnologia e mecanismos, a metodologia utilizada também se faz plural, assim utilizou-se como referencial teórico os textos de Erick Mazur, referente ao peer instruction ou instrução aos pares, quando o assunto abordado era referente ao estudo do aplicativo Plickers. Em relação a construção do medidor de distâncias, os referenciais teóricos utilizados foram os textos de Jorge Larossa e Ole Skovsmose, em que o primeiro traz a discussão referente a experiência e como ela é capaz de transformar o aprender e o segundo apresenta os ambientes de aprendizagem e como transitar entre os mesmos. As duas práticas pedagógicas ocorreram em uma escola da rede pública de Porto Alegre durante o ano de 2018. Os resultados observados, mostraram uma aceitação por parte dos alunos em relação ao uso dos Plickers, em que por ser um diferencial nas aulas por trazer ao professor informações imediatas referente ao entendimento dos alunos sobre determinada matéria e a construção dos modelos físicos (medidor de distâncias) apresentou o resultado referente a experiência, no qual pode proporcionar ao aluno mecanismos diferenciados para entendimento de um assunto abordado na construção do mesmo.
id UFRGS-2_e1e3c0464d8d203df3ad9d87187fc2ef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193419
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Yuri Theodoro Barbosa deDalla Vecchia, Rodrigo2019-04-24T02:34:35Z2018http://hdl.handle.net/10183/193419001089125O presente trabalho é um estudo referente ao ensino de matemática com o uso de tecnologias e por meio da construção de modelos físicos com o intuito de transformar o aprender matemática mais próximo de situações reais, como a utilização dos smatphones e a construção de modelos presentes no cotidiano como medidores de distâncias. O trabalho é dividido em dois momentos: (i) estudo da utilização do aplicativo Plicker como auxiliar do professor no processo de ensino e (ii) construção de um medidor de distâncias aplicando conceitos matemáticos de forma a associar matemática a problemas reais. Por se tratar de um estudo plural, isto é, se apresenta com assuntos ligados a tecnologia e mecanismos, a metodologia utilizada também se faz plural, assim utilizou-se como referencial teórico os textos de Erick Mazur, referente ao peer instruction ou instrução aos pares, quando o assunto abordado era referente ao estudo do aplicativo Plickers. Em relação a construção do medidor de distâncias, os referenciais teóricos utilizados foram os textos de Jorge Larossa e Ole Skovsmose, em que o primeiro traz a discussão referente a experiência e como ela é capaz de transformar o aprender e o segundo apresenta os ambientes de aprendizagem e como transitar entre os mesmos. As duas práticas pedagógicas ocorreram em uma escola da rede pública de Porto Alegre durante o ano de 2018. Os resultados observados, mostraram uma aceitação por parte dos alunos em relação ao uso dos Plickers, em que por ser um diferencial nas aulas por trazer ao professor informações imediatas referente ao entendimento dos alunos sobre determinada matéria e a construção dos modelos físicos (medidor de distâncias) apresentou o resultado referente a experiência, no qual pode proporcionar ao aluno mecanismos diferenciados para entendimento de um assunto abordado na construção do mesmo.The present work is a study about the teaching of mathematics through the use of technologies and through the construction of physical models with the intention of transforming mathematical learning closer to real situations, such as the use of smatphones and the construction of models present in the as distance meters. The work is divided in two moments: (i) study of the use of the Plicker application as an auxiliary of the teacher in the teaching process and (ii) construction of a distance meter applying mathematical concepts in order to associate mathematics with real problems. Because it is a plural study, that is to say, it presents itself with subjects related to technology and mechanisms, the methodology used also becomes plural, thus using as theoretical reference the texts of Erick Mazur, referring to peer instruction or instruction in pairs , when the subject addressed was referring to the study of the Plickers application. In relation to the construction of the distance gauge, the theoretical references used were the texts of Jorge Larossa and Ole Skovsmose, in which the first one brings the discussion regarding experience and how it is able to transform learning and the second presents the learning environments and how to transit between them. The two pedagogical practices occurred in a public school in Porto Alegre during the year 2018. The observed results showed an acceptance by the students regarding the use of Plickers, in that it is a differential in the classes to be brought to the teacher Immediate information concerning the students' understanding of a given subject and the construction of the physical models (distances meter) presented the result related to the experience, in which it can provide the student with differentiated mechanisms for understanding a subject addressed in the construction of the same.application/pdfporEnsino da matematicaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Modelos físicosDistance measurerPeer instructionPlickersTecnologia e modelos físicos : a utilização dos plickers e a construção do medidor de distâncias no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089125.pdf.txt001089125.pdf.txtExtracted Texttext/plain122187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193419/2/001089125.pdf.txte649484a6d489a70c216136f3ec7206fMD52ORIGINAL001089125.pdfTexto completoapplication/pdf2620818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193419/1/001089125.pdfeb8af3da08776637efbe29f6c166ce0eMD5110183/1934192019-04-25 02:37:17.199175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193419Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:37:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologia e modelos físicos : a utilização dos plickers e a construção do medidor de distâncias no ensino da matemática
title Tecnologia e modelos físicos : a utilização dos plickers e a construção do medidor de distâncias no ensino da matemática
spellingShingle Tecnologia e modelos físicos : a utilização dos plickers e a construção do medidor de distâncias no ensino da matemática
Lima, Yuri Theodoro Barbosa de
Ensino da matematica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Modelos físicos
Distance measurer
Peer instruction
Plickers
title_short Tecnologia e modelos físicos : a utilização dos plickers e a construção do medidor de distâncias no ensino da matemática
title_full Tecnologia e modelos físicos : a utilização dos plickers e a construção do medidor de distâncias no ensino da matemática
title_fullStr Tecnologia e modelos físicos : a utilização dos plickers e a construção do medidor de distâncias no ensino da matemática
title_full_unstemmed Tecnologia e modelos físicos : a utilização dos plickers e a construção do medidor de distâncias no ensino da matemática
title_sort Tecnologia e modelos físicos : a utilização dos plickers e a construção do medidor de distâncias no ensino da matemática
author Lima, Yuri Theodoro Barbosa de
author_facet Lima, Yuri Theodoro Barbosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Yuri Theodoro Barbosa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Vecchia, Rodrigo
contributor_str_mv Dalla Vecchia, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matematica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Modelos físicos
topic Ensino da matematica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Modelos físicos
Distance measurer
Peer instruction
Plickers
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance measurer
Peer instruction
Plickers
description O presente trabalho é um estudo referente ao ensino de matemática com o uso de tecnologias e por meio da construção de modelos físicos com o intuito de transformar o aprender matemática mais próximo de situações reais, como a utilização dos smatphones e a construção de modelos presentes no cotidiano como medidores de distâncias. O trabalho é dividido em dois momentos: (i) estudo da utilização do aplicativo Plicker como auxiliar do professor no processo de ensino e (ii) construção de um medidor de distâncias aplicando conceitos matemáticos de forma a associar matemática a problemas reais. Por se tratar de um estudo plural, isto é, se apresenta com assuntos ligados a tecnologia e mecanismos, a metodologia utilizada também se faz plural, assim utilizou-se como referencial teórico os textos de Erick Mazur, referente ao peer instruction ou instrução aos pares, quando o assunto abordado era referente ao estudo do aplicativo Plickers. Em relação a construção do medidor de distâncias, os referenciais teóricos utilizados foram os textos de Jorge Larossa e Ole Skovsmose, em que o primeiro traz a discussão referente a experiência e como ela é capaz de transformar o aprender e o segundo apresenta os ambientes de aprendizagem e como transitar entre os mesmos. As duas práticas pedagógicas ocorreram em uma escola da rede pública de Porto Alegre durante o ano de 2018. Os resultados observados, mostraram uma aceitação por parte dos alunos em relação ao uso dos Plickers, em que por ser um diferencial nas aulas por trazer ao professor informações imediatas referente ao entendimento dos alunos sobre determinada matéria e a construção dos modelos físicos (medidor de distâncias) apresentou o resultado referente a experiência, no qual pode proporcionar ao aluno mecanismos diferenciados para entendimento de um assunto abordado na construção do mesmo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-24T02:34:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193419
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001089125
url http://hdl.handle.net/10183/193419
identifier_str_mv 001089125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193419/2/001089125.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193419/1/001089125.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e649484a6d489a70c216136f3ec7206f
eb8af3da08776637efbe29f6c166ce0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224572968632320