Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184400 |
Resumo: | Este texto objetiva analisar a produção do risco do analfabetismo infantil e as estratégias de gerenciamento desse risco postas em funcionamento pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Metodologicamente, e através de uma analítica-interpretativa de viés foucaultiano, analisaram-se documentos da ANA tais como portarias, notas explicativas, relatórios. As análises evidenciam três estratégias que convocam os indivíduos a combaterem o risco do analfabetismo infantil, quais sejam: 1) a visibilização e vigilância do risco; 2) a aprendizagem como direito e 3) a comparação dos resultados. Conclui-se que a combinação dessas diferentes estratégias, possibilitada pela produção quantitativa do processo avaliativo em larga escala, produz discursivamente o risco do analfabetismo infantil. |
id |
UFRGS-2_e24b93b4835b016a9dcdb84ea6828f8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184400 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sperrhake, RenataLópez Bello, Samuel Edmundo2018-11-07T02:46:29Z20181518-5370http://hdl.handle.net/10183/184400001079344Este texto objetiva analisar a produção do risco do analfabetismo infantil e as estratégias de gerenciamento desse risco postas em funcionamento pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Metodologicamente, e através de uma analítica-interpretativa de viés foucaultiano, analisaram-se documentos da ANA tais como portarias, notas explicativas, relatórios. As análises evidenciam três estratégias que convocam os indivíduos a combaterem o risco do analfabetismo infantil, quais sejam: 1) a visibilização e vigilância do risco; 2) a aprendizagem como direito e 3) a comparação dos resultados. Conclui-se que a combinação dessas diferentes estratégias, possibilitada pela produção quantitativa do processo avaliativo em larga escala, produz discursivamente o risco do analfabetismo infantil.This paper aims at analysing the production of the risk of child illiteracy and the risk management strategies put both into working by the National Literacy Assessment (ANA). Methodologically, and through an analytic-interpretative of Foucauldian bias, ANA documents such as ordinances, explanatory notes, reports were analysed. Our analyses show three strategies that convene individuals to combat the risk of child illiteracy, which are: 1) the visibility and surveillance of risk; 2) learning as a right and 3) the comparison of results. We concluded that the combination of these different strategies, which are possible by the quantitative production of the evaluation process on a large scale, discursively produces the risk of child illiteracy.El objetivo de este artículo es analizar la producción del riesgo del analfabetismo infantil y de sus estrategias de gestión que se ponen en funcionamiento en la Evaluación Nacional de Alfabetización (ANA), Metodológicamente, y a través de una analítica-interpretativa de sesgo foucaultiano, fueron analizados documentos de dicha evaluación tales como: Resoluciones, notas explicativas, informes, etc. Los análisis evidencian tres estrategias que convocan a los individuos a combatir el riesgo del analfabetismo infantil, entre ellas: 1) la visibilización y vigilancia del riesgo; 2) el aprendizaje como derecho y 3) la comparación de los resultados. Se concluye que la combinación de esas diferentes estrategias, posibilitada por la producción cuantitativa del proceso de evaluación a gran escala, produce discursivamente el riesgo del analfabetismo infantil.application/pdfporTeias (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro. Vol. 19, n. 54 (jul./dez. 2018), p. 10-30Educação infantilAnalfabetismoAlfabetizaçãoAvaliação da educaçãoPacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaLarge-scale external evaluationFoucauldian studiesLiteracyEvaluación a gran escalaEstudos FoucaultianosAlfabetizaciónAvaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantilEvaluación nacional de la alfabetización : producción y gestión del riesgo del analfabetismo infantilNational evaluation of literacy : production and management of the risk of child illiteracyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079344.pdf.txt001079344.pdf.txtExtracted Texttext/plain51337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184400/2/001079344.pdf.txt6b0bce877b2009db460afe57ef938011MD52ORIGINAL001079344.pdfTexto completoapplication/pdf858860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184400/1/001079344.pdf2ce668d4d1926f564e3000fd5977d204MD5110183/1844002020-07-01 03:38:12.69488oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184400Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-01T06:38:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Evaluación nacional de la alfabetización : producción y gestión del riesgo del analfabetismo infantil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
National evaluation of literacy : production and management of the risk of child illiteracy |
title |
Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil |
spellingShingle |
Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil Sperrhake, Renata Educação infantil Analfabetismo Alfabetização Avaliação da educação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Large-scale external evaluation Foucauldian studies Literacy Evaluación a gran escala Estudos Foucaultianos Alfabetización |
title_short |
Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil |
title_full |
Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil |
title_fullStr |
Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil |
title_full_unstemmed |
Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil |
title_sort |
Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil |
author |
Sperrhake, Renata |
author_facet |
Sperrhake, Renata López Bello, Samuel Edmundo |
author_role |
author |
author2 |
López Bello, Samuel Edmundo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sperrhake, Renata López Bello, Samuel Edmundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Analfabetismo Alfabetização Avaliação da educação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
topic |
Educação infantil Analfabetismo Alfabetização Avaliação da educação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Large-scale external evaluation Foucauldian studies Literacy Evaluación a gran escala Estudos Foucaultianos Alfabetización |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Large-scale external evaluation Foucauldian studies Literacy |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Evaluación a gran escala Estudos Foucaultianos Alfabetización |
description |
Este texto objetiva analisar a produção do risco do analfabetismo infantil e as estratégias de gerenciamento desse risco postas em funcionamento pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Metodologicamente, e através de uma analítica-interpretativa de viés foucaultiano, analisaram-se documentos da ANA tais como portarias, notas explicativas, relatórios. As análises evidenciam três estratégias que convocam os indivíduos a combaterem o risco do analfabetismo infantil, quais sejam: 1) a visibilização e vigilância do risco; 2) a aprendizagem como direito e 3) a comparação dos resultados. Conclui-se que a combinação dessas diferentes estratégias, possibilitada pela produção quantitativa do processo avaliativo em larga escala, produz discursivamente o risco do analfabetismo infantil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-07T02:46:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/184400 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-5370 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001079344 |
identifier_str_mv |
1518-5370 001079344 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/184400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Teias (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro. Vol. 19, n. 54 (jul./dez. 2018), p. 10-30 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184400/2/001079344.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184400/1/001079344.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b0bce877b2009db460afe57ef938011 2ce668d4d1926f564e3000fd5977d204 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447673763790848 |