Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sperrhake, Renata
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: López Bello, Samuel Edmundo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184400
Resumo: Este texto objetiva analisar a produção do risco do analfabetismo infantil e as estratégias de gerenciamento desse risco postas em funcionamento pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Metodologicamente, e através de uma analítica-interpretativa de viés foucaultiano, analisaram-se documentos da ANA tais como portarias, notas explicativas, relatórios. As análises evidenciam três estratégias que convocam os indivíduos a combaterem o risco do analfabetismo infantil, quais sejam: 1) a visibilização e vigilância do risco; 2) a aprendizagem como direito e 3) a comparação dos resultados. Conclui-se que a combinação dessas diferentes estratégias, possibilitada pela produção quantitativa do processo avaliativo em larga escala, produz discursivamente o risco do analfabetismo infantil.
id UFRGS-2_e24b93b4835b016a9dcdb84ea6828f8d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184400
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sperrhake, RenataLópez Bello, Samuel Edmundo2018-11-07T02:46:29Z20181518-5370http://hdl.handle.net/10183/184400001079344Este texto objetiva analisar a produção do risco do analfabetismo infantil e as estratégias de gerenciamento desse risco postas em funcionamento pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Metodologicamente, e através de uma analítica-interpretativa de viés foucaultiano, analisaram-se documentos da ANA tais como portarias, notas explicativas, relatórios. As análises evidenciam três estratégias que convocam os indivíduos a combaterem o risco do analfabetismo infantil, quais sejam: 1) a visibilização e vigilância do risco; 2) a aprendizagem como direito e 3) a comparação dos resultados. Conclui-se que a combinação dessas diferentes estratégias, possibilitada pela produção quantitativa do processo avaliativo em larga escala, produz discursivamente o risco do analfabetismo infantil.This paper aims at analysing the production of the risk of child illiteracy and the risk management strategies put both into working by the National Literacy Assessment (ANA). Methodologically, and through an analytic-interpretative of Foucauldian bias, ANA documents such as ordinances, explanatory notes, reports were analysed. Our analyses show three strategies that convene individuals to combat the risk of child illiteracy, which are: 1) the visibility and surveillance of risk; 2) learning as a right and 3) the comparison of results. We concluded that the combination of these different strategies, which are possible by the quantitative production of the evaluation process on a large scale, discursively produces the risk of child illiteracy.El objetivo de este artículo es analizar la producción del riesgo del analfabetismo infantil y de sus estrategias de gestión que se ponen en funcionamiento en la Evaluación Nacional de Alfabetización (ANA), Metodológicamente, y a través de una analítica-interpretativa de sesgo foucaultiano, fueron analizados documentos de dicha evaluación tales como: Resoluciones, notas explicativas, informes, etc. Los análisis evidencian tres estrategias que convocan a los individuos a combatir el riesgo del analfabetismo infantil, entre ellas: 1) la visibilización y vigilancia del riesgo; 2) el aprendizaje como derecho y 3) la comparación de los resultados. Se concluye que la combinación de esas diferentes estrategias, posibilitada por la producción cuantitativa del proceso de evaluación a gran escala, produce discursivamente el riesgo del analfabetismo infantil.application/pdfporTeias (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro. Vol. 19, n. 54 (jul./dez. 2018), p. 10-30Educação infantilAnalfabetismoAlfabetizaçãoAvaliação da educaçãoPacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaLarge-scale external evaluationFoucauldian studiesLiteracyEvaluación a gran escalaEstudos FoucaultianosAlfabetizaciónAvaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantilEvaluación nacional de la alfabetización : producción y gestión del riesgo del analfabetismo infantilNational evaluation of literacy : production and management of the risk of child illiteracyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079344.pdf.txt001079344.pdf.txtExtracted Texttext/plain51337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184400/2/001079344.pdf.txt6b0bce877b2009db460afe57ef938011MD52ORIGINAL001079344.pdfTexto completoapplication/pdf858860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184400/1/001079344.pdf2ce668d4d1926f564e3000fd5977d204MD5110183/1844002020-07-01 03:38:12.69488oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184400Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-01T06:38:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Evaluación nacional de la alfabetización : producción y gestión del riesgo del analfabetismo infantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv National evaluation of literacy : production and management of the risk of child illiteracy
title Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil
spellingShingle Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil
Sperrhake, Renata
Educação infantil
Analfabetismo
Alfabetização
Avaliação da educação
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Large-scale external evaluation
Foucauldian studies
Literacy
Evaluación a gran escala
Estudos Foucaultianos
Alfabetización
title_short Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil
title_full Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil
title_fullStr Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil
title_full_unstemmed Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil
title_sort Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil
author Sperrhake, Renata
author_facet Sperrhake, Renata
López Bello, Samuel Edmundo
author_role author
author2 López Bello, Samuel Edmundo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sperrhake, Renata
López Bello, Samuel Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Analfabetismo
Alfabetização
Avaliação da educação
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
topic Educação infantil
Analfabetismo
Alfabetização
Avaliação da educação
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Large-scale external evaluation
Foucauldian studies
Literacy
Evaluación a gran escala
Estudos Foucaultianos
Alfabetización
dc.subject.eng.fl_str_mv Large-scale external evaluation
Foucauldian studies
Literacy
dc.subject.spa.fl_str_mv Evaluación a gran escala
Estudos Foucaultianos
Alfabetización
description Este texto objetiva analisar a produção do risco do analfabetismo infantil e as estratégias de gerenciamento desse risco postas em funcionamento pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Metodologicamente, e através de uma analítica-interpretativa de viés foucaultiano, analisaram-se documentos da ANA tais como portarias, notas explicativas, relatórios. As análises evidenciam três estratégias que convocam os indivíduos a combaterem o risco do analfabetismo infantil, quais sejam: 1) a visibilização e vigilância do risco; 2) a aprendizagem como direito e 3) a comparação dos resultados. Conclui-se que a combinação dessas diferentes estratégias, possibilitada pela produção quantitativa do processo avaliativo em larga escala, produz discursivamente o risco do analfabetismo infantil.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-07T02:46:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184400
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-5370
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001079344
identifier_str_mv 1518-5370
001079344
url http://hdl.handle.net/10183/184400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Teias (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro. Vol. 19, n. 54 (jul./dez. 2018), p. 10-30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184400/2/001079344.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184400/1/001079344.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b0bce877b2009db460afe57ef938011
2ce668d4d1926f564e3000fd5977d204
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447673763790848