Consciência fonológica na alfabetização de crianças : uma análise a partir de propostas planejadas para um 1º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munari, Natália Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206878
Resumo: Esta monografia possui caráter qualitativo e utiliza-se de análise documental do tipo técnico e de unidade tema (LÜDKE, 1986). Como objetivo geral busca-se investigar a consciência fonológica através de um viés pedagógico, objetivando identificar e analisar propostas didático-pedagógicas planejadas e executadas por uma docente que envolvessem tal consciência de modo a fomentar a apropriação da escrita por parte dos alfabetizandos. Tem como documentos de análise os Diários (de Classe e de Avaliação) construídos ao longo de um estágio obrigatório de docência do curso Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tal estágio foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre/RS e gerou inquietações que resultarão na presente pesquisa acerca da temática da consciência fonológica. Nesta monografia, analisam-se propostas pedagógicas (materializadas em folhas estruturadas e jogos) e intervenções realizadas pela docente junto às crianças. Como aporte teórico para as discussões a respeito do trabalho em turmas de alfabetização, utilizam-se: Carraher e Rego (1981), Ferreiro e Teberosky (1985), Piccoli e Camini (2012; 2014), Alves (2012), Piccoli (2013, 2015, 2017c.), Soares (2016) e Morais (2012; 2019). A análise é apresentada em dois eixos de estudo: o primeiro que focou em condutas da docente no trabalho com consciência fonológica na alfabetização, e o segundo na análise da ocorrência de propostas didáticas que envolviam habilidades desse nível de consciência metalinguística ao longo do tempo de trabalho. Como resultados, a pesquisa indicou que as propostas em que a consciência fonológica foi utilizada, aliada às intervenções pedagógicas propiciaram um maior desenvolvimento e apropriação dos aprendizes no que se refere à escrita. Por fim, o estudo aponta que é de suma importância tanto a escolha adequada de materiais, assim como de estratégias e intervenções para que se obtenha maior êxito por parte dos aprendizes na apropriação do Sistema de Escrita Alfabético.
id UFRGS-2_e35aebfc0e0e0408eeeccd1119a23342
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206878
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Munari, Natália MartinsSperrhake, Renata2020-03-21T04:19:59Z2019http://hdl.handle.net/10183/206878001113914Esta monografia possui caráter qualitativo e utiliza-se de análise documental do tipo técnico e de unidade tema (LÜDKE, 1986). Como objetivo geral busca-se investigar a consciência fonológica através de um viés pedagógico, objetivando identificar e analisar propostas didático-pedagógicas planejadas e executadas por uma docente que envolvessem tal consciência de modo a fomentar a apropriação da escrita por parte dos alfabetizandos. Tem como documentos de análise os Diários (de Classe e de Avaliação) construídos ao longo de um estágio obrigatório de docência do curso Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tal estágio foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre/RS e gerou inquietações que resultarão na presente pesquisa acerca da temática da consciência fonológica. Nesta monografia, analisam-se propostas pedagógicas (materializadas em folhas estruturadas e jogos) e intervenções realizadas pela docente junto às crianças. Como aporte teórico para as discussões a respeito do trabalho em turmas de alfabetização, utilizam-se: Carraher e Rego (1981), Ferreiro e Teberosky (1985), Piccoli e Camini (2012; 2014), Alves (2012), Piccoli (2013, 2015, 2017c.), Soares (2016) e Morais (2012; 2019). A análise é apresentada em dois eixos de estudo: o primeiro que focou em condutas da docente no trabalho com consciência fonológica na alfabetização, e o segundo na análise da ocorrência de propostas didáticas que envolviam habilidades desse nível de consciência metalinguística ao longo do tempo de trabalho. Como resultados, a pesquisa indicou que as propostas em que a consciência fonológica foi utilizada, aliada às intervenções pedagógicas propiciaram um maior desenvolvimento e apropriação dos aprendizes no que se refere à escrita. Por fim, o estudo aponta que é de suma importância tanto a escolha adequada de materiais, assim como de estratégias e intervenções para que se obtenha maior êxito por parte dos aprendizes na apropriação do Sistema de Escrita Alfabético.application/pdfporConsciência fonológicaAlfabetizaçãoProfessor alfabetizadorIntervenção pedagógicaConsciência fonológica na alfabetização de crianças : uma análise a partir de propostas planejadas para um 1º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113914.pdf.txt001113914.pdf.txtExtracted Texttext/plain155756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206878/2/001113914.pdf.txt9a64333c63d45ea6eebdaabc975e9b16MD52ORIGINAL001113914.pdfTexto completoapplication/pdf977235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206878/1/001113914.pdf44b20d3f770a9822ec7bf96708e2f4f7MD5110183/2068782020-05-17 03:37:52.09082oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206878Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-05-17T06:37:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consciência fonológica na alfabetização de crianças : uma análise a partir de propostas planejadas para um 1º ano do Ensino Fundamental
title Consciência fonológica na alfabetização de crianças : uma análise a partir de propostas planejadas para um 1º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Consciência fonológica na alfabetização de crianças : uma análise a partir de propostas planejadas para um 1º ano do Ensino Fundamental
Munari, Natália Martins
Consciência fonológica
Alfabetização
Professor alfabetizador
Intervenção pedagógica
title_short Consciência fonológica na alfabetização de crianças : uma análise a partir de propostas planejadas para um 1º ano do Ensino Fundamental
title_full Consciência fonológica na alfabetização de crianças : uma análise a partir de propostas planejadas para um 1º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Consciência fonológica na alfabetização de crianças : uma análise a partir de propostas planejadas para um 1º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Consciência fonológica na alfabetização de crianças : uma análise a partir de propostas planejadas para um 1º ano do Ensino Fundamental
title_sort Consciência fonológica na alfabetização de crianças : uma análise a partir de propostas planejadas para um 1º ano do Ensino Fundamental
author Munari, Natália Martins
author_facet Munari, Natália Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munari, Natália Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sperrhake, Renata
contributor_str_mv Sperrhake, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência fonológica
Alfabetização
Professor alfabetizador
Intervenção pedagógica
topic Consciência fonológica
Alfabetização
Professor alfabetizador
Intervenção pedagógica
description Esta monografia possui caráter qualitativo e utiliza-se de análise documental do tipo técnico e de unidade tema (LÜDKE, 1986). Como objetivo geral busca-se investigar a consciência fonológica através de um viés pedagógico, objetivando identificar e analisar propostas didático-pedagógicas planejadas e executadas por uma docente que envolvessem tal consciência de modo a fomentar a apropriação da escrita por parte dos alfabetizandos. Tem como documentos de análise os Diários (de Classe e de Avaliação) construídos ao longo de um estágio obrigatório de docência do curso Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tal estágio foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre/RS e gerou inquietações que resultarão na presente pesquisa acerca da temática da consciência fonológica. Nesta monografia, analisam-se propostas pedagógicas (materializadas em folhas estruturadas e jogos) e intervenções realizadas pela docente junto às crianças. Como aporte teórico para as discussões a respeito do trabalho em turmas de alfabetização, utilizam-se: Carraher e Rego (1981), Ferreiro e Teberosky (1985), Piccoli e Camini (2012; 2014), Alves (2012), Piccoli (2013, 2015, 2017c.), Soares (2016) e Morais (2012; 2019). A análise é apresentada em dois eixos de estudo: o primeiro que focou em condutas da docente no trabalho com consciência fonológica na alfabetização, e o segundo na análise da ocorrência de propostas didáticas que envolviam habilidades desse nível de consciência metalinguística ao longo do tempo de trabalho. Como resultados, a pesquisa indicou que as propostas em que a consciência fonológica foi utilizada, aliada às intervenções pedagógicas propiciaram um maior desenvolvimento e apropriação dos aprendizes no que se refere à escrita. Por fim, o estudo aponta que é de suma importância tanto a escolha adequada de materiais, assim como de estratégias e intervenções para que se obtenha maior êxito por parte dos aprendizes na apropriação do Sistema de Escrita Alfabético.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-21T04:19:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206878
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113914
url http://hdl.handle.net/10183/206878
identifier_str_mv 001113914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206878/2/001113914.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206878/1/001113914.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a64333c63d45ea6eebdaabc975e9b16
44b20d3f770a9822ec7bf96708e2f4f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224595153354752