Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim, Márcia Regina Alves
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2667
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
id UNB_670287322d72f7c3c1a70736a39f155b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/2667
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológicaPráticas de letramentoConsciência fonológicaCompetências oral e escritaAlfabetizar - letrandoCrianças - letramento - Distrito Federal (Brasil)Alfabetização - fonéticaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.Esta dissertação de perspectiva qualitativa e de abordagem etnográfica buscou analisar algumas práticas de letramento e sua relação com o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças em classes de alfabetização. Procurou, também, compreender o trabalho de mediação e a transição da língua oral para a língua escrita, bem como o espaço da sala de aula como ambiente letrador, onde possam ser desenvolvidas as habilidades de leitura e da escrita. A pesquisa foi realizada em uma escola da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, em uma classe de alfabetização de crianças que fazem parte do projeto BIA - Bloco Inicial de Alfabetização. Essa sala de aula constituiu-se de alunos pertencentes a classes populares. A metodologia utilizada permitiu uma participação colaborativa. Os resultados apresentados sinalizaram para a constatação da relação entre consciência fonológica e construção da leitura e da escrita, na prática de alfabetizar letrando. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this M.A. thesis was threefold: to analyze some literacy practices as related to the development of children’s phonological awareness, from an ethnographic, qualitative perspective; to understand teachers’ action to implement the process of transition from the oral to the written language and to describe the classroom setting as a literacy space. Field work was carried out in a literacy classroom of a public school in the Federal District, Brazil. These children, drawn from working classes, are enrolled in the three-year literacy project - BIA “Bloco Inicial de Alfabetização” ). Results point to a strong relation between the development of the phonological awareness and the acquisition of writing and reading abilities by the children.Bortoni-Ricardo, Stella MarisGondim, Márcia Regina Alves2009-12-11T23:21:24Z2009-12-11T23:21:24Z2007-05-022007-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONDIM, Márcia Regina Alves. Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica. 2007. [várias paginações] Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2667info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:21:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/2667Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:21:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica
title Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica
spellingShingle Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica
Gondim, Márcia Regina Alves
Práticas de letramento
Consciência fonológica
Competências oral e escrita
Alfabetizar - letrando
Crianças - letramento - Distrito Federal (Brasil)
Alfabetização - fonética
title_short Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica
title_full Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica
title_fullStr Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica
title_full_unstemmed Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica
title_sort Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica
author Gondim, Márcia Regina Alves
author_facet Gondim, Márcia Regina Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoni-Ricardo, Stella Maris
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim, Márcia Regina Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de letramento
Consciência fonológica
Competências oral e escrita
Alfabetizar - letrando
Crianças - letramento - Distrito Federal (Brasil)
Alfabetização - fonética
topic Práticas de letramento
Consciência fonológica
Competências oral e escrita
Alfabetizar - letrando
Crianças - letramento - Distrito Federal (Brasil)
Alfabetização - fonética
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-02
2007-05-02
2009-12-11T23:21:24Z
2009-12-11T23:21:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONDIM, Márcia Regina Alves. Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica. 2007. [várias paginações] Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2667
identifier_str_mv GONDIM, Márcia Regina Alves. Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica. 2007. [várias paginações] Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580770243215360