Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2667 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007. |
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Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológicaPráticas de letramentoConsciência fonológicaCompetências oral e escritaAlfabetizar - letrandoCrianças - letramento - Distrito Federal (Brasil)Alfabetização - fonéticaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.Esta dissertação de perspectiva qualitativa e de abordagem etnográfica buscou analisar algumas práticas de letramento e sua relação com o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças em classes de alfabetização. Procurou, também, compreender o trabalho de mediação e a transição da língua oral para a língua escrita, bem como o espaço da sala de aula como ambiente letrador, onde possam ser desenvolvidas as habilidades de leitura e da escrita. A pesquisa foi realizada em uma escola da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, em uma classe de alfabetização de crianças que fazem parte do projeto BIA - Bloco Inicial de Alfabetização. Essa sala de aula constituiu-se de alunos pertencentes a classes populares. A metodologia utilizada permitiu uma participação colaborativa. Os resultados apresentados sinalizaram para a constatação da relação entre consciência fonológica e construção da leitura e da escrita, na prática de alfabetizar letrando. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this M.A. thesis was threefold: to analyze some literacy practices as related to the development of children’s phonological awareness, from an ethnographic, qualitative perspective; to understand teachers’ action to implement the process of transition from the oral to the written language and to describe the classroom setting as a literacy space. Field work was carried out in a literacy classroom of a public school in the Federal District, Brazil. These children, drawn from working classes, are enrolled in the three-year literacy project - BIA “Bloco Inicial de Alfabetização” ). Results point to a strong relation between the development of the phonological awareness and the acquisition of writing and reading abilities by the children.Bortoni-Ricardo, Stella MarisGondim, Márcia Regina Alves2009-12-11T23:21:24Z2009-12-11T23:21:24Z2007-05-022007-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONDIM, Márcia Regina Alves. Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica. 2007. [várias paginações] Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2667info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:21:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/2667Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:21:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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