A organização do trabalho pedagógico no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36322 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos, procurando investigar as concepções de professoras dessa etapa do ensino acerca da organização do seu trabalho pedagógico. O referencial teórico utilizado fundamenta-se nas publicações do MEC sobre a ampliação da escolarização obrigatória, como as orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, além das Leis n°11.1 14/05, que torna obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos, e a n°1 1.274/06, que amplia a sua duração para nove anos, como também das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos. A pesquisa, uma abordagem de cunho qualitativo, valeu-se de levantamento bibliográfico sobre o tema e de entrevistas semi-estruturadas junto a duas docentes do primeiro ano. As entrevistas possibilitaram conhecer o trabalho pedagógico destas docentes, identificando tanto as concepções e objetivos das mesmas em relação às especificidades dessa etapa da escolaridade, quanto as práticas pedagógicas que essas professoras consideram adequadas, bem como, os suportes ou orientações que elas receberam ou procuraram para fundamentar e organizar o trabalho com essa faixa etária. As análises indicam que, do ponto de vista das professoras entrevistadas, o currículo do primeiro ano é uma antecipação e uma reprodução do currículo da antiga primeira série e mostram que as práticas das professoras desconsideram as orientações dos documentos oficiais. |
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