O ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hiele

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thums, Cindy Maiara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134109
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade verificar como ocorre a aprendizagem dos quadriláteros e suas propriedades em ambiente de geometria dinâmica, à luz da teoria das cinco fases de aprendizagem do modelo Van Hiele. Para isso, foi realizada uma experiência com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, na qual os alunos realizaram atividades exploratórias e de construção utilizando o software GeoGebra. A referida pesquisa é de caráter qualitativo, sendo esta realizada por meio de observações, aplicações de atividades no laboratório de informática, e com a realização de um breve questionário. Os dados foram analisados a partir da proposta do Modelo Van Hiele, conforme Nasser et al (2010), buscando analisar as competências dos alunos quanto à compreensão das definições dos diferentes quadriláteros e suas propriedades.
id UFRGS-2_e4873f0ce0294125eb4eb0ae2e56411b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134109
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Thums, Cindy MaiaraNotare, Márcia Rodrigues2016-03-24T02:06:30Z2015http://hdl.handle.net/10183/134109000983658O presente trabalho tem por finalidade verificar como ocorre a aprendizagem dos quadriláteros e suas propriedades em ambiente de geometria dinâmica, à luz da teoria das cinco fases de aprendizagem do modelo Van Hiele. Para isso, foi realizada uma experiência com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, na qual os alunos realizaram atividades exploratórias e de construção utilizando o software GeoGebra. A referida pesquisa é de caráter qualitativo, sendo esta realizada por meio de observações, aplicações de atividades no laboratório de informática, e com a realização de um breve questionário. Os dados foram analisados a partir da proposta do Modelo Van Hiele, conforme Nasser et al (2010), buscando analisar as competências dos alunos quanto à compreensão das definições dos diferentes quadriláteros e suas propriedades.application/pdfporGeoGebra : SoftwareGeometria dinâmicaPesquisa qualitativaO ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hieleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983658.pdf000983658.pdfTexto completoapplication/pdf869423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134109/1/000983658.pdf9d292b5128a34456029772d93e892062MD51TEXT000983658.pdf.txt000983658.pdf.txtExtracted Texttext/plain67281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134109/2/000983658.pdf.txt0fb7c4c10b5d351839dd7734e7579d9aMD52THUMBNAIL000983658.pdf.jpg000983658.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134109/3/000983658.pdf.jpgbd01f119b2970525ad6e0e62f9270428MD5310183/1341092018-10-29 08:05:02.883oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134109Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hiele
title O ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hiele
spellingShingle O ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hiele
Thums, Cindy Maiara
GeoGebra : Software
Geometria dinâmica
Pesquisa qualitativa
title_short O ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hiele
title_full O ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hiele
title_fullStr O ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hiele
title_full_unstemmed O ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hiele
title_sort O ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hiele
author Thums, Cindy Maiara
author_facet Thums, Cindy Maiara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thums, Cindy Maiara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Geometria dinâmica
Pesquisa qualitativa
topic GeoGebra : Software
Geometria dinâmica
Pesquisa qualitativa
description O presente trabalho tem por finalidade verificar como ocorre a aprendizagem dos quadriláteros e suas propriedades em ambiente de geometria dinâmica, à luz da teoria das cinco fases de aprendizagem do modelo Van Hiele. Para isso, foi realizada uma experiência com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, na qual os alunos realizaram atividades exploratórias e de construção utilizando o software GeoGebra. A referida pesquisa é de caráter qualitativo, sendo esta realizada por meio de observações, aplicações de atividades no laboratório de informática, e com a realização de um breve questionário. Os dados foram analisados a partir da proposta do Modelo Van Hiele, conforme Nasser et al (2010), buscando analisar as competências dos alunos quanto à compreensão das definições dos diferentes quadriláteros e suas propriedades.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134109
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000983658
url http://hdl.handle.net/10183/134109
identifier_str_mv 000983658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134109/1/000983658.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134109/2/000983658.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134109/3/000983658.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d292b5128a34456029772d93e892062
0fb7c4c10b5d351839dd7734e7579d9a
bd01f119b2970525ad6e0e62f9270428
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447164729425920